Unipampa e FLE firmam parceria em projeto que capacitará professores a lecionarem Inteligência Artificial

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em colaboração com a Fundação Luiz Englert (FLE), celebrou um contrato para o projeto intitulado “Projeto PIÁ (Piauí Inteligência Artificial) junto à Unipampa. Aprovado pela Secretaria de Educação do
Estado do Piauí, o projeto visa capacitar e acompanhar professores da rede pública para lecionarem Inteligência Artificial – Itaqui/RS”. Os objetivos específicos desse projeto são: capacitar os professores da rede pública do estado do Piauí para atuar com Inteligência Artificial e acompanhar a implantação da disciplina na rede e os impactos da capacitação.

Por uma iniciativa pioneira da Secretaria de Educação do Estado do Piauí, alinhada à ação prioritária do plano de governo de implementar distritos tecnológicos e promover a educação tecnológica e inteligência artificial, será ofertada uma disciplina de 40 horas de inteligência Artificial (IA) pelas escolas da rede estadual de ensino. O presente projeto oferece uma assessoria para a implementação desta, através de uma capacitação aos profissionais da educação pertencentes ao quadro de servidores.

O coordenador responsável pelo projeto é o professor Cristiano Galafassi, vinculado ao Campus Itaqui. O projeto terá vigência de abril de 2024 a abril de 2026 e um valor global estimado de R$ 508.695,00.

O Núcleo de Relacionamento com Fundações de Apoio (NRFA) publica informações documentadas de todos os contratos na página dos Instrumentos Formalizados.

Com informações de Vitoria Pizzatto.