Docente da UNIPAMPA participa do Encontro Franco-Brasileiro de Educação Popular

A profa. Dra. Ana Cristina da Silva Rodrigues integrou o Comitê Científico e a Comissão organizadora do Encontro Franco-Brasileiro de Educação Popular realizado em Paris, entre nos dias 24 e 25 de setembro de 2023, organizado pelo Coletivo Leitores de Paulo Freire na França, em parceria com grupos de pesquisa do Brasil, da França e de Portugal: o Instituto bell hooks Paulo Freire e a Associação Sol do Sul na França; o Instituto Paulo Freire em Portugal e a Associação dos supervisores do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Além de participar remotamente do processo de planejamento, participou presencialmente da realização do evento, estando em Paris de 20 a 27 de setembro. Neste período, realizou atividades relacionadas ao evento, com vistas à continuidade das relações interinstitucionais, tais como: participação como representante do Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire do RS no painel de abertura intitulado “Diálogo franco-luso-brasileiro sobre o legado de Paulo Reglus Neves Freire: Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Esperança na  contemporaneidade”; coordenação de um dos círculos dialógicos presenciais: apresentação do trabalho “Carta Pedagógica: Aprender a pesquisar: por um tempo de alegrias e provocações!”, de sua autoria; participação como relatora no “Painel de compartilhamento dos círculos dialógicos”; participação em reuniões interinstitucionais antes e após a realização do evento.

O GEPPAGE- Grupo de estudos e pesquisas em política, avaliação e gestão da educação, através da participação da professora Ana Cristina S. Rodrigues, representou o Mestrado Acadêmico em Ensino (Bagé) e o Mestrado Profissional em Educação (Jaguarão) no Encontro Franco Luso-brasileiro de Educação em Paris-França. Além do projeto de pesquisa coordenado pelo grupo, foram apresentados trabalhos de 3 mestrandas do MAE e 10 mestrandos do PPEDU através de Cartas Pedagógicas, conforme informações destacadas no site PPGEDU.

Crédito das fotos: Ana Cristina da Silva Rodrigues