Dia #HeForShe no SIEPE, em Santana do Livramento

No segundo dia do 9º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA (SIEPE), organizado este ano na Fronteira da Paz, em Santana do Livramento e Rivera, ocorreu o Dia #HeForShe #ElesPorElas no SIEPE.

Além da distribuição de material informativo da Campanha Mundial, duas atividades foram realizadas na tenda principal do Parque Internacional: a mesa de debates sobre a violência contra a mulher (na parte da manhã) e a gravação do Talk Show Papo Reto, por parte da TV Assembleia Legislativa (na parte da tarde).

Com a coordenação da docente Cassiane da Costa, da Unidade de Santana do Livramento da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a roda de conversa sobre violência contra as mulheres foi um espaço de discussão sobre pesquisas realizadas em Santana do Livramento, bem como ações para o enfrentamento do problema no município. Conforme informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (2017), no ano de 2016 ocorreram 302 ameaças, 219 lesões corporais e 02 tentativas de feminicídio no município, o que evidencia um alto índice de violência contra as mulheres para a região fronteiriça.

Juntamente com a UNIPAMPA e a UERGS, estiveram representadas na atividade as seguintes entidades: Fundação Luterana de Diaconia, Cocamar (Rio Pardo), Instituto Mulheres de Santana, Centro de Referência da Mulher e ALRS.

Participantes debatem a questão da violência contra as mulheres em Santana do Livramento.

A atividade do turno da tarde, UNIPAMPA #ElesPorElas no 9º Siepe – Momento Papo Reto, inserida na Programação Cultural do evento sob a responsabilidade da PROEXT, teve como apresentadora a Jornalista Patrícia Duarte, da TV Assembleia Legislativa do Rio Grande Sul.

Para discutir a temática da igualdade de gênero e do machismo foram convidados representantes do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento HeForShe e dos três segmentos acadêmicos da UNIPAMPA: Discente, Docente e Técnico-Administrativo em Educação. O Programa contou, assim, com os seguintes participantes: Karen Fonseca Lose, Coordenadora do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento HeForShe; Isadora Ventimiglia Machado, Discente do Curso de Direito do Campus Santana do Livramento; Nádia Fátima Dos Santos Bucco, Docente do Campus Dom Pedrito (Pró-Reitora de Extensão e Cultura); e Alan Silva Carvalho, Técnico-Administrativo em Educação do Campus Santana do Livramento (Assistente Social).

Gravação do Talk Show Papo Reto na UNIPAMPA.

O Talk Show Papo Reto é gravado nas Universidades do Estado do Rio Grande do Sul e exibido, semanalmente, na TV Assembleia (aos sábados, às 21 horas). Além disso, pode ser assistido igualmente no Canal da TV Assembleia Legislativa – RS no Youtube, na Playlist Papo Reto – ELES por ELAS (disponível no link: https://goo.gl/CctWdF).