Participe da 2ª Jornada Autismo em Debate

A 2ª Jornada Autismo em Debate, promovida pelo Núcleo de Estudos em Inclusão – NEI -, e parceiros, ocorrerá nos dias 4 e 5 de julho de 2025, com transmissão pelo YouTube.

Confira a Programação:

📆 4/7 (sexta-feira), 18h.
🎙️Palestrantes: Claudia Zirbes, Fernanda Frazão e Maria Maia.
📆 5/7 (sábado) às 9h30 e 14h30.
🎙️Palestrantes, manhã: Camila Milagres e Gustavo Lavorato.
🎙️Palestrantes, tarde: Simone Charczuk e Isabel Ferrari.

Para se inscrever, clique aqui.

Caso tenha dúvidas, escreva para a Coordenação do NEI: ameliabastos@unipampa.edu.br.

Participe do XVII Fórum das Licenciaturas da Unipampa

A Prograd divulga à Comunidade Acadêmica o XVII Fórum das Licenciaturas da Unipampa – Forlic 2025.

Com a temática: Diálogos sobre a Elaboração dos PPCs de acordo com a Resolução CNE/CP n.º 04/2024 – Um olhar para a extensão nas Licenciaturas, a XVII Edição do Forlic ocorrerá de forma virtual, no dia 12 de junho de 2025, das 15h às 16h30.

Local: Sala Virtual do XVII Forlic – https://meet.google.com/aiy-ostx-rhh

Por entender que este será um espaço muito importante de fomento ao debate, reflexão acadêmica, troca de experiências e formação continuada dos profissionais de nossa Instituição, convidamos Coordenadores dos Cursos de Licenciatura, Presidentes dos NDEs, Coordenadores(as) Acadêmicos(as), Professores das Comissões de Curso, Técnicos(as) em Assuntos Educacionais, Pedagogos(as) –  diretamente envolvidos com os cursos de licenciatura nos Campi – e os representantes Discentes nas Comissões dos Cursos, a participarem do encontro.

Prograd participa da IV Reunião Extraordinária do Cograd e do II Encontro Nacional do ForGrad

A Pró-Reitora de Graduação, professora Elena Maria Billig Mello, e o Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento do Ensino de Graduação, professor Elenilson Freitas Alves, estiveram presentes na IV Reunião Extraordinária do Colégio de Pró-Reitores de Graduação (Cograd) e no II Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitorias de Graduação (ForGrad), ocorrido entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2024, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN).

Durante os quatro dias dos eventos, importantes construções e trocas de experiências foram realizadas. As programações contaram com a participação de representantes do MEC\SESu, apresentando o “SISU 2025”, que fomentaram discussões sobre o ingresso e a permanência dos discentes nas IES. Foi realizada a palestra com o tema “ENADE das Licenciaturas”, com participação de representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), além de palestras e grupos de trabalho sobre os desafios e as perspectivas para o futuro da educação superior no Brasil.

Prograd no 16º SIEPE

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) esteve presente no 16o Salão de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), ocorrido entre os dias 22 e 24 de outubro na cidade de São Borja.

Este ano, o tema do evento foi “Bioma Pampa: biodiversidade, conservação, inovação”, em que foram discutidas as potencialidades, inovações, biodiversidade, clima e muito mais sobre o Bioma Pampa.

A equipe da Pró-Reitoria esteve envolvida nos momentos dos debates, na avaliação de trabalhos, na interação com os participantes (comunidade acadêmica interna e externa), além da distribuição de brindes aos acadêmicos (participantes do Quiz da Prograd).