Projeto de Pesquisa INTERAÇÃO MEIO AMBIENTE, CORPO E SEXUALIDADE REFLEXÕES ACERCA DA ABORDAGEM DE EDUCADORAS/ES

Coordenador: Vanderlei Folmer
Período: 01/08/2016 – 28/12/2021

Abordagens referentes aos temas transversais apresentam conceitos e valores básicos à democracia e colaboram com a formação de cidadãos conscientes de sua responsabilidade social frente a questões urgentes da sociedade contemporânea. Por expressarem características que aparecem transversalizadas no currículo escolar e considerando a relevância da abordagem dos temas transversais no contexto escolar, a presente pesquisa visa: i) verificar a formação e concepções das(os) educadoras(es) dos anos finais do Ensino Fundamental sobre os temas transversais Meio Ambiente e Orientação Sexual; ii) identificar as orientações sobre esses temas em documentos oficiais que norteiam a educação. Para isso, serão utilizados como instrumentos de pesquisa questionários e entrevistas, sendo que o tratamento dos dados adquiridos será por Análise de Conteúdo, considerando a pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretação. A referida pesquisa será realizada em escolas fronteiriças do eixo Brasil, Argentina e Uruguai, com educadoras(es) de diferentes áreas do saber do Ensino Fundamental. Como critério de inclusão, serão convidados todos os educadoras(es) do turno da manhã e serão priorizadas escolas situadas em regiões periféricas das cidades supracitadas e que apresentem um baixo Índice de Desenvolvimento de Escola Básica (IDEB) ou avaliação semelhante de cada país. Nos questionários serão investigados a formação inicial e continuada das(os) educadoras(es) a respeito dos temas transversais e de Metodologias Ativas, bem como suas práticas pedagógicas em relação a essas temáticas e o desenvolvimento de ações transversais em países fronteiriços. Espera-se com essa pesquisa delinear o entendimento das(os) educadoras(es) sobre as referidas temáticas, o modo como os temas são articulados na escola, identificando potencialidades e fragilidades no desenvolvimento de sua prática. Da mesma forma, espera-se gerar publicações científicas relevantes que possam servir de base para futuras pesquisas e ainda, que sirvam como suporte para a reflexão sobre a práxis.

PRODUÇÕES

Lima Soares, E. de, Carrozoni Lopez Viçosa, C. S., Castro Pessano, E. F., Folmer, V. (2018). As Representações do corpo humano nos livros didáticos de ciências. Góndola, Enseñ Aprend Cienc, 13(1), 55-72. doi: http://doi.org/10.14483/23464712.12018. Disponível em: <https://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/12018/pdf> ou <https://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/12018/html>. Acesso em 5 abr. 2019.

VIÇOSA, Cátia Silene Carrazoni Lopes; SOARES, Emerson de Lima; PESSANO, Edward Frederico Castro; FOLMER, Vanderlei. Diagnóstico no projeto político pedagógico sobre a transversalidade e interdisciplinaridade no ensino fundamental. Revista Ciências & Ideias, Nilópolis, vol. 8, nº 3, set.-dez. 2018. ISSN 2176-1477. doi: 10.22047/2176-1477/2017.v8i3.646. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/325023894_DIAGNOSTICO_NO_PROJETO_POLITICO_PEDAGOGICO_SOBRE_A_TRANSVERSALIDADE_E_INTERDISCIPLINARIDADE_NO_ENSINO_FUNDAMENTAL> ou <https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/viewFile/646/534>. Acesso em 5 abr. 2019.