7 de maio é Dia Internacional de Luta contra a Endometriose!

🗓 No dia 07 de maio, é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra a Endometriose. A data merece atenção especial, assim como sua saúde.
 
A endometriose é uma doença ginecológica descrita como inflamatória, crônica, benigna e estrogênio-dependente. É caracterizada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, ou seja, quando parte do endométrio – denominado como focos ou implantes endometriais – pode ser encontrado em diversos locais do corpo, tais como: ovários, tubas uterinas, intestinos, reto, vagina. Já existem evidências de focos endometriais nos olhos, cérebro, pulmões, nariz e coração.
 
📌 A doença é diagnosticada principalmente em mulheres em idade fértil. Os fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença são: histórico familiar – primeiro grau -, ciclo menstrual curto – menos que 28 dias – , fluxo menstrual longo – mais que 7 dias -, dieta rica em gordura, menarca precoce, não ter filhos ou ter poucas gestações, ser de etnia branca e apresentar baixo índice de massa corporal. Ainda não é possível saber se fatores ambientais têm alguma relação com a endometriose.
 
⚠ Os principais sintomas das mulheres que vivem com endometriose são: dor durante a relação sexual, cólica menstrual, dor pélvica não cíclica, dor à evacuação e dor ao urinar. Além de todos esses sintomas relacionados à dor, algumas mulheres podem se tornar inférteis, devido à gravidade da doença.
 
🔖 A endometriose geralmente tem diagnóstico tardio e pode apresentar sintomas em diferentes intensidades, o que pode levar muitas mulheres a normalizarem a dor que sentem e, consequentemente, aprender a conviver com os sintomas. Todavia, é fundamental enfatizar que a doença afeta a qualidade de vida da mulher, a sua sexualidade, a vida profissional e os relacionamentos interpessoais, a sua saúde emocional e a vida econômica. A doença não tem cura, infelizmente, porém, ao realizar o tratamento recomendado, os sintomas podem ser minimizados, melhorando a qualidade de vida e reduzindo os demais danos ocasionados pela endometriose.
 
✅ No Dia Internacional da Luta Contra a Endometriose, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho (DASST) ressalta a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado, possibilitando assim o controle da doença e dos seus sinais e sintomas. Se você, servidora, sentir qualquer um dos sintomas mencionados anteriormente, não hesite em buscar avaliação profissional.
 
Ao normalizar a dor, você pode causar diversos danos ao corpo. Portanto, não normalize a endometriose. Normalize o cuidado com a sua saúde. 😉