Sala do Silêncio

O Núcleo de Estudos em Inclusão – NEI organizou, com apoio de pessoas da comunidade, na sala 3137, a Sala do Silêncio.

Um espaço destinado a desaceleração ou descompressão, que tem como objetivo diminuir a sobrecarga sensorial comum em ambientes coletivos, como a universidade, shoppings, estádios de futebol, museus, dentre outros.

Trata-se de mais um recurso de apoio ao processo de inclusão de estudantes e servidores com necessidades específicas, bem como, da comunidade externa, quando em visita às atividades da Unipampa.

No país, o Projeto de Lei 2864/23, prevê a instalação de salas desta natureza em escolas públicas.

São características da Sala do Silêncio:

– Localização em espaço acessível e reservado;

– Disponibilizar abafadores de som;

– Redução de luminosidade;

– Oferta de jogos/ leituras e outros recursos sensoriais.

Dentre os benefícios da sala estão a diminuição da ansiedade, dos níveis de estresse e de comportamentos auto e heteroagressivos; a ampliação da sensação de conforto no ambiente, concentração nas atividades e da interação social.

Dentre o público-alvo da sala estão estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo; Alunos com Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade e outros quadros emocionais que demandam a diminuição da sobrecarga sensorial, como os transtornos de ansiedade.

A solicitação do uso da sala deverá ser feita junto ao NINA do campus, que fará o registro de autorização do uso da sala e a retirada de chaves na portaria.

A sala já está disponibilizada para a comunidade.

O ato simbólico de inauguração acontecerá no mês de abril, alusivo a luta pelos  direitos da pessoa autista.