A Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) dá continuidade ao reenvio dos materiais da campanha “Aprendendo sobre transtornos mentais”.
Você sabia que estar depressivo não é estar triste e estar em mania/euforia não é estar alegre?
Compreender diferenças sutis como essas, faz uma enorme diferença quando nos deparamos com os chamados Transtornos de Humor ou Transtornos Afetivos.
Conhecer um pouco acerca dos sintomas e sinais de alerta para um possível quadro de Depressão ou de Transtorno de Humor Bipolar é importante tanto para quem se vê enfrentando um processo de adoecimento, quanto para quem convive com familiares ou colegas de trabalho que padecem dessas patologias.
A DASST retoma as cartilhas sobre “Transtorno Bipolar” e “Depressão” pois sabemos que entender esses transtornos ajuda a desmistificar tabus e contribui para o cuidado com a saúde, além de evitar práticas como a psicofobia – que é o tão nocivo preconceito contra pessoas com transtornos ou deficiências mentais.
Estigmatizar pessoas que sofrem de doenças mentais, segrega e coíbe o diálogo franco acerca destas doenças, dificultando o convívio e atrapalhando ou até retardando a busca e dedicação ao tratamento.
Te convidamos a dar uma olhada neste material que aborda como “Algumas situações que podem surgir no ambiente de trabalho e que configuram psicofobia”.
Para evitar essas situações, nossa campanha tem como objetivo informar corretamente a população acadêmica e sensibilizar os servidores da Unipampa, sobretudo aqueles que ocupam cargo de chefia, por meio do compartilhamento de informações que permitam conhecer a patologia, compreender os obstáculos enfrentados pelo servidor(a) e, de forma empática, buscar alternativas para que a rotina de trabalho seja mais produtiva e saudável a todos que compõem a equipe.
A retomada destes materiais faz parte da iniciativa da DASST intitulada “(Re)conheça e Multiplique”, que permite que novos servidores possam conhecer os materiais anteriormente produzidos pelo setor, bem como incentiva a releitura daqueles que já tiveram contato, uma vez que as temáticas desenvolvidas continuam atuais e necessárias.
Acompanhe, aprimore seus conhecimentos e também sua sensibilização. Dessa forma, com certeza, você contribuirá na promoção de um ambiente de trabalho inclusivo, diverso e humano.
Aprenda sobre transtornos mentais e diga não à psicofobia!
Se interessou pelos materiais produzidos pela DASST? Acesse o site da PROGEPE clicando aqui e confira todos os materiais elaborados pela divisão.
Caso você ou sua equipe esteja enfrentando alguma situação no trabalho que demande orientação e suporte psicológico, entre em contato com as psicólogas da PROGEPE, através do e-mail: psicologia.progepe@unipampa.edu.br. Para saber mais sobre o Serviço de Psicologia, clique aqui.