Estudante Unipampa no exterior – Outgoing

A Diretoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (DAIINTER) é a responsável por receber a candidatura à mobilidade acadêmica internacional de estudante da Unipampa em Instituição de Ensino Superior (IES) internacional.

A mobilidade acadêmica internacional na Unipampa está regida pela Instrução Normativa Unipampa Nº 33,  23 de dezembro de 2021. A modalidade Outgoing refere-se à mobilidade de discente regularmente matriculado em curso de graduação na Unipampa, com afastamento do país e perda do semestre letivo, que se vincula temporariamente à IES internacional parceira para aperfeiçoar e complementar estudos, cursando componentes curriculares na graduação, participando em atividades de pesquisa, de extensão ou em programas de cooperação, ou assistência técnica, científica, cultural ou artística.

A mobilidade acadêmica internacional Outgoing pode ser solicitada quando houver acordo de cooperação vigente firmado entre a Unipampa e uma IES internacional parceira. Também há previsão mobilidade acadêmica internacional Outgoing amparada em programa de mobilidade acadêmica internacional ao qual a Unipampa está vinculada em razão de adesão institucional. Neste caso a seleção interna será regida por edital específico publicado na página oficial da Unipampa e elaborado conforme as regras do termo de adesão.

Para iniciar a solicitação de mobilidade acadêmica internacional Outgoing, amparado em acordo de cooperação vigente, o discente deve:

1. Ler a Instrução Normativa Unipampa Nº 33, 23 de dezembro de 2021  — especial atenção ao Capítulo II. O documento informa sobre requisitos mínimos, número de componentes curriculares a serem cursados, fluxo dos trâmites, responsabilidades, critérios para afastamento e orientações adicionais.
  2. Antes de iniciar a solicitação à Comissão do Curso, conforme prevê a normativa acima, comunicar-se com a DAIINTER  para certificar-se da vigência do acordo de cooperação e condições para a mobilidade.
  3. E-mail para comunicação: daiinter@unipampa.edu.br,

Modelos que devem ser utilizados durante a candidatura: (em caso de pedido de prorrogação utilizar os mesmos modelos e adaptá-los)

Modelo de solicitação de mobilidade –  Discente

Modelo de despacho de apresentação  -Coordenador Curso

Documentos a serem observados pelo discente aprovado pela IES de destino para a mobilidade:

Orientações ao discente Unipampa em mobilidade internacional

Termo de Responsabilidade

Relatório Final

ATENÇÃO beneficiários do Plano Permanência!

A PRODAE informa que, conforme a IN 19/2021 é permitido manter os benefícios do Plano Permanência quando o discente não for selecionado para o recebimento de auxílios da mesma natureza na instituição de destino, ou seja, que o aluno não tenha sido contemplado com bolsas e/ou auxílios no edital para o qual for selecionado.  Por exemplo, se receber auxílio-alimentação, transporte, moradia na instituição de destino não poderá manter e acumular com o recebimento do Plano Permanência da UNIPAMPA, os auxílios serão suspensos até o retorno do aluno ao Brasil e assim que o mesmo comunicar ao NuDE o seu retorno à UNIPAMPA deverá solicitar a sua reinserção no Plano Permanência.