Campanha #NãoÉNormal | Assédio Moral

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), por meio da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) e da Divisão de Perícias (DP), dá continuidade ao seu projeto de saúde mental, a campanha #NãoÉNormal. De junho a dezembro, essa campanha aborda diferentes temáticas que, quando presentes, podem impactar negativamente no ambiente de trabalho. 

O tema do mês de novembro é “Assédio Moral”.

O assédio moral no trabalho impacta tanto na vida profissional quanto pessoal do trabalhador. Interfere na autoestima, compromete a dignidade, afeta suas relações afetivas e sociais. A prática constante e prolongada pode causar graves danos à saúde física e psicológica, podendo evoluir, inclusive, para uma incapacidade laborativa. 

Infelizmente, é um tipo de violência que acontece dentro das organizaçõesa , mas pode ser combatida a partir de práticas de gestão e intervenções preventivas. Todos devem ter acesso sobre o que é assédio moral, sobre quais são os comportamentos e as ações aceitáveis no ambiente de trabalho. Como a informação é a melhor forma de prevenção, preparamos os seguintes materiais para que você possa identificar, combater e denunciar os casos de assédio moral que possam vir a ocorrer:

Cartilha que contém conceitos, definições e tipos de assédio moral, situações que configuram ou não assédio moral no serviço público, formas de prevenção, como proceder nos casos de assédio moral na Unipampa, dentre outras informações super relevantes relacionadas ao tema.  Você pode conferir a cartilha clicando aqui

Cards que trazem 5 atitudes e comportamentos sobre o que #NãoÉNormal e que não podem ser naturalizados. São situações relacionadas ao tema do mês que visam gerar reflexão e, se necessário, mudanças de hábitos. 

Vídeo de curta duração no qual a psicóloga da PROGEPE, Camila Perez, aborda algumas informações da cartilha de forma simples e sucinta. 

Lembramos que todos os vídeos da campanha #NãoÉNormal permanecerão disponíveis no canal da Pró-Reitoria de Pessoas (Progepe) no YouTube. Caso você não tenha acompanhado os cinco vídeos anteriores, não perca mais tempo, acesse o canal e assista! Para não perder o último vídeo, inscreva-se e ative o sininho!

Desejamos que você desfrute dos materiais, faça uma leitura atenta da cartilha e dos cards e assista o penúltimo vídeo da campanha. Você também pode fazer parte desta campanha publicando em suas redes sociais as imagens dos cards junto com a hashtag #NãoÉNormal. 

Se você for vítima ou presenciar situações que configurem assédio moral, não se cale, denuncie! 

O assédio moral #NãoÉNormal e não pode ser naturalizado no ambiente laboral!

 

Qualquer dúvida ou sugestão referente à campanha, estamos disponíveis para auxiliá-lo. Basta entrar em contato com a DASST pelo e-mail: dasst.progepe@unipampa.edu.br.

Se você, servidor, precisa de suporte e orientação em relação à temática de assédio moral, entre em contato com a psicóloga da PROGEPE, Camila Perez, através do e-mail: camilaperez@unipampa.edu.br.