Projeto de Extensão GURIAS DO PAMPA NAS EXATAS

Autor: Márcia Maria Lucchese

O projeto Gurias do Pampa nas Exatas tem como objetivo promover ações de formação nas áreas das Engenharias, Ciências Exatas e Tecnológicas para meninas da rede pública, dos anos finais do ensino fundamental e iniciais do ensino médio, com vistas a motivar seu interesse nos conteúdos relacionados à área STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) e consequente futuro ingresso nos cursos de graduação nas carreiras dessas áreas.

A partir da concepção de que o conhecimento produzido na instituição pode ser potencializador de novas perspectivas, esse projeto alinha-se com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO, como PNE 2014-2024 e coma Lei de Criação da UNIPAMPA, que deve ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional.

Na educação superior, ainda que a maior parte das matrículas sejam de estudantes do sexo feminino, as mulheres são minoria nos cursos relacionados a STEM. A pouca representatividade feminina nessas áreas está fortemente conectada com aspectos sociais: o desempenho das mulheres em todos os cursos de graduação é, em média, superior aos dos homens, mas as meninas começam a perder interesse por essas áreas a partir do ensino fundamental. Os dados de desempenho feminino indicam que o Brasil perde capital intelectual relevante nas áreas STEM por conta do desinteresse das meninas nos cursos relacionados. A formação do indivíduo e seu contato com a realidade determinam sua identidade, suas crenças, seu comportamento e suas escolhas. A intervenção na escola é chave para que sejam oferecidas às meninas oportunidades iguais para acessarem e se beneficiarem de uma educação em STEM de qualidade.

O desenvolvimento deste projeto ocorrerá por meio da colaboração com cinco instituições públicas de ensino fundamental e médio da região da cidade Bagé, estado do Rio Grande do Sul, sede deste projeto.

O fomento à participação das meninas nas carreiras de exatas e engenharias dar-se-á das seguintes formas:

• motivação à participação nas carreiras, por meio de palestras e mesas redondas com egressas dos cursos;
  • participação das estudantes das escolas nas dependências da Universidade em atividades práticas;
  • atividades práticas de formação realizadas na própria escola, relacionadas ao desenvolvimento de conteúdos iniciais dos cursos da área STEM envolvidos neste projeto, com base nos conhecimentos já desenvolvidos nos currículos das escolas;
  • elaboração de material bibliográfico de suporte, com transposição da linguagem acadêmica para a linguagem escolar e atividades de formação docente, nas escolas, para que o trabalho possa ter continuidades após o término do projeto e,
  • ações de garantia da continuidade do trabalho após a finalização do projeto.

As atividades escolhidas para execução, na escola e na Universidade, seguem as seguintes grandes linhas de formação:

• oficinas de produção de biocombustível a partir de matéria prima oriunda da região comas alunas da escola elaborando o seu próprio biodiesel;
  • oficinas de construção de dispositivos de hardware e software, com ênfase no entendimento e uso da linguagem dos computadores e no contexto de inserção social das alunas participantes;
  • oficinas de atividades relacionadas à aplicação da matemática no cotidiano, por meio de softwares aplicativos de análise de dados, visualização de funções e cálculos científicos. Em todas as atividades está previsto o envolvimento das alunas dos cursos de graduação da UNIPAMPA na elaboração e participação nas atividades previstas, como forma de incentivar a consciência e o debate sobre questões de gênero e diminuir a evasão nos cursos.

O projeto conta com a participação das Professoras da Unipampa Ana Paula Lüdtke Ferreira, Ana Rosa Costa Muniz, Andressa Carolina Jacques, Elisabete de Avila da Silva, Francieli Aparecida Vaz e Márcia Maria Lucchese. A colaboração com cinco escolas de Bagé e região envolve as professoras Cristiane M. da Costa, Priscila Ceribola Crespam, Suélen Funari, Taís Pinto Rodrigues Saldanha e Vanice dos Santos Gutierres. As escolas Participantes são Escola São Pedro, Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Antônio Kluwe, Escola Estadual de Ensino Médio Professor Leopoldo Maieron (CAIC), Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz (CIEP) e, de Candiota a escola estadual Francisco Assis Rosa de Oliveira, em cada escola foram selecionadas três alunas que são bolsistas de Iniciação Científica Júnior com bolsa do CNPQ. A Universidade tem tês bolsistas participantes, também com bolsa do CNPQ, as alunas Andrelise Nunes Lemos Pinheiro, Tereza Longaray Rodrigues e Laura Gomes Rodrigues dos Santos que são as alunas dos cursos de Engenharia selecionadas.

Reunião da equipe que elaborou e executou o Projeto.

O Logotipo do Projeto foi escolhido após um concurso no qual participaram meninas do ensino médio e da Universidade.

Ações do Projeto já se iniciaram, tivemos uma oficina para elaboração do Currículo Lattes para as Alunas IC Junior e uma Reunião Geral com todos participantes do Projeto inclusive os responsáveis pelas Meninas.

Mais informações do projeto estão disponíveis na página: https://sites.unipampa.edu.br/guriasdopampanasexatas/