PROGEPE lança Cartilha com Orientações em Saúde Mental para o retorno ao Trabalho Presencial

Elaborada pelas equipes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e coordenado pela Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) e Divisão de Perícias (DP), a Cartilha “Orientações em Saúde Mental para o Retorno ao Trabalho Presencial” dá continuidade ao trabalho de atenção e valorização dos servidores por meio da sensibilização das equipes, sobretudo das chefias e dos gestores. 

Estamos vivenciando um momento de transição, no qual, em virtude da vacinação contra a COVID-19 e do aprimoramento do conhecimento em relação ao vírus, tornou-se viável a retomada de diversas atividades presenciais em todos os âmbitos, inclusive em nossa  instituição. Nesse contexto, o cuidado e a avaliação de processos que englobam esse retorno e questões relacionadas à saúde mental são primordiais. 

A cartilha aborda alguns aspectos importantes a serem valorizados e implementados, são eles: 

  • Comunicação institucional estratégica e transparente; 
  • Revisão das atividades, rotinas e processos de trabalho por meio da gestão participativa; 
  • Promoção de momentos para expressão de pensamentos e sentimentos;  
  • Atenção aos servidores e às equipes; 
  • Acompanhamento e encaminhamento nos casos de necessidade de suporte técnico (psicológico/psiquiátrico). 

Passamos por tempos de incertezas, por isso, atualmente, o que os servidores mais precisam é de um ambiente saudável, afinal, o trabalho é o local no qual todos passam a maior parte do seu dia. Deste modo, desejamos que a cartilha sirva de suporte às equipes, melhorando a comunicação e a empatia entre os colegas, de forma a tornar o retorno presencial mais leve e interessante a todos! 

Boa leitura!