Ações Afirmativas e Seus Desdobramentos Institucionais

09/12 às 18h

Transmissão pelo canal ADAFI no YouTube https://youtu.be/3Nq9c876VwE

Amauri Mendes Pereira
Militante do Movimento Negro. Doutor em Ciências Sociais (PPCIS UERJ). Mestre em Educação (PPGEdu UERJ), especialista em História da África. Professor no DTPE IE (PPGEduc UFRRJ). Foi pesquisador do CEAA (UCAM). Foi diretor da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros). Foi presidente do IPCN (Instituto de Pesquisas das Culturas Negras, RJ) e coordenador do GEPE Conjuntura Nacional e Luta Contra o Racismo.

Rita de Cássia Camisolão
Mestra em Educação (FACED UFRGS), técnica administrativa do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (PROREXT UFRGS) e integrante do NEAB UFRGS.

Maria Conceição Lopes Fontoura
Doutora e mestra em Educação, graduada em Letras (UFRGS), é especialista e atuante em Direitos Humanos, em temas como Educação, Educação das Relações Étnico-raciais e Feminismo Negro. Integrante fundadora da Maria Mulher Organização de Mulheres Negras. Técnica em Assuntos Educacionais (UFRGS). Faz parte do CONSUN UFRGS, CIS UFRGS e da Comissão Recursal do Programa de Ações Afirmativas.

Mediadora: Profª Marta Iris Camargo Messias da Silveira
Doutora em Educação (UFBA). Professora do curso de Educação Física do Campus Uruguaiana e coordena da ADAFI (Unipampa). Possui experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase em Arte-Educação. Atua nos seguintes temas: Dança Afro, Dança Escolar, Pedagogia da Educação Física Escolar, Capoeira, lutas, ginástica, percussão, Teatro, Cultura Afro-Brasileira, Cidadania, Inclusão e Políticas Públicas e Ações afirmativas. Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro UFSM. Preside a Comissão Especial de Estudos sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Unipampa). Membro do grupo de pesquisa CNPq Linguagem, Cultura, Sociedade e Educação.