Grupo de Pesquisa TUNA – GÊNERO, EDUCAÇÃO E DIFERENÇA

Desde 2015, o grupo reúne pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, atuando em projetos de pesquisa, ensino e extensão e em 2017 obteve registro no CNPq.

Os temas de estudo e pesquisa são: diferença, gênero, sexualidade, marcadores sociais, interseccionalidades, relações étnico-raciais, corporalidades, processos de socialização, educação, sociedade, poder, currículo, gestão e políticas.

Líder: professora doutora Alinne de Lima Bonetti (campus Uruguaiana)

Vice-líder: professora doutora Suzana Cavalheiro de Jesus (campus Dom Pedrito)

Pesquisadora sênior: professora doutora Fabiane Ferreira da Silva (campus Uruguaiana)

21 de setembro de 2018 – Eixo Temático Alteridades, interseccionalidades e educação, coordenado pelo Tuna no VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, na FURG.

PROJETOS DE PESQUISA

7 de novembro de 2018 – Luana Fagundes apresentando o projeto de TCC “Chega de Assédio: visibilizando o assédio sexual no contexto universitário”, na 10° edição do SIEPE.

Estudos da Judicialização da “Violência de Gênero” e Difusão de Práticas Alternativas numa Perspectiva Comparada entre Brasil e Argentina (2018- 2020) – é um projeto interinstitucional e multissituado, no qual participam cinco universidades brasileiras e duas argentinas, que resultou em um mapeamento dos serviços, existentes na cidade de Uruguaiana, voltados ao enfrentamento da violência de gênero contra as mulheres, visando identificar serviços tanto para as vítimas quanto para os agressor es, bem como um levantamento de normas e legislações relativas ao tema. Na segunda etapa, se encontra em realização uma etnografia de dois serviços de atendimento de Uruguaiana/RS: a Delegacia Especializada no Atendimento a Mulheres (DEAM) e o Serviço de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (SAMVV). Coordenado pelo Laboratório de Estudo das Violências (LEVIS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela professora doutora Alinne de Lima Bonetti em Uruguaiana, conta com as participações de Marina dos Reis Marty, Mariana Pinto da Fontoura e Bruna Sarini Alifredi. Mais Informações pelo link: http://levis.cfh.ufsc.br/estudos-da-judicializacao-da-violencia-de-genero-e-difusao-de-praticas-alternativas-numa-perspectiva-comparada-entre-brasil-e-argentina/

Marcadores da Diferença, Interseccionalidades e a Produção de Alteridades nos Processos Educativos e de Socialização (2017-2020) – tem se ocupado em compreender como os marcadores sociais da diferença (tais como gênero, sexualidade, classe, raça, etnia, geração etc.) são acionados e articulados na criação de alteridades complexas em diferentes contextos e são significados à luz de ideários como o do Programa Escola Sem Partido. Coordenado pela professora doutora Alinne de Lima Bonetti, contou com as participações de Marina dos Reis Marty, Vinícius Gonçalves Mariano e Cristiane Barbosa Soares.

EVENTOS

28 de novembro de 2018 – professora dra. Alinne Bonetti, durante o VII Simpósio Internacional Desigualdades, direitos e políticas públicas: Gênero, Interseccionalidades e Justiça, no Campus da UNISINOS de São Leopoldo/RS.

Palestra “Gênero, violência e educação: um olhar sobre políticas públicas em tempos incertos”, ministrada pela professora doutora Alinne de Lima Bonetti, durante o “VI Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas: Gênero, Interseccionalidades e Justiça”, no Campus da UNISINOS de São Leopoldo/RS, no dia 28 de novembro de 2018.

Oficina formativa “Precisamos falar sobre assédio sexual no contexto universitário”, coordenada pela professora doutora Fabiane Ferreira da Silva, que problematizou o assédio sexual no ambiente de trabalho e na universidade, no 10° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UNIPAMPA, em Santana do Livramento, entre os dias 6 e 8 de novembro de 2018.

Palestra “Feminismo acadêmico no Brasil: militância epistemológica e transformação social”, ministrada pela professora doutora Alinne de Lima Bonetti, na mesa redonda “Do AI5 aos desdobramentos do golpe parlamentar de 2016 – meio século de movimentos de mulheres e feminismos brasileiros”, durante o “VII Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança”, no Teatro da Caixa Cultural de Fortaleza/CE, no dia 11 de setembro de 2018.

Grupo do Tuna durante a Semana de Prevenção e combate ao assédio sexual na Unipampa, 2018.

Semana de prevenção e combate ao assédio sexual, coordenada pela professora doutora Fabiane Ferreira da Silva em parceria com o Ministério Público do Trabalho de Uruguaiana, na UNIPAMPA/Uruguaiana, entre os dias 10 e 14 de setembro de 2018.

Oficina formativa “Momento Unipampa Eles por Elas”, ministrada pela professora doutora Fabiane Ferreira da Silva, na UNIPAMPA/Itaqui, no dia 11 de junho de 2018.

11 de junho de 2018 – Oficina formativa “Momento Unipampa Eles por Elas”. Equipe PROEXT com a professora doutora Fabiane Ferreira da Silva, na UNIPAMPA/Itaqui.
6 de junho de 2018 – Equipe do Tuna promovendo a Oficina Gênero e Sexualidade no Ambiente Escolar, no II Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira, sob coordenação da Profa. Fabiane Ferreira da Silva, com Cristiane Soares, Tatiane Motta, Marina Marty e Emilson Braga Santana.

Oficina formativa “Gênero e sexualidade no ambiente escolar: desafios e perspectivas”, ministrada pela professora doutora Fabiane Ferreira da Silva, durante o II Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira: Gêneros, Sexualidades e Feminismos – modos de ser e existir”, na UNIPAMPA/São Borja, no dia 06 de junho de 2018

6 de junho de 2018 – Equipe do Tuna promovendo a Oficina Gênero e Sexualidade no Ambiente Escolar, no II Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira, sob coordenação da Profa. Fabiane Ferreira da Silva, com Cristiane Soares, Tatiane Motta, Marina Marty e Emilson Braga Santana.

Oficina formativa “Momento Unipampa Eles por Elas”, ministrada pela professora doutora Fabiane Ferreira da Silva, na UNIPAMPA/Uruguaiana, no dia 08 de maio de 2018.

PRODUÇÕES

30 de junho de 2018 – Maria Eduarda Trindade Barreto defendendo o TCC “Muito além de uma questão jurídica: o posicionamento de discentes da Universidade Federal do Pampa sobre o aborto”.

BARRETO, Maria Eduarda Trindade. Muito além de uma questão jurídica: o posicionamento de discentes da Universidade Federal do Pampa sobre o aborto. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, 2018. Orientadora: professora dra. Fabiane Ferreira da Silva.

14 de dezembro de 2018 – Vinicius Mariano defendendo o TCC “Qual o Gênero da dança? Uma investigação sobre o conteúdo dança na Educação Física Escolar no Ensino Médio”.
14 de dezembro de 2018 – Vinicius Mariano defendendo o TCC “Qual o Gênero da dança? Uma investigação sobre o conteúdo dança na Educação Física Escolar no Ensino Médio”.

MARIANO, Vinícius Gonçalves. Qual o gênero da dança? uma investigação do conteúdo dança na educação física escolar no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, 2018. Orientadora: professora dra. Alinne de Lima Bonetti.

MARTY, Marina dos Reis; BONETTI, Alinne de Lima. A violência de gênero e o acesso à justiça: uma breve análise das normas jurídicas de Uruguaiana-RS. In: Anais do VI Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas: gênero, interseccionalidades e justiça [recurso eletrônico] / organização de Míriam Steffen Vieira, Laura Cecília López; Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). São Leopoldo: Casa Leiria, 2018. p. 589-592. Disponível em: <http://www.guaritadigital.com.br/unisinos/eventos/visimposio/assets/basic-html/page-589.html>

MARTY, Marina dos Reis; BONETTI, Alinne de Lima. Falando de gênero na escola – experiências com docentes da rede pública de Uruguaiana. In: Anais eletrônicos do VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, do III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e do III Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade [recurso eletrônico] / organizadoras, Paula Regina Costa Ribeiro… [et al.] – Rio Grande: Ed. da FURG, 2018. Disponível em: https://7seminario.furg.br/images/arquivo/48.pdf

19 de dezembro de 2018 – Lóise da Nova defendendo o TCC “Com samba no pé: corpo, gênero e a cultura corporal das passistas do carnaval de Uruguaiana”.

NOVA, Loise Patrícia Vidal da. Com samba no pé: corpo, gênero e cultura corporal das passistas do carnaval de Uruguaiana. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, 2018. Orientador: Alinne de Lima Bonetti.

NOVA, Loise Patricia Vidal da; BONETTI, Alinne de Lima. Articulações de Gênero e Raça no Carnaval da fronteira oeste gaúcha. In: Anais do VI Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas: gênero, interseccionalidades e justiça [recurso eletrônico] / organização de Míriam Steffen Vieira, Laura Cecília López; Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). São Leopoldo: Casa Leiria, 2018. p. 45-48. Disponível em: <http://www.guaritadigital.com.br/unisinos/eventos/visimposio/assets/basic-html/page-45.html>

6 a 7 de dezembro de 2018 – Ana Virgínia apresentando os resultados da pesquisa sobre as poetisas negras gaúchas no V Seminário Internacional da Cultura Afro, realizado pelo NEABI/Unipampa, em Uruguaiana.

PANERAI, Ana Virgínia Bittencourt; BONETTI, Alinne de Lima. Nossas mãos servem para fazer outro tipo de coisa que é arte – interseccionalidade de gênero e de raça e as escrituras negras femininas no sul do Brasil. Mostra pedagógica no V Seminário Internacional da Cultura Afro, realizado pelo NEABI, na UNIPAMPA/Uruguaiana, entre os dias 6 e 7 de dezembro de 2018.

6 a 7 de dezembro de 2018 – Ana Virgínia apresentando os resultados da pesquisa sobre as poetisas negras gaúchas no V Seminário Internacional da Cultura Afro, realizado pelo NEABI/Unipampa, em Uruguaiana.

PANERAI, Ana Virgínia Bittencourt. Nossas mãos servem para fazer outro tipo de coisa que é arte – interseccionalidade de gênero e de raça e as escrituras negras femininas no sul do Brasil. Monografia (Especialização em História e Cultura Africana Afro-brasileira e Indígena) – Universidade Federal do Pampa, 2018. Orientadora: Alinne de Lima Bonetti;

SILVA, Fabiane Ferreira da; BONETTI, Alinne de Lima Bonetti (orgs). Anais do IV Seminário corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais na educação [recurso eletrônico]: avanços e retrocessos nas práticas sociais e na produção de subjetividades. – Uruguaiana, RS: Unipampa, 2018. 344 p. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/bitstream/riu/3407/1/Corpos-2018.pdf>.

SOARES, Cristiane Barbosa. Marcadores sociais da diferença na experiência escolar de jovens estudantes negras numa cidade da fronteira oeste do RS. In: Anais do VI Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas: gênero, interseccionalidades e justiça [recurso eletrônico] / organização de Míriam Steffen Vieira, Laura Cecília López; Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). São Leopoldo: Casa Leiria, 2018. p. 91-95. Disponível em: <http://www.guaritadigital.com.br/unisinos/eventos/visimposio/assets/basic-html/page-91.html>

SOARES, Cristiane Barbosa. Só porque eu sou preta e pobre ela acha que pode me tratar como quiser? Marcadores sociais da diferença na experiência escolar de jovens estudantes negras. Monografia (Especialização em História e Cultura Africana Afro-brasileira e Indígena) Universidade Federal do Pampa, 2018.


Contato: gptuna@unipampa.edu.br
Mais informações do Grupo de Pesquisa Tuna – Gênero, Educação e Diferença:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7948338532788807
https://www.facebook.com/Tuna-g%C3%AAnero-educa%C3%A7%C3%A3o-e-diferen%C3%A7a-208018046653812/
(as informações estão disponíveis e podem ser utilizadas desde que citada a fonte)