No ambiente laboral, acolher é um ato de respeito e empatia.

➡️ Durante a pandemia, experimentamos situações adversas e atípicas, entre elas a adaptação de forma abrupta a uma rotina diferenciada, na qual o trabalho “invadiu” o espaço familiar, ocasionando, em alguns casos, apreensão e caos. Para outras pessoas, por sua vez, houve melhoria de qualidade de vida, por estarem mais próximas aos seus entes queridos e por estarem protegidas, uma vez que não se encontravam expostas presencialmente ao ambiente laboral.
 
Algumas pessoas podem estar se percebendo menos empáticas e acolhedoras com os colegas, tanto em razão do estresse acumulado durante esse período, quanto em razão de sentirem que não tiveram suporte quando não estavam bem e precisavam de apoio. Em vista disso, podem surgir sentimentos de impotência, raiva, impaciência e até mesmo não aceitação de algumas atitudes dos colegas e de algumas situações vivenciadas no trabalho. 🧠🗣
 
📌Nesse contexto, mais do que nunca, é necessário compreensão, respeito às peculiaridades de cada um e acolhimento daquele que necessita, considerando que muitos servidores estão passando calados por situações difíceis tanto em suas vidas pessoais, quanto na esfera profissional.
 
Como forma de auxiliar nesse sentido, selecionamos alguns mitos e verdades relacionados à saúde mental no ambiente laboral:
 
❎ MITOS ❎
 
  • Tenho que dar conta de qualquer demanda sem reclamar.
  • Não posso me permitir estar sensível diante de algum problema meu ou do colega.
  • Se eu não me impor, o colega vai pensar que pode tudo.
  • A dor e os sentimentos alheios não devem importar no ambiente laboral. Problema todo mundo tem!
  • Não posso flexibilizar alguma demanda para não “acostumar” o colega ao atraso de qualquer atividade.
✅ VERDADES ✅
 
  • Você pode acolher o colega sem receio. Esse acolhimento pode refletir, inclusive, de forma positiva no bem estar desta pessoa e no bom andamento do trabalho.
  • O ambiente laboral deve ser de dedicação, troca de conhecimento e cooperação. Troque a competição pela parceria!
  • Os gestores devem permitir uma comunicação democrática e transparente entre a equipe sobre processos de trabalho, principalmente nesse momento de retorno.
  • Sensibilizar-se com os problemas do colega de trabalho pode fazer você enxergar uma solução que talvez ele próprio não consiga devido à fragilidade do momento.
  • A doença, o transtorno ou os sentimentos do colega devem ser considerados. Oriente-o a buscar ajuda profissional, se for necessário.
  • Enquanto gestor de equipe, você poderá considerar a flexibilização de demandas em momentos de excepcionalidade. Estabeleça novas metas, novos prazos e também ofereça suporte ao colega, mesmo que isso culmine em “afastamento de trabalho” por determinado tempo. Não tenha receio de fazer o certo, ele pode não ser bem visto, mas é a atitude mais adequada e vantajosa.
  • Ser prepotente ou intolerante com um colega pode gerar insatisfação, queda na qualidade do trabalho desempenhado e até mesmo agravar algum problema relacionado à saúde mental. Ao ter paciência e compreensão em situações difíceis, você permitirá que seu colega possa se reorganizar diante das adversidades e executar as tarefas de forma satisfatória.
  • Aposte no acolhimento e na escuta como aliados do seu trabalho. Respeite as individualidades e valorize as suas potencialidades.
  • Permita que todos se destaquem da sua forma, respeitando os limites aceitáveis e tornando o ambiente de trabalho acolhedor, seguro e agradável a todos.
🔖 Retornar presencialmente não é simplesmente trocar de ambiente. Envolve a retomada de relações antigas e a formação de novos vínculos, além de planejamentos, programação do tempo para atender as demandas e reorganização familiar.
 
Respeite seu tempo e o do outro. Isso fará diferença na vida de todos! 😉