UNIPAMPA firma Protocolo de Cooperação com a Universidade Autónoma de Lisboa para fortalecer ações acadêmicas e científicas em Relações Internacionais

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) firmou, em 8 de dezembro de 2025, um Protocolo de Cooperação com a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), em Portugal. A proposta foi iniciada pela Professora Nathaly Silva Xavie Schutz, do campus Santana do Livramento.

Com vigência por período indeterminado, o protocolo estabelece a atuação conjunta em uma base de cooperação recíproca, com foco na promoção do trabalho científico e na formação graduada e pós-graduada na área das Relações Internacionais. O protocolo ainda prevê a possibilidade de ampliação para outros temas e áreas, mediante definição mútua entre as instituições, permitindo o desenvolvimento de projetos de pesquisa, atividades formativas e iniciativas acadêmicas conjuntas.

A parceria com a UAL — uma instituição reconhecida internacionalmente pela excelência no ensino e na investigação — reforça o compromisso da UNIPAMPA com a internacionalização, a integração acadêmica e o fortalecimento das relações científicas entre Brasil e Portugal.

Com este acordo, a UNIPAMPA amplia sua presença no cenário internacional e cria novas conexões para fomentar oportunidades acadêmicas alinhadas às demandas contemporâneas das Relações Internacionais.

UNIPAMPA firma Acordo de Cooperação com Instituto Uruguayo Brasilero para fortalecer o ensino de Língua Portuguesa no Uruguai

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) firmou, no dia 1º de dezembro de 2025, o Acordo de Cooperação nº 03/2025 com o Instituto Uruguayo Brasilero (I.U.B), sediado no Uruguai. A iniciativa, que parte do Campus Jaguarão, foi conduzida pela professora Maria do Socorro de Almeida Farias Marques, docente reconhecida por sua atuação na área de ensino de português como língua adicional.

O acordo, válido até 1º de dezembro de 2026, tem como objet0 conjugar esforços institucionais para o desenvolvimento e o assessoramento mútuo na supervisão e orientação dos docentes de Língua Portuguesa do Instituto, onde o idioma é ministrado como língua estrangeira. A cooperação prevê ainda o compartilhamento de recursos humanos e materiais, fortalecendo ações conjuntas ao longo do ano letivo.

Um dos pontos centrais da parceria é a aplicação da prova de proficiência em Língua Portuguesa aos estudantes dos 5º e 6º anos do I.U.B. A iniciativa contribui diretamente para o cumprimento das diretrizes da Dirección de Políticas Lingüísticas da ANEP, que prevê a formação de cidadãos plurilíngues, com domínio de uma língua estrangeira de comunicação internacional (inglês) e de uma língua de comunicação regional (português).

Com este acordo, a UNIPAMPA reforça seu compromisso com a integração regional, a promoção do ensino de línguas e a ampliação de parcerias estratégicas no território de fronteira.

Lançamento de Edital de Apoio à Mobilidade Acadêmica de Servidores(as) – Edital nº 395/2025

A  Diretoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (DAIINTER), anuncia a segunda edição do Programa de Apoio à Mobilidade Acadêmica de Servidores(as) – Edital nº 395/2025, que visa auxiliar a mobilidade acadêmica internacional de servidores(as) da Unipampa.

Esta é uma iniciativa que tem como objetivo fomentar a internacionalização institucional por meio do apoio financeiro à participação de servidores(as) em atividades acadêmicas no exterior — como cursos, eventos, missões técnicas ou visitas institucionais — alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIPAMPA.

Serão selecionadas 10 propostas apresentadas por servidores(as) efetivos(as) da Unipampa, cada uma com apoio financeiro de até R$ 5.000,00 para auxiliar no custeio de despesas como passagens, inscrições, hospedagem, alimentação e/ou outros custos relacionados à mobilidade internacional.

Período de inscrições: De 10/12/2025 a 02/03/2026 às 23h59

Período de mobilidade: Entre 10 de abril e 31 de agosto de 2026 (mínimo de 07 dias de duração).

Inscrições: As inscrições serão exclusivamente pelo Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (GURI), no endereço https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/visualizarProcessoSeletivo/19039, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição diretamente no GURI e pelo envio dos documentos eletrônicos, no prazo e forma estabelecidos no edital.

 O edital e seus anexos (em formato editável) estão disponíveis em: 👉 https://sites.unipampa.edu.br/daiinter/editais/

 Não perca esta oportunidade única de expandir suas experiências acadêmicas e contribuir com a internacionalização da Unipampa!

Lançamento de Edital de Apoio à Mobilidade Acadêmica Internacional de Estudantes da UNIPAMPA (MAI/Estudantes)

A Diretoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (Daiinter) informa o lançamento do Edital nº 394/2025 – Apoio à Mobilidade Acadêmica Internacional de Estudantes da UNIPAMPA (MAI/Estudantes).

O edital tem como objetivo selecionar até 15 (quinze) candidatos(as) para receberem auxílio financeiro destinado ao custeio de despesas relacionadas à auxiliar a mobilidade acadêmica internacional presencial, tais como:
• passagens terrestres e/ou aéreas,
• estadia,
• alimentação,
• e outros custos necessários para a participação em atividades acadêmicas no exterior, conforme determinado no edital.

Auxílio: até R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), em cota única.

Período de inscrição: de 10/12/2025 a 18/03/2026, até às 23h59.

Período de mobilidade: Entre 10 de abril e 31 de agosto de 2026.

Inscrições: As inscrições serão exclusivamente pelo Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (GURI), no link informado no edital, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição diretamente no GURI e pelo envio dos documentos eletrônicos, no prazo e forma estabelecidos no edital.

O edital e seus anexos (em formato editável) estão disponíveis em:  https://sites.unipampa.edu.br/daiinter/editais/

UTEC convida para o relançamento da Revista LINKS

A Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC) convida a participar do relançamento de LINKS, nossa revista acadêmica internacional.

LINKS é uma revista arbitrada, de acesso aberto, de periodicidade contínua, sem custos para os/as autores/as, e que recebe trabalhos de pessoas vinculadas a instituições tanto nacionais quanto internacionais.

 Quarta-feira, 10 de dezembro
15:30 a 16:00 h (UY)
Link de acesso: meet.google.com/nzi-jmte-kgb

Bagé reafirma permanência do ensino de Espanhol e consolidação da parceria com a Unipampa para formação de professores

Em reunião com Comitiva da Unipampa no dia 04 de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Bagé confirmou a permanência do ensino de Língua Espanhola na rede municipal de ensino, fortalecendo o compromisso com a diversidade linguística e com as diretrizes previstas no Art. 209 da Constituição Estadual do Rio Grande do Sul. A decisão destaca a importância do Espanhol para o contexto fronteiriço e para a formação cidadã dos estudantes

Comitiva da Unipampa com equipe da SMED.

Segundo a Secretária Municipal de Educação de Bagé, Cáren Castêncio, a permanência do espanhol é uma decisão tomada e que reafirma o compromisso da SMED com o ensino de um idioma importante para a região de fronteira. Na reunião, a Secretária esclareceu que as discussões em pauta foram ocasionadas por mudanças curriculares demandadas por políticas educacionais mais amplas, mas que o município está empenhando esforços para encontrar uma alternativa que não comprometa a oferta da disciplina nem a qualidade da formação dos estudantes.

Para a universidade, a continuidade do Espanhol em Bagé representa não apenas a valorização de uma língua adicional relevante para o contexto sul-fronteiriço, mas também uma oportunidade de fortalecer a articulação entre pesquisa, ensino e extensão. “A parceria com a SMED gera impacto direto na formação dos nossos licenciandos e amplia a qualidade da educação linguística na rede municipal”, afirma a professora Clara Dornelles, chefe do Núcleo de Gestão de Idiomas da Diretoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (Daiinter).

A profa. Sara Mota, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Línguas (PPGEL) da Unipampa, destacou os projetos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos no mestrado profissional com foco nas possibilidades de manutenção curricular da língua espanhola em diferentes níveis de ensino. A partir desses projetos, o PPGEL reitera sua disponibilidade para contribuir com a formação de professores de línguas adicionais do município. Além disso, destacou iniciativas que vêm sendo realizadas por outros municípios fronteiriços, como Jaguarão, para a permanência do espanhol nas escolas de Ensino Fundamental.

Professora Sara Mota fala sobre importância de políticas linguísticas na área de espanhol.

O Diretor do Campus Bagé, professor Pedro Dorneles, destacou o empenho e o esforço da Equipe Diretiva no estabelecimento de diálogo com a SMED para a permanência da Língua Espanhola no Ensino Fundamental das escolas de Bagé. Finalizou agradecendo o acolhimento da Secretária Caren durante a reunião e ressaltou a abertura e a postura empática do Governo Municipal, evidenciando a disposição para uma colaboração mútua entre as instituições.

Com a reafirmação do Espanhol no currículo municipal e o fortalecimento da colaboração interinstitucional, Bagé dá mais um passo na consolidação de uma política linguística comprometida com o plurilinguismo, a integração regional e a formação inicial e continuada de professores.

UNIPAMPA e UADER avançam em parceria internacional para implementação de projetos COIL

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e a Universidad Autónoma de Entre Ríos (UADER), da Argentina, realizaram no dia 04 de dezembro uma reunião de trabalho dedicada ao fortalecimento de iniciativas conjuntas no âmbito da Aprendizagem Colaborativa Internacional Online (COIL, na sigla em inglês). O encontro marcou um passo importante na ampliação das ações de internacionalização voltadas ao ensino, à pesquisa e à integração entre estudantes e docentes dos dois países.

A reunião contou com a participação de representantes das duas instituições – do curso de formação de professores de inglês da UADER e do curso de Letras/Línguas Adicionais (Inglês, Espanhol) e respectivas literaturas da UNIPAMPA, que discutiram possibilidades de construção de módulos COIL para 2026. O foco será em atividades acadêmicas bilíngues, produção colaborativa de espaços de aprendizagem de inglês a distância e desenvolvimento de competências interculturais. Durante o encontro, foram apresentadas experiências prévias, áreas de interesse comum e propostas de disciplinas e projetos que podem receber componentes COIL ao longo do próximo ano letivo.

Entre os objetivos da parceria, destacam-se o incentivo à interação entre estudantes brasileiros e argentinos, a oferta de experiências internacionais acessíveis e a promoção de projetos que permitam vivências acadêmicas transfronteiriças sem necessidade de deslocamento físico. As equipes também discutiram os próximos passos para formalização da cooperação, incluindo cronograma, definição de docentes envolvidos e etapas de planejamento pedagógico.

A iniciativa reforça o compromisso da UNIPAMPA e da UADER com a internacionalização inclusiva e com a construção de redes de aprendizagem que valorizem a diversidade linguística e cultural da região do Mercosul.

Professores de inglês da UADER e UNIPAMPA em reunião sobre COIL.

 

 

Today we held our first meeting with the English–Spanish Teaching Programme at the Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé, to continue developing the idea we had been discussing for some time: designing a binational COIL project in collaboration with our English Teacher Training Programme at the Universidad Autónoma de Entre Ríos (UADER), Facultad de Humanidades, Artes y Ciencias Sociales. We are very excited about this new partnership and the opportunities it will create for our student teachers, as it will enrich their intercultural, linguistic, and collaborative learning experiences. It will also be a valuable professional and pedagogical enrichment for the teachers involved. Vanesa Cladera, English Teaching Programme Coordinator, Concepción del Uruguay campus

Hoy tuvimos nuestra primera reunión con el Profesorado de Portugués–Inglés de la Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé, para avanzar en una idea que veníamos conversando desde hace un tiempo: diseñar un proyecto COIL binacional en colaboración con nuestro Profesorado de Inglés de la Universidad Autónoma de Entre Ríos (UADER), Facultad de Humanidades, Artes y Ciencias Sociales. Estamos muy entusiasmados con esta nueva vinculación y con las oportunidades que generará para nuestros/as estudiantes en formación, ya que enriquecerá sus experiencias interculturales, lingüísticas y de trabajo colaborativo. También será una instancia de gran valor profesional y pedagógico para los docentes involucrados. Vanesa Cladera, Coordinadora del Profesorado en Inglés, Sede Concepción del Uruguay.

Professores identificando a localização das duas universidades colaboradoras

NOTA PÚBLICA Sobre a retirada da Língua Espanhola do currículo da Rede Municipal de Ensino de Bagé

O Núcleo de Gestão de Idiomas (NGI), vinculado à Diretoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, vem a público manifestar sua preocupação diante da possível retirada da Língua Espanhola do currículo das escolas municipais de Bagé, especialmente no Ensino Fundamental II.
Como instituição pública comprometida com a formação linguística e cultural da região, reafirmamos que o ensino de Espanhol não é apenas uma escolha pedagógica, mas uma necessidade social, histórica e geopolítica, alinhada ao contexto de fronteira no qual Bagé está inserida.
A presença da Língua Espanhola:
· promove o plurilinguismo, competência essencial em regiões fronteiriças e em sociedades globalizadas;
· fortalece a integração regional, ampliando possibilidades educacionais, culturais e profissionais para
crianças e jovens;
· favorece o acolhimento de estudantes imigrantes falantes de espanhol;
· valoriza a identidade histórica da cidade;
· respeita trajetórias profissionais de docentes concursados;
· dialoga com o Documento Orientador Curricular do Território Municipal de Bagé.
É importante destacar que, desde 2017, Bagé conta com mais de 100 profissionais formados pelo Curso de Letras Línguas Adicionais: Inglês–Espanhol da UNIPAMPA, plenamente aptos a atender às demandas pedagógicas da rede municipal. Há, portanto, condições humanas, técnicas e acadêmicas consolidadas para que o ensino de Espanhol permaneça como parte do currículo.
O NGI/UNIPAMPA coloca-se à disposição da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura de Bagé
para dialogar, colaborar e apoiar políticas linguísticas que promovam inclusão, pluralidade e integração
cultural.
Ao defendermos a permanência da Língua Espanhola no currículo das escolas municipais, reiteramos nossa missão institucional com o desenvolvimento regional e nosso compromisso com uma formação linguística que reconheça e valorize o multilinguismo, a diversidade fronteiriça e a vocação internacional da região.

Acesse o documento assinado pelas representantes da Unipampa: NOTA PÚBLICA

Unipampa marca presença em evento nacional da Rede Andifes IsF – Idiomas sem Fronteiras em Recife

Quatro servidores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) representaram a instituição no Encontro Nacional da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (IsF) realizado em Recife entre os dias 26, 27 e 28 de novembro. O evento proporcionou mesas de discussão, oficinas e reuniões estratégicas que reuniram representantes de universidades de todo o país, fortalecendo ações de internacionalização e políticas linguísticas nas instituições públicas brasileiras.

Entre os participantes estavam a TAE Meiry Souza Mello Fiss, da Diretoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (Daiinter), e docentes do curso de Letras/Línguas Adicionais e Respectivas Literaturas, representando, respectivamente, as áreas de espanhol, inglês e português para estrangeiros: professores Alejandro Nestor Lorenzetti, Dinar Fontoura Fernandes e Clara Dornelles. A professora Clara Dornelles também participou representando o Núcleo de Gestão de Idiomas (NGI) da Daiinter.

O evento, promovido pela Rede Andifes e pelas coordenações nacionais do IsF, destacou o papel das universidades federais na promoção do multilinguismo, da formação docente e da integração acadêmica internacional. A equipe da Unipampa compartilhou experiências locais e ações interinstitucionais que têm ampliado o acesso às línguas adicionais em cursos presenciais e on-line.

Para o professor Dinar Fernandes, Coordenador Pedagógico do IsF na Unipampa, participar do evento foi uma oportunidade única de ampliar horizontes. O contato direto com colegas de diferentes instituições permitiu perceber novos caminhos para qualificar o ensino de línguas e impulsionar a internacionalização na UNIPAMPA. Foi possível renovar visões e inspirações pelas trocas, pelos debates e pelo compromisso coletivo de promover políticas linguísticas mais inclusivas e transformadoras no ensino superior. Foi igualmente relevante compreender com mais clareza a dinâmica de funcionamento da Rede Andifes IsF, suas instâncias de articulação e a forma como as ações nacionais são estruturadas e coordenadas, o que contribui para uma atuação institucional ainda mais alinhada e estratégica.

Para Meiry Fiss, Coordenadora Administrativa do IsF na Unipampa, participar do evento foi uma oportunidade de integração, troca de ideias  e de conhecer o trabalho realizado pela Rede IsF nas outras instituições. A reunião de gestão com a Coordenação Nacional ressaltou a importância da Rede IsF para as IES e o papel fundamental do Coordenador Administrativo na articulação política e institucional. É parte de suas atribuições representar o NucLi junto à gestão da IES, como forma de garantir a infraestrutura e condições de funcionamento da Rede IsF na instituição.