NEABI Oliveira Silveira participa da 22ª Feira do Livro de Bagé

O Núcleo de Estudos e Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) Oliveira Silveira, do Campus Bagé da Unipampa, participará da 22ª Feira do Livro de Bagé, a ser realizada de 06 a 10 de novembro de 2019 no Largo do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Bagé.

Os membros do NEABI participação do evento na modalidade contação de histórias, com a atividade intitulada ‘KARINGANA UA KARINGANA’: SOU TODO OUVIDOS! (ou A HUMANIDADE POR TRÁS DO CONTAR HISTÓRIAS). A atividade será realizada no dia 07/11 (quinta-feira) às 14h na sala de oficinas do evento.

O objetivo da atividade é promover o diálogo com conhecimentos de culturas diversas e sua influência sobre nossa sociedade, além de resgatar a identidade cultural e valorizar diferentes culturas. Integrando a temática das tradições orais e africanidades, a atividade compreende oficinas de contação de histórias, leitura de contos africanos e o canto de algumas músicas junto ao público participante. O intuito  é valorizar e garantir a diversidade cultural, estimulando os ouvintes à percepção da influência da cultura oral africana sobre nossa própria cultura brasileira e regional.

A oficina é destinada ao público geral (crianças e adultos) e envolve dois momentos principais, sendo a contação da história, e, posteriormente, uma roda de conversa em que se aproxima as histórias contadas no campo e na cidade. Por meio dos mediadores, pretende-se uma participação ativa do público, com a realização de atividades de pintura, fuxico, entre outras.