Arquivo da categoria: Sem categoria

Unipampa e FAURG firmam parceria em projeto de Economia Solidária e Tecnologia Social

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em colaboração com a Fundação de Apoio a Universidade de Rio Grande (FAURG), celebrou o contrato 07/2026 para o projeto intitulado “Incubadora de Economia Solidária e Tecnologia Social na Fronteira da Paz, Santana do Livramento – RS”.

O objetivo central do projeto da Incubadora é apoiar Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e fomentar a criação de novas iniciativas em Santana do Livramento além de outras 12 cidades do Rio Grande do Sul. Para isso, o projeto prevê ações práticas como cursos de capacitação em autogestão, assessoria técnica direta aos empreendimentos, mapeamento de necessidades locais, organização de feiras para comercialização e o fortalecimento de parcerias binacionais na fronteira.

O coordenador responsável pelo projeto é o prof. Altacir Bunde, do Campus Santana do Livramento. O contrato 07/2026 terá vigência de 20/05/2026 a 19/11/2027 e um valor global de R$ 250.000,00.

O Núcleo de Relacionamento com Fundações de Apoio (NRFA) publica informações documentadas de todos os contratos na página dos Instrumentos Formalizados.

Com informações de Vitoria Pizzatto

Unipampa e FDMS firmam parceria em projeto de soberania alimentar e sustentabilidade

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em colaboração com a Fundação Delfim Mendes Siveira (FDMS), celebrou o contrato 06/2026 para o projeto intitulado “Rede de Bioinsumos para Agricultura Familiar Camponesa no Rio Grande do Sul: Promoção de Soberania Alimentar e Sustentabilidade II”.

O objetivo do projeto é promover a adoção de bioinsumos, fortalecendo a produção de alimentos saudáveis, visando a soberania alimentar e a sustentabilidade dos agroecossistemas. Isso será alcançado por meio de capacitação profissional em bioinsumos, alimentação saudável, hortas, pomares, educação ambiental, gestão sócio familiar e formação de rede de agricultores, análises laboratoriais, implantação de unidades de produção de bioinsumos, publicação de material técnico e gestão administrativa e financeira do projeto.

O coordenador responsável pelo projeto é o prof. Vinicius Piccin Dalbianco, do Campus Itaqui. O contrato 06/2026 terá vigência de 15/05/2026 a 30/05/2027 e um valor global de R$ 2.094.521,10

O Núcleo de Relacionamento com Fundações de Apoio (NRFA) publica informações documentadas de todos os contratos na página dos Instrumentos Formalizados.

Com informações de Vitoria Pizzatto

Unipampa lidera projeto para criação do Museu Casa Petronilha em Porto Alegre

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está à frente de um projeto voltado à organização, documentação e preservação do acervo pessoal e profissional da professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, com o objetivo de criar, em Porto Alegre (RS), o Museu Casa Petronilha. A iniciativa começou a ser desenvolvida em 2025 e reúne instituições de ensino e pesquisa do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

Viabilizado com recursos do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), o projeto conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), responsável pelo suporte técnico, administrativo e financeiro da execução dos recursos públicos.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora Marta Íris Camargo Messias da Silveira, a participação da Fundação é estratégica para o desenvolvimento das ações previstas. “A participação da Fapeu é fundamental tendo em vista a expertise da Fundação na execução financeira, técnica e administrativa do recurso público da Secadi-MEC”, destaca.

Referência nacional na educação e nos estudos das relações étnico-raciais, Petronilha nasceu em 1942, na antiga Colônia Africana, atual Bairro Rio Branco, em Porto Alegre. Em 2002, tornou-se a primeira mulher negra a integrar o Conselho Nacional de Educação (CNE), trajetória marcada pela atuação em defesa da educação antirracista e da valorização da cultura afro-brasileira.

Entre os reconhecimentos recebidos, em 2024 a professora foi homenageada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o título de Doutora Honoris Causa. Já em 2025, o MEC instituiu o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, iniciativa destinada a reconhecer secretarias de educação comprometidas com a implementação da legislação que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras.

Além da Unipampa, o projeto reúne a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de São Carlos, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul e a Unesco. As atividades acontecem no Rio Grande do Sul e em São Paulo, locais onde estão os imóveis que abrigam os acervos da professora e a futura sede do museu.

A proposta surgiu em 2020, quando Petronilha encaminhou à Unipampa um pedido para a construção de parcerias que possibilitassem a organização de seu acervo pessoal e profissional. De acordo com Marta Silveira, a escolha da Universidade ocorreu em razão da atuação de professoras negras da instituição na gestão e consolidação de museus no Rio Grande do Sul.

“O Projeto Museu Casa Petronilha está diretamente alinhado aos eixos 3, 6 e 7 da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), promovendo a formação de profissionais da educação, a valorização das trajetórias negras e quilombolas e a difusão de saberes”, ressalta a coordenadora.

Também integram a equipe do projeto as professoras Giane Vargas, Dandara Fidelis Escoto, Deyze dos Anjos e Ana Cristina Juvenal da Cruz.

O lançamento oficial do projeto ocorreu entre os dias 21 e 24 de julho de 2025, em Porto Alegre, com uma programação de visitas técnicas e institucionais. As atividades incluíram agendas no Memorial da Associação Satélite Prontidão, no IFRS, na UFRGS, no Quilombo do Areal da Baronesa e no Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Durante uma das atividades realizadas na UFRGS, a professora Petronilha compartilhou memórias de sua trajetória acadêmica e destacou a importância da criação do Museu Casa. O encontro contou com a presença de representantes do MEC, do IFRS, da UFRGS e da vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizolla.

A equipe do projeto também realizou atividades de escuta e levantamento inicial na residência que sediará o museu, no Bairro Rio Branco, em Porto Alegre. Segundo a coordenação, o momento permitiu acessar memórias individuais e coletivas relacionadas à antiga Colônia Africana e iniciar o diagnóstico técnico das ações que serão desenvolvidas em cada área do projeto.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Fonte: Notícia Portal da Unipampa

 

Unipampa FAURG e FINEP firmam parceria em projeto de manutenção de equipamentos de pesquisa

O projeto FINEP Ref.: 2528/25 intitulado “MANUTEC-PAMPA – Projeto de Manutenção de Equipamentos de Pesquisa da Unipampa” tem como objetivo garantir a manutenção preventiva e corretiva de 24 equipamentos científicos e tecnológicos distribuídos entre os campi da Unipampa, assegurando sua plena operação e prolongando sua vida útil. O projeto busca fortalecer a infraestrutura de pesquisa, ensino e inovação da instituição, garantindo a continuidade das pesquisas em andamento e evitando a interrupção de experimentos e atividades laboratoriais essenciais. Dessa forma, contribui para ampliar a capacidade técnico-científica da Unipampa e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, econômico e social da região do Pampa. O projeto integra a seleção pública denominada CARTA CONVITE MCTI/FINEP/FNDCT/VERTICAL – CT INFRA- IFES 002/2025, uma iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Finep e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPI) atua na mediação institucional dos contratos tripartites firmados entre a Finep, a FAURG e a Unipampa, sendo responsável pela coordenação e acompanhamento dos projetos financiados voltados à pesquisa científica e tecnológica. Esses projetos incluem aquisição de equipamentos e implantação de centros multiusuários de pesquisa, destinados ao uso compartilhado por diferentes grupos de pesquisa e programas de pós-graduação. A PROPPI conduz desde as chamadas internas e seleção das propostas institucionais até o acompanhamento dos projetos nos sistemas da FINEP. Também presta apoio administrativo aos coordenadores, auxiliando na gestão técnica e financeira, interlocução com a fundação de apoio e com a FINEP, além de acompanhar solicitações de remanejamento financeiro, prorrogação e prestação de contas. Com isso, a PROPPI desempenha papel estratégico na garantia da conformidade dos projetos, na adequada execução dos recursos públicos e no fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação na Unipampa.

O coordenador responsável pelo projeto é o prof. Fábio Leivas, pró-reitor da PROPPI; O Instrumento Contratual Código Nº 01.26.0107.00 terá vigência de 36 meses, contados a partir da data de sua assinatura e um valor global estimado de R$ 1.235.683,85.

O Núcleo de Relacionamento com Fundações de Apoio (NRFA) publica informações documentadas de todos os contratos na página dos Instrumentos Formalizados.

Com informações de Ana Paula Gracioli

Unipampa, FAURG e FINEP firmam parceria para recuperação da infraestrutura de pesquisa da Unipampa

O projeto FINEP Ref.: 2474/24 intitulado “Reconstrução e Recuperação Unipampa” tem como objetivo restaurar e fortalecer a infraestrutura de pesquisa da Unipampa, severamente afetada pelos eventos climáticos extremos ocorridos em maio de 2024, para garantir a continuidade e excelência das atividades científicas e tecnológicas. Ele integra a Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/CT-INFRA/ Emergencial do Rio Grande do Sul – Infra 2024, uma iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Finep e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPI) atua na mediação institucional dos contratos tripartites firmados entre a Finep, a FAURG e a Unipampa, sendo responsável pela coordenação e acompanhamento dos projetos financiados voltados à pesquisa científica e tecnológica. Esses projetos incluem aquisição de equipamentos e implantação de centros multiusuários de pesquisa, destinados ao uso compartilhado por diferentes grupos de pesquisa e programas de pós-graduação. A PROPPI conduz desde as chamadas internas e seleção das propostas institucionais até o acompanhamento dos projetos nos sistemas da FINEP. Também presta apoio administrativo aos coordenadores, auxiliando na gestão técnica e financeira, interlocução com a fundação de apoio e com a FINEP, além de acompanhar solicitações de remanejamento financeiro, prorrogação e prestação de contas. Com isso, a PROPPI desempenha papel estratégico na garantia da conformidade dos projetos, na adequada execução dos recursos públicos e no fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação na Unipampa.

O coordenador responsável pelo projeto é o prof. Fábio Leivas, pró-reitor da PROPPI; a coordenadora do subprojeto “NUPEVI emergencial 2024” é a prof. Pâmela Carpes, do Campus Uruguaiana;  o coordenador do subprojeto “Renovação e resiliência dos espaços de pesquisa do CIP-Biotec frente a crise climática do RS” é o prof. Jeferson Luis Franco, do campus São Gabriel. O Instrumento Contratual Código Nº 01.25.0547.00 terá vigência de 24 meses após a assinatura do contrato, realizada em 24/06/2025, e um valor global estimado de R$ 3.476.103,58.

O Núcleo de Relacionamento com Fundações de Apoio (NRFA) publica informações documentadas de todos os contratos na página dos Instrumentos Formalizados.

Com informações de Ana Paula Gracioli

Unipampa encabeça projeto para criação do Museu Casa Petronilha

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) começou a desenvolver em 2025 um projeto que tem o objetivo de organizar, documentar e preservar o acervo pessoal e profissional da professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva visando à criação, em Porto Alegre (RS), do Museu Casa Petronilha.

Viabilizado por verbas do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Educação de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), o projeto conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “A participação da Fapeu é fundamental tendo em vista a expertise da Fundação na execução financeira, técnica e administrativa do recurso público da Secadi-MEC”, observa a professora Marta Íris Camargo Messias da Silveira, coordenadora do projeto e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBa).

Honoris Causa

Nascida em 29 de junho de 1942 na antiga Colônia Africana, atual Bairro Rio Branco, em Porto Alegre, a professora Petronilha Gonçalves e Silva é referência na educação e no estudo das relações étnico-raciais no Brasil. Entre outros reconhecimentos, em 2024 foi condecorada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o título de Doutora Honoris Causa da UFRGS.

A professora também foi homenageada pelo MEC com a criação do Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, uma iniciativa que reconhece Secretarias de Educação comprometidas com a implementação da lei que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, tanto públicos quanto privados. Em 2025, ano da primeira edição, o Selo Petronilha foi concedido a 436 Secretarias de Educação — sendo 428 municipais e oito estaduais.

Pioneira

O projeto de criação da Museu Casa Petronilha envolve, além da Unipampa, também a UFRGS, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco). O trabalho é desenvolvido no Rio Grande do Sul e em São Paulo, onde estão localizados os imóveis que abrigam os acervos pessoal e profissional da professora Petronilha – mais exatamente nas cidades de Porto Alegre, em uma residência que abrigará o museu; em São Paulo e em São Carlos, onde Petronilha é professora emérita.

 Primeira mulher negra a integrar, em 2002, o Conselho Nacional de Educação (CNE), a professora Petronilha integrou o magistério público e privado do Estado do Rio Grande do Sul, é doutora em Educação pela UFRGS, foi docente da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) e é docente sênior junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar. Também ocupou cargos técnicos na Secretaria de Educação e no Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e representou instituições e movimentos relativos à educação e à população negra, tanto nacionais quanto internacionais.

Embrião

A ideia embrionária do projeto do Museu Casa partiu da própria professora Petronilha, que, em agosto de 2020, formalizou à Unipampa um pedido para a viabilização de parcerias que viabilizassem a organização do seu acervo pessoal e profissional. “O pedido foi direcionado à Unipampa em razão da expertise de professoras negras do ensino superior da instituição em gestão e consolidação de museus no Rio Grande do Sul”, lembra a coordenadora do projeto, que de 2020 a 2023 foi coordenadora da Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão (Adafi) da Unipampa e por dois períodos ocupou a presidência do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial do município de Uruguaiana (RS). Em 2024, com a retomada da Secadi e da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) do governo federal, foi possível viabilizar os recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho.

“O Projeto Museu Casa Petronilha está diretamente alinhado aos eixos 3, 6 e 7 do PNEERQ, cujo objetivo é promover a formação de profissionais da educação das escolas e fomentar programas e ações que visem à disseminação de saberes da população negra e quilombola”, ressalta a professora Marta Silveira. O eixo 3 da política é sobre a formação de gestores e professores; o 6 trata da afirmação das trajetórias negras e quilombolas; e o 7, a difusão de saberes. “Ao destinar recursos públicos sob a gestão da Unipampa, a Secadi reafirma seu compromisso político com a valorização do reconhecimento do protagonismo das mulheres negras na educação afro-brasileira e africana, reconhecendo seus saberes e territórios, e sendo linha de frente no combate às desigualdades sociais marcadas pelo racismo”, observa a professora Marta.

Além da coordenadora, também estão na linha de frente do trabalho as professoras Giane Vargas, doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Dandara Fidelis Escoto, doutora em Educação em Ciências pela Unipampa; Deyze dos Anjos, especialista em Promoção da Igualdade Racial na Escola; e Ana Cristina Juvenal da Cruz, mestra e doutora em Educação pela UFSCar.

Lançamento

O lançamento oficial do projeto ocorreu entre os dias 21 e 24 e julho de 2025, em Porto Alegre, com uma série de atividades institucionais. A programação incluiu visitas técnicas e institucionais ao Memorial da Associação Satélite Prontidão; ao IFRS, à UFRGS, onde Petronilha estudou; Quilombo do Areal da Baronesa; e ao Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Na UFRGS, onde Petronilha estudou da graduação ao doutorado, foram duas agendas, em dias distintos. Na primeira estavam presentes o vice-reitor Pedro Costa. a vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizolla, e representantes do IF-RS e do Ministério da Educação. Na ocasião, no Central Cultural da UFRGS, a professora Petronilha lembrou de sua trajetória como acadêmica da universidade e falou da importância do projeto.

“A criação da Museu Casa simboliza um processo educativo que só é possível por meio do encontro de pessoas e da troca de experiências”, destacou o pró-reitor da UFRGS no encontro. “Agradeço à professora Marta Messias da Silveira, pioneira das ações afirmativas na Unipampa, que vem fazendo uma caminhada histórica de transformação da nossa instituição. Também quero dizer da emoção de ter a presença da professora Petronilha, pessoa cuja atuação marcou a trajetória de vida de muitas mulheres”, ressaltou a vice-reitora da Unipampa.

Na outra agenda na universidade federal, a equipe técnica reuniu-se com coordenadoras do curso de graduação e pós-graduação da Museologia e do curso de Arquivologia da UFRGS para tratar de parcerias institucionais.

A equipe do projeto também reservou um espaço para ouvir a homenageada na residência e futura sede do Museu Casa Petronilha, no Bairro Rio Branco.  “Foi um momento de escuta da professora, a partir da história oral e trabalho de campo, acesso a memória individual e coletiva da antiga Colônia Africana e o atual Bairro Rio Branco. Foi também um momento de construção coletiva, no qual cada profissional pode realizar um diagnóstico prévio de propostas a serem realizadas em seus setores”, disse a coordenadora do projeto. Os trabalhos para a criação do Museu Casa vão se estender até o primeiro semestre de 2026.

PROJETO: PROFª DRª PETRONILHA BEATRIZ GONÇALVES E SILVA: ORGANIZAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO ACERVO PESSOAL E PROFISSIONAL / COORDENADORA: Marta Íris Camargo Messias da Silveira / martasilveira@unipampa.edu.brUNIPAMPA / Campus de Uruguaiana /

Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária – FAPEU

Unipampa e FLE firmam parceria para o apoio à IV Festa do Azeite de Oliva em Caçapava do Sul

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em colaboração com a Fundação Luiz Englert (FLE), celebrou o contrato 05/2026 para o projeto intitulado “IV Festa do Azeite de Oliva”.

Este projeto tem como objetivos: o apoio à execução da IV Festa Nacional do Azeite de Oliva de Caçapava do Sul – RS; a montagem de estruturas físicas e operacionais para a realização de uma programação cultural gratuita, incluindo espaços para apresentações artísticas e para a exposição e comercialização de produtos artesanais; a valorização das expressões culturais regionais, especialmente a cultura nativista do Rio Grande do Sul, e a ampliação do acesso da população a bens e serviços culturais; o fortalecimento da economia criativa, geração de renda local e promoção da região como um destino turístico-cultural; promoção da diversidade cultural através da inclusão de comunidades quilombolas, povos originários e artesãos locais na “Vila do Artesanato”.

O coordenador responsável pelo projeto é o TAE economista Eduardo Mauch Palmeira. O contrato 05/2026 terá vigência de 24/04/2026 a 24/12/2026 e um valor global de R$ 120.000,00.

O Núcleo de Relacionamento com Fundações de Apoio (NRFA) publica informações documentadas de todos os contratos na página dos Instrumentos Formalizados.

Com informações de Vitoria Pizzatto

Unipampa recebe doação da Receita Federal e fortalece ações de inclusão digital

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu, por meio de doação da Receita Federal do Brasil em Pelotas, um conjunto de equipamentos composto por 99 smartphones, dois iPads e um pendrive. A iniciativa reforça a parceria entre as instituições e contribui para o fortalecimento das atividades acadêmicas, administrativas e de assistência estudantil.

A entrega dos itens foi realizada ao representante da Unipampa, Éber Luiz Dummer, pelo delegado-adjunto da Receita Federal em Pelotas, auditor-fiscal Bruno Vieira Fernandes, e pela chefe da área de Logística, analista-tributária Soraya Gonçalves Stella.

A parceria possibilita o acesso a bens que contribuem para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, administrativas e de assistência estudantil. Os equipamentos estão sendo distribuídos entre os dez campi da Unipampa, conforme as demandas específicas de cada unidade.

Os smartphones serão destinados à execução de um edital de inclusão digital voltado a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A medida amplia o acesso às tecnologias e contribui para a permanência acadêmica dos estudantes.

Fonte: Notícia Portal da Unipampa

Acompanhe as Obras da Unipampa – Março/2026

A Coordenadoria de Infraestrutura (COINFRA) segue avançando com as reformas e adequações nos campi da Unipampa.

Segue a lista das obras em andamento e concluídas em cada campus:

Campus Dom Pedrito
Reforma das Subestações
➡️ 70% de serviços executados – Etapas finais em andamento

Reforma do Pavilhão Enologia
➡️ 15% de serviços executados

Campus Uruguaiana
Reforma da Rede de Média Tensão
➡️ 35% de serviços executados

Reforma de Laboratórios – Farmácia Escola
➡️ 10% de serviços executados

Adequação da Sala Central Analítica (NUPEVI)
✅ Concluída (recebida em 13/04/2026)

Campus Santana do Livramento
Reforma do Ginásio
➡️ 38% de serviços executados

Campus Jaguarão
Reformas de PPCI
➡️ 75% de serviços executados

Campus Alegrete
Reforma do Restaurante Universitário
➡️ 60% de serviços executados – Etapas finais em andamento

Campus Caçapava do Sul
Reforma do Restaurante Universitário
➡️ 5% de serviços executados

Campus Itaqui
Adequações no Prédio Acadêmico III
➡️ Iniciada em 14/03/2026 – Etapa de fundações em andamento

Campus Bagé
Caminho Coberto
➡️ Iniciada em 08/04/2026 – Etapa de mobilização

A COINFRA divulga mensalmente o Relatório de Obras em Andamento com imagens, valores e números dos contratos das obras que estão sendo realizadas na Unipampa.

Siga este link para acessar mais informações sobre as obras em andamento de Março/2026.

Unipampa participa da sanção do novo Plano Nacional de Educação em Brasília

Por Emanuelle Tronco Bueno

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Edward Pessano, participou, na última terça-feira, 14, da cerimônia de sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e de autoridades da área educacional, reunindo também representantes de outras instituições de ensino superior de todo o país.

Durante a agenda em Brasília, o reitor da Unipampa acompanhou a solenidade e dialogou com representantes do Governo Federal. Na ocasião, o reitor convidou o presidente da República para visitar a Universidade ao longo de 2026, em função das obras em andamento na Instituição. Entre as ações com previsão de entrega está a reforma do Restaurante Universitário (RU) do Campus Alegrete, iniciada em agosto de 2025. A obra integra o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contou com investimento estimado de R$ 700 mil, com o objetivo de qualificar a infraestrutura e ampliar as condições de atendimento à comunidade acadêmica.

A intervenção no Campus Alegrete faz parte de um conjunto de melhorias previstas para os restaurantes universitários da Unipampa, com obras já iniciadas no Campus Caçapava do Sul e planejadas para os campi Bagé, São Borja e São Gabriel. As iniciativas buscam fortalecer as políticas de permanência estudantil e qualificar os serviços oferecidos à comunidade universitária.

Segundo o reitor, a participação da Universidade no ato institucional marca a inserção da Unipampa em um dos principais momentos de definição das diretrizes da educação brasileira para a próxima década. O novo PNE estabelece metas e estratégias que abrangem desde a educação básica até a pós-graduação, com foco em qualidade, equidade e ampliação do investimento público.

Fonte: Notícia Portal da Unipampa