Campanha #NãoÉNormal | Inteligência Emocional no Trabalho

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), através da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) e da Divisão de Perícias (DP), dá seguimento ao seu projeto de saúde mental que entra na sua reta final. De junho a dezembro, a campanha #NãoÉNormal aborda diferentes temáticas que visam suscitar a conscientização e proporcionar reflexão sobre determinadas situações que, quando presentes, podem impactar negativamente no ambiente de trabalho. 

A maioria dos acontecimentos vivenciados no trabalho exige habilidades de relacionamento e de compreensão humana. as competências técnicas não são suficientes para o sucesso de uma equipe. Um profissional pode ter graduações concluídas, cursos ou saber manusear programas específicos, mas sem o controle emocional, pode trazer muitos prejuízos para o clima de trabalho. Em situações de conflito, a necessidade de se ter inteligência emocional bem desenvolvida é ainda mais nítida. Quando alguém não sabe ao certo o que sente, não é empático e não dosa suas reações, o problema é inflamado e dificilmente resolvido. Acontecem ofensas, mágoas e prejuízo para o trabalho.

Por outro lado, pessoas que sabem administrar suas emoções têm mais facilidade para trabalhar em equipe, gerir negociações e se adaptar a mudanças. Pensando nisso, a campanha #NãoÉNormal traz como sua quinta temática “Inteligência Emocional no Trabalho”.

Neste e-mail, você encontra os seguintes materiais:

Cartilha: aborda “O que é inteligência emocional?”, “Por que é importante falar de inteligência emocional no trabalho?”, dentre outras perguntas frequentes relacionadas ao tema. Esse mesmo material também explica sobre o papel fundamental do gestor no fomento da inteligência emocional na sua equipe de trabalho, bem como no autodesenvolvimento dessa competência. Além disso, você encontra dicas culturais com o intuito de facilitar ainda mais a sua compreensão do assunto, podendo ser apreciadas nos momentos de lazer, de forma prazerosa. Acesse o material clicando aqui.

Cards: 5 situações sobre o que #NãoÉNormal que visam gerar reflexão e, se necessário, mudanças de hábitos. São atitudes e comportamentos relacionados à temática deste mês que não podem ser naturalizados.

Vídeo de curta duração: a psicóloga da PROGEPE, Camila Perez, elenca diferentes maneiras para que você consiga desenvolver a sua inteligência emocional no ambiente de trabalho.  Confira!

Este vídeo, assim como os quatro anteriores que também integram a campanha, ficarão disponíveis no canal da Pró-Reitoria de Pessoas (Progepe) no YouTube. Caso ainda não tenha se inscrito, não perca tempo, acesse o canal e inscreva-se para receber as notificações! 

Junte-se a nós e faça parte da campanha da PROGEPE publicando em suas redes sociais as imagens dos cards junto com a hashtag #NãoÉNormal. Participe!

A incapacidade de controlar as próprias emoções no ambiente de trabalho #NãoÉNormal e não pode ser naturalizada no ambiente laboral!

Qualquer dúvida ou sugestão referente à campanha, estamos disponíveis para auxiliá-lo. Basta entrar em contato com a DASST, por e-mail.

Se você, servidor, precisa de suporte e orientação para melhor desenvolver sua inteligência emocional nas mais variadas situações de trabalho, entre em contato com a psicóloga da PROGEPE, Camila Perez, através do e-mail: camilaperez@unipampa.edu.br