Algumas pessoas podem estar se percebendo menos empáticas e acolhedoras com os colegas, tanto em razão do estresse acumulado durante esse período, quanto em razão de sentirem que não tiveram suporte quando não estavam bem e precisavam de apoio. Em vista disso, podem surgir sentimentos de impotência, raiva, impaciência e até mesmo não aceitação de algumas atitudes dos colegas e de algumas situações vivenciadas no trabalho. 

Como forma de auxiliar nesse sentido, selecionamos alguns mitos e verdades relacionados à saúde mental no ambiente laboral:
- “Tenho que dar conta de qualquer demanda sem reclamar.”
- “Não posso me permitir estar sensível diante de algum problema meu ou do colega.”
- “Se eu não me impor, o colega vai pensar que pode tudo.”
- “A dor e os sentimentos alheios não devem importar no ambiente laboral. Problema todo mundo tem!”
- “Não posso flexibilizar alguma demanda para não “acostumar” o colega ao atraso de qualquer atividade.”
- Você pode acolher o colega sem receio. Esse acolhimento pode refletir, inclusive, de forma positiva no bem estar desta pessoa e no bom andamento do trabalho.
- O ambiente laboral deve ser de dedicação, troca de conhecimento e cooperação. Troque a competição pela parceria!
- Os gestores devem permitir uma comunicação democrática e transparente entre a equipe sobre processos de trabalho, principalmente nesse momento de retorno.
- Sensibilizar-se com os problemas do colega de trabalho pode fazer você enxergar uma solução que talvez ele próprio não consiga devido à fragilidade do momento.
- A doença, o transtorno ou os sentimentos do colega devem ser considerados. Oriente-o a buscar ajuda profissional, se for necessário.
- Enquanto gestor de equipe, você poderá considerar a flexibilização de demandas em momentos de excepcionalidade. Estabeleça novas metas, novos prazos e também ofereça suporte ao colega, mesmo que isso culmine em “afastamento de trabalho” por determinado tempo. Não tenha receio de fazer o certo, ele pode não ser bem visto, mas é a atitude mais adequada e vantajosa.
- Ser prepotente ou intolerante com um colega pode gerar insatisfação, queda na qualidade do trabalho desempenhado e até mesmo agravar algum problema relacionado à saúde mental. Ao ter paciência e compreensão em situações difíceis, você permitirá que seu colega possa se reorganizar diante das adversidades e executar as tarefas de forma satisfatória.
- Aposte no acolhimento e na escuta como aliados do seu trabalho. Respeite as individualidades e valorize as suas potencialidades.
- Permita que todos se destaquem da sua forma, respeitando os limites aceitáveis e tornando o ambiente de trabalho acolhedor, seguro e agradável a todos.
Respeite seu tempo e o do outro. Isso fará diferença na vida de todos! 