Reitores Negros das Universidades no Brasil: extraordinários e preciosos diamantes negros

Reitora dra. Luanda Moraes (UEZO), reitor e diretor geral e acadêmico prof. Dr. José Vicente (FAZP ), reitora dra. Joana Angélia Guimarães (UFSB), reitora dra. Marcele Pereira (UNIR), reitor dr. Valter Santana (UFS), reitor dr. Roberlaine Ribeiro Jorge (UNIPAMPA), reitora dra. Luzia Mota (UFBA), reitora dra. Nilma Lino Gomes (UNILAB), reitor dr. Marcelo Pereira de Andrade (UFSJ)

Texto de Sergio da Silva Lima

A emoção é extrema para mim. Tenho imenso prazer, satisfação e orgulho em apresentar esses preciosos diamantes negros, lapidados e extraídos do fundo da força das mais profundas das minas da resistência, do povo negro do Brasil. Estou seguro, que muitos deles não são conhecidos pela grande maioria de vocês. O choro ficou no passado, no sofrimento dos nossos antepassados, que resistiram para que pudéssemos chegar através da luta e da educação, ao topo do mais alto escalão educacional do Brasil. Espero todos possam desfrutar e conhecer um por um destes nobres cidadãos negros, que concluíram seus Doutorados, e são hoje REITORES, representantes MOR de todos alunos negros, indígenas e brancos, que compõe as Universidades, essas ilustres Instituições educacionais do nosso país.