Projeto de Extensão: Organização do Acervo da Sociedade Espírita Fé, Esperança e Caridade

No início deste ano de 2020, a pesquisadora e Professora Liziana Faria Neves defendeu seu Trabalho Final do Curso de Especialização em Ensino de História da Unipampa Campus Jaguarão, intitulado “João da Costa Chaves: ativismo e protagonismo negro em Jaguarão/RS, fronteira Brasil-Uruguai”.
A investigação foi orientada pela Profa Dra Giane Vargas, que à convite do Sr. Paulo Vicente da Costa Chaves, Presidente da Sociedade Espírita Fé, Esperança e Caridade, mantenedora da Creche Nosso Lar, deram início ao Projeto de Organização e Preservação do acervo desta importante instituição, cuja documentação data desde 1925.

creche nosso lar – acervo pessoal

No último dia 13/11, aconteceu um encontro na sede do centenário Clube 24 de Agosto para conhecer os materiais básicos necessários para este Projeto, pois o Clube é um importante referencial no tratamento do seu acervo, com projetos realizados em parceria com a UNIPAMPA através do NEABI Mocinha e do Curso de Licenciatura em História da UNIPAMPA campus Jaguarão.
Além do Sr. Paulo, estiveram presentes as senhoras Terezinha Farias Ramires e Sandra Ferraz, que foram recepcionadas pela Srª Sônia Madruga Crespo.

na foto: Profª Drª Giane Vargas, Terezinha Farias Ramires, Sandra Ferraz, Profª Liziana Faria Neves, Sr. Paulo e a Srª Sônia Madruga Crespo