A flexibilização do uso de máscaras: quais cuidados você deve levar em consideração após essa decisão?

Estamos acompanhando um novo momento em relação à pandemia do coronavírus: a da liberdade de optar pelo uso da máscara em alguns espaços. Muitos municípios já tornaram esse item facultativo até mesmo em alguns lugares fechados, mas vale sempre o bom senso e o respeito às normas do local em que você está. 

Se em algum momento você ficar com dúvida se deve flexibilizar o uso da máscara ou do porquê a sua instituição ainda mantém a obrigatoriedade, busque refletir acerca das seguintes questões: 

  • Os demais protocolos de saúde estão sendo cumpridos da forma recomendada – higienização das mãos, distanciamento social, não compartilhamento de objetos e restrição do contato físico com os demais?
  • Não estão ocorrendo aglomerações no espaço em que o uso da máscara é facultativo? 
  • O ambiente é fechado? Se for, o risco de contaminação pelo vírus aumenta consideravelmente, sobretudo naqueles em que não há ventilação adequada. 
  • Você pertence ao grupo de risco? É idoso? É imunodeprimido? Além de manter o esquema vacinal contra a COVID-19 atualizado, você deve optar por seguir os demais protocolos e recomendações de segurança, uma vez que você está mais vulnerável ao coronavírus. 
  • Está com sintomas gripais e precisa sair – para ir ao serviço de saúde para avaliação e testagem, por exemplo? O uso da máscara é primordial, principalmente para evitar a contaminação e propagação do vírus para as demais pessoas. 

Seguir os protocolos sanitários pode parecer banal, mas continua sendo a melhor forma de manter o coronavírus distante de nós. Por isso, não descumpra as regras! Observe as dicas contidas em nosso material e repense até que ponto seria válido se expor.  Você chegará a conclusão de que a precaução é uma demonstração importante de zelo pela saúde. 

Não hesite, proteja a si, aos colegas de trabalho e a todos ao seu redor em quaisquer espaços!