Dicas para tornar o ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor
Sem categoria
O retorno presencial ainda causa apreensão e insegurança em algumas pessoas em virtude das readaptações na vida pessoal e profissional.
Pensando nas adversidades e nos sentimentos que podem estar exacerbados nesse período, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) traz algumas dicas para manter o ambiente laboral harmonioso e saudável a todos:
Realize suas atribuições com competência, ética e dedicação.
Não se culpe por não solucionar algumas demandas imediatamente.
Ao se sentir sobrecarregado, converse com sua chefia para que seja realizado um novo planejamento de suas atividades.
Questione, caso haja dúvidas em relação a algum procedimento ou tarefa.
Busque aprender e crescer profissionalmente. Participe de palestras, cursos e capacitações que possam contribuir para aprimorar seus conhecimentos.
Se um colega precisar ser ouvido, seja um bom ouvinte. Lembre-se de manter a discrição sobre o assunto tratado.
Mantenha uma relação saudável, empática e respeitável com os colegas.
Não tente impor sua opinião. Lembre-se de que divergências são comuns e servem como oportunidade de aprendizado e reflexão. Não é errado mudar de opinião, nem admitir que a proposta do colega é a melhor naquele momento.
Valorize seu trabalho e dos colegas. Elogie e reconheça a competência de sua equipe.
Se você for gestor, mantenha sua equipe motivada e valorize as pequenas conquistas. Se precisar ser mais flexível em relação às demandas ou readaptar a execução das tarefas, não tenha receio. Compreensão e acolhimento são fundamentais no ambiente de trabalho.
Se estiver enfrentando alguma situação de vulnerabilidade física ou emocional, procure por uma avaliação profissional. Cuidar da sua saúde é essencial para que você esteja realmente apto a desempenhar suas funções com segurança e qualidade. Realize exames, faça consultas de rotina, mantenha seu esquema vacinal atualizado e mantenha bons hábitos alimentares, de sono e de prática de atividade física.
Por mais delicadas que algumas questões sejam, quando existe diálogo, empatia e coerência, é possível enfrentar os obstáculos juntos e tornar o ambiente de trabalho mais sadio e harmonioso a todos.
Acolher, compreender e readequar são fundamentais nesse processo. Tenha paciência e seja atencioso. Todos sentirão o impacto positivo desta atitude.