NInA – Núcleo de Inclusão e Acessibilidade | Página: 8

A fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no RS, em parceria com o Gabinete do Vice-Prefeito, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, realizou o Fórum Temático Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística: Construindo uma sociedade sem barreiras. Onde o NInA se fez presente, agradecendo o convite de Cimone Barbosa Gonzales Halberstadt.

 

LEI DE LIBRAS COMPLETA 17 ANOS,  LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002, QUE DISPÕE SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E EM COMEMORAÇÃO A DATA,  FOI REALIZADO SEMINÁRIO NO CAMPUS SÃO BORJA, COM O TEMA: AVANÇOS EM POLÍTICAS DE INCLUSÃO, TENDO COMO COORDENADORA A PROFESSORA DE LIBRAS, KELY KRAUSE.

PALESTRANTES PROFESSORES KELY KRAUSE E WILIAN BRUM.

PARABÉNS AOS DOCENTES DE LIBRAS, TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS, DISCENTES E TODA A COMUNIDADE SURDA.

A professora Keli Krause coordena o evento

CURSO BÁSICO DE LIBRAS 

SERVIDORES UNIPAMPA – PREFEITURA MUNICIPAL DE BAGÉ – ABADEF

O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal do Pampa agradece a participação de todos (as) no Curso Básico de Libras – Instrutores Fernando Ramires de Carvalho e Lucas Ávila.

 

    

 

 

 

 

Criação de uma política institucional de inclusão de professores surdos é tema de reunião

Na quarta-feira, 3, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, recebeu a equipe do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina) e professores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para discutir sobre a implantação de uma política institucional de inclusão dos docentes, por meio de uma comissão permanente, a fim de que seus direitos e garantias sejam respeitados.

A proposição partiu de uma comissão composta por professores surdos dos campi da instituição e pelo Nina. Na ocasião, os professores Keli Krause e Willian da Motta Brum, ambos do Campus São Borja, e Cássia Michele Virgínio da Silva, do Campus Caçapava do Sul, representaram os demais docentes.

Durante a reunião, a comissão apresentou demandas voltadas ao exame de proficiência em idioma estrangeiro ou em Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos ou deficientes auditivos de programas de pós-graduação stricto sensu e à implementação de um sistema de reserva de vagas para candidatos surdos ou com deficiência auditiva para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado. Neste caso, o objetivo é prever a opção da realização da prova também na Língua Brasileira de Sinais, assim como, a ampliação do tempo em uma hora para a realização da prova escrita, conforme já é previsto na Lei nº 13.146/2013.

Criação de uma política institucional de inclusão de professores surdos é tema de reunião. Foto: Ronaldo Estevam

Criação de uma política institucional de inclusão de professores surdos é tema de reunião. Foto: Ronaldo Estevam

No encontro também foi tratado sobre os editais para concurso docente e o regimento da Coordenadoria de Língua Brasileira de Sinais (Counilibras). O objetivo deste é estabelecer normas referentes à realização de serviço de Língua Brasileira de Sinais na Unipampa exercido por servidores técnico-administrativos do cargo de tradutores/intérpretes de Libras/Português e de docentes de Libras.

Hansen destaca que a Reitoria tem um olhar atento para as especificidades e políticas propostas pelos setores. O reitor parabenizou os envolvidos pela proposição, pois garante que é fundamental conhecer as demandas a partir dos participantes das atividades.

 

Docentes de Libras que participam do Grupo de Trabalho:

– Ana Claudia Antunes – Campus Itaqui

– Ana Paula Gomes – Campus Alegrete

– Cássia Michele Virgínio da Silva – Campus Caçapava do Sul

– Keli Krause – Campus São Borja

– Marcelo Sander – Campus São Gabriel

– Marcio Friederich – Campus Jaguarão

– Willian Brum – Campus São Borja

– Valéria Gonçalves – Campus Uruguaiana

DIA 21 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN, INCLUSÃO É UM DIREITO DE TODOS. É MUITO IMPORTANTE A INCLUSÃO SOCIAL, CHEGA DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO.