#JaneiroBranco | Para manter sua saúde em dia, o cuidado com a mente também é essencial!

O mês de janeiro é marcado pela Campanha #JaneiroBranco, cujo objetivo principal é a discussão acerca da saúde mental. É um momento de refletir sobre sua vida, qualidade dos relacionamentos e incentivar o debate sobre o tema em diversos espaços. 

Janeiro foi escolhido por ser o começo do ano, o que pode desencadear ansiedade para cumprir as metas dos próximos 12 meses e, ao mesmo tempo, frustração por não ter cumprido todas as metas do ano anterior. A campanha alerta que todos possam iniciar esse ciclo sadios, psicologicamente e emocionalmente. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental depende de bem-estar físico e emocional e esse conjunto é essencial para que as pessoas possuam plenas capacidades individuais e coletivas para pensar, se emocionar, interagir com os demais e aproveitar a vida. 

O Ministério da Saúde ressalta a importância da manutenção de hábitos saudáveis para a mente e para o corpo e traz dicas que podem contribuir com a qualidade de vida de todos: 

  • Reserve um tempo para curtir a vida e a convivência com os outros. Durante a pandemia do coronavírus, recomenda-se que os encontros sejam por meio de videochamada ou por telefonemas. Isso ajuda na saúde mental e também evita a sua exposição ao vírus e consequentemente, o risco de contaminação e transmissão. 
  • Viva intensamente seus momentos em família e reforce seus laços de amizade. Aproveite para conversar durante as videochamadas, comemorar uma data especial de forma virtual. Isso, com certeza,  trará grandes benefícios à sua saúde.
  • Mantenha uma alimentação saudável e pratique atividade física. Reserve um espaço e um tempinho para se exercitar. Durante a pandemia do coronavírus, é recomendado que, se for possível, a atividade física seja realizada em casa para evitar exposição ao vírus, bem como a contaminação e transmissão do mesmo. Todavia, ressalta-se que é importante consultar um profissional de saúde capacitado, pois somente ele poderá orientar o melhor exercício para você e a forma de executá-lo adequadamente. 
  • Não abra mão de boas noites de sono. O sono renova seu corpo e sua mente, trazendo equilíbrio e  mais energia para realizar suas atividades diárias. 
  • Não tenha vergonha de buscar ajuda de profissionais. Caso você esteja com algum problema, precisando conversar com alguém ou notar qualquer alteração no seu corpo ou nos pensamentos, procure um serviço de saúde e converse com os profissionais. Eles poderão lhe auxiliar a passar por esse momento de vulnerabilidade e indicar um tratamento adequado, caso seja necessário. 

Nesse Janeiro Branco, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) reforça a importância de cuidar da sua saúde mental, mantendo equilíbrio físico e mental. Faça o que lhe traz satisfação: leia um livro, assista séries, jogue videogame, pratique atividade física, ligue para seus amigos e familiares. Não esqueça de realizar exames e consultas periodicamente para saber como está sua saúde. Reserve um tempo para você: cuide de seu corpo e de sua mente! 

Se você estiver desmotivado ou com alguma alteração que afete sua saúde mental e/ou física, vá a um serviço de saúde. Busque orientação de profissionais capacitados para lhe ajudar em um momento de fragilidade e/ou vulnerabilidade. Sua saúde é muito importante, jamais descuide dela!

Para manter sua saúde em dia, o cuidado com a mente também é essencial.

Se precisar, busque ajuda de quem poderá lhe apoiar. Vá a uma unidade de saúde!