Notícias PDI 2014-2018 | Plano de Desenvolvimento Institucional

Notícias PDI 2014-2018

Gestores de Iniciativas do PDI (2016)

A Gestão da Universidade com o apoio da Divisão de Planejamento Estratégico da PROPLAN definiu quem compete a coordenação de cada uma das Iniciativas do PDI 2014-2018. A partir de agora pode ser consultado quem são os responsáveis pelas iniciativas do plano aprovado.

Esta medida visa organizar com o apoio de toda a administração da Universidade a responsabilidade pela condução das iniciativas e o seu acompanhamento individualizado, cabendo aos responsáveis designados a interlocução com as Unidades Universitárias e com outros órgãos da própria administração de como elas serão executadas.

O arquivo com as iniciativas e seus responsáveis pode ser consultado aqui

E-Book do PDI

A equipe da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento da PROPLAN com o apoio da ACS acaba de publicar e divulgar a comunidade universitária a versão e-book do PDI que pode ser consultada na integra. Esta versão em formato de livro é a mesma aprovada pelo Conselho Universitário em 2014, no entanto, é apresentada em um formato de leitura mais agradável incluindo fotos realizadas durante as reuniões e uma distribuição textual mais harmoniosa.

O e-book também está no ISSUU uma das maiores ferramentas de leitura online conhecidos

Aprovação do PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 da UNIPAMPA foi aprovado na 50ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário, ocorrido no último dia 27 de fevereiro no campus São Gabriel, após ampla discussão.

A versão final do documento foi elaborada e apresentada pela equipe da Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação e discutida no Conselho Universitário nas reuniões ordinárias de Janeiro (Campus Bagé) e Fevereiro (Campus São Gabriel) de 2014, tendo por base os documentos preliminares, discussões virtuais e presenciais e o trabalho da equipe revisora. Aproximadamente 769 pessoas se mobilizaram em torno de sua construção.

 

eu quero AVALIARMissão

 

Durante a discussão do documento na reunião do Conselho Universitário, muitas contribuições/correções pontuais foram recebidas dos conselheiros das Unidades Universitárias. Cada contribuição foi enviada previamente e amplamente discutida modificando parcialmente a ultima versão disponibilizada para o Conselho e para a Comunidade Universitária.

O PDI 2014-2018 aprovado versa, dentre outras coisas, sobre os valores, princípios, projeto pedagógico institucional e bases estratégicas elencadas pela Comunidade Acadêmica para o período e servirá de base Institucional para outros documentos como o Planejamento Estratégico dos Campi e da Reitoria, Avaliação Institucional, Plano de Desenvolvimento de Pessoal e o Plano Diretor da Tecnologia da Informação e Comunicação.

Todas as etapas anteriores, fotos, documentos preliminares construídos, legislação e a versão final podem ser consultados diretamente no site criado para acompanhar o andamento da construção do documento do PDI.

pdi.unipampa.edu.br

PDI – Encaminhamentos

A Divisão de Planejamento, órgão incumbido pela coordenação do PDI, informa que o documento final com as ultimas alterações propostas pela Comissão Revisora foi finalizado e disponibilizado para a secretaria do Conselho Universitário. Sua revisão se deu em um processo colaborativo envolvendo todas as Unidades em seminário realizado no inicio de Dezembro/2013 e de algumas contribuições conflitantes que foram colocadas em votação à própria comissão.

O próximo passo do documento é sua análise e votação pelo Conselho Universitário que realizará a avaliação do documento para que o mesmo possa ter validade durante o período de vigência para o qual foi estabelecido (2014-2018).

A integra do documento pode ser consultada aqui

Inicio do Módulo Presencial

No próximo dia 07/08/2013 começa, nas Unidades Acadêmicas da Universidade, as discussões do módulo presencial de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unipampa 2014-2018. O evento que acontecerá em todas as Unidades Acadêmicas e Reitoria conforme o calendário estabelecido exigirá a leitura previa do documento basepara permitir que o debate possa ser ainda mais qualificado tendo em vista a quantidade de assuntos que serão debatidos.

Os primeiros campi a realizar o debate serão São Borja (07/08) e Itaqui (08/08) durante o dia inteiro. A discussão de construção do documento contará com a presença dos dirigentes da Reitoria (Reitora, Vice-Reitor e Pró-Reitores), da equipe que está conduzindo o processo e dos membros da Comunidade Acadêmica local (professores, técnicos-administrativos, discentes) para os debates existentes seguindo a metodologia utilizada “em eixos temáticos” que foi estabelecida no ambiente virtual de construção.

 

Nas Unidades Acadêmicas o evento de debate seguirá os seguintes eixos/horários:

ABERTURA – 9h

Perfil Institucional – 9h50min

Projeto Pedagógico Institucional – 10h15min

Acessibilidade – 10h40min

Corpo docente – 11h05min

Corpo Discente – 11h30min

 

Organização Acadêmica – 14h

Organização Administrativa – 14h30min

Corpo Técnico Administrativo – 15h

Infraestrutura Física e Instalações Acadêmicas  15h30min

Aspectos Orçamentários – 16h

Autoavaliação – 16h30min

ENCERRAMENTO – 17h

 

Fiquem atentos, agendem-se e venham construir o futuro da Universidade.

Esperamos contar com a presença de todos.

Eixo Temático 11 -Implementação da Instituição e a Organização Acadêmica

A equipe do Plano de Desenvolvimento Institucional comunica o lançamento de um novo eixo temático para debates do documento. Nesta etapa está em discussão a Implementação da Instituição e a organização Acadêmica.
Este Eixo temático 11 –  Implementação da Instituição e a organização Acadêmica está em discussão com os seguintes assuntos: cronograma de implantação e o desenvolvimento da instituição para o período 2014-2018; as programações de ensino, pesquisa e extensão (incluindo as áreas estratégicas); Plano de atendimento as diretrizes pedagógicas estabelecendo critérios gerais para a definição: dos egressos, seleção de conteúdo, princípios metodológicos, processo de avaliação, atividade prática profissional e complementar (incluindo estágios); oportunidades diferenciadas de integralização dos cursos; E avanços tecnológicos.

O documento base  já está disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa através do site pdi.unipampa.edu.br e do ambiente moodle onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista (todas as colaborações são bem vindas).

Aproveite a oportunidade de debater as principais questões que envolvem a Implementação da Instituição e a organização Acadêmica da Universidade para o período 2014-2018 e aproveite a oportunidade para conhecer, debater e planejar as ações necessárias para os próximos cinco anos à frente aos desafios propostos. Contribua para o futuro da Universidade. Leia o texto base e colabore conosco com a construção deste documento acessando a enquete ou o moodle.

Eixo Temático 10 – Autoavaliação Institucional

A equipe do Plano de Desenvolvimento Institucional comunica o lançamento de um novo eixo temático para debates do documento. Nesta etapa está em discussão a Autoavaliação da Universidade: Metodologia, dimensões e instrumentos a serem utilizados no processo de autoavaliação; as formas de participação da comunidade acadêmica, técnica e administrativa (incluindo a Comissão Própria de Avaliação) em conformidade com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES; E, as formas de utilização dos resultados das avaliações.
Este Eixo temático  já está disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa através do site pdi.unipampa.edu.br e do ambiente moodle onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista (todas as colaborações são bem vindas).
Aproveite a oportunidade de debater as principais questões que envolvem o corpo discente da Universidade para o período 2014-2018 e contribua para o futuro da Universidade acessando o documento base e participe da enquete

Eixo Temático 9 – Organização Administrativa

A equipe do Plano de Desenvolvimento Institucional comunica o lançamento de um novo eixo temático para debates do documento. Nesta etapa está em discussão a Organização Administrativa  na Unipampa: A estrutura Organizacional com as instâncias de decisão; O organograma Institucional e Acadêmico; Os órgãos colegiados na Universidade: suas competências e suas composições; Os órgãos de apoio a atividade acadêmica; e as relações e parcerias com a comunidade, instituições e empresas.

Este Eixo temático 9 – Organização Administrativa já está disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa através do site pdi.unipampa.edu.br e do ambiente moodle onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista (todas as colaborações são bem vindas).

Aproveite a oportunidade de debater as principais questões que envolvem a organização administrativa da Universidade para o período 2014-2018 e aproveite a oportunidade para conhecer, debater e planejar as ações necessárias para os próximos cinco anos à frente aos desafios propostos. Contribua para o futuro da Universidade. Leia o texto base e colabore conosco com a construção deste documento acessando a enquete ou o moodle.

Eixo Temático 8 – Infraestrutura Física e Instalações Acadêmicas

A equipe responsável pelo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI informa que um novo eixo da etapa do Módulo Virtual, denominada de Eixo temático 8 – Infraestrutura física e instalações Acadêmicas encontra-se disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa através do site pdi.unipampa.edu.br e do ambiente moodle onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista (todas as colaborações para a construção do documento são bem vindas).

Neste eixo temático debate-se as questões de infraestrutura necessárias das Unidades ( Espaços de convivência, auditórios, banheiros, bibliotecas, instalações administrativas, salas de aula, laboratórios, salas de coordenação, sala de docente e outros), questões que envolvem os recursos de tecnologia da informação e comunicação (quantidade de computadores, equipamentos de projeção, televisores, impressoras e outros), Laboratórios Específicos (quando houverem a necessidade), Inovações tecnológicas significativas e, por fim, as questões que envolvem as Bibliotecas (livros, Periódicos, Revistas, jornais, obras de referência, vídeos, DVD’s, Assinaturas eletrônicas, formas de atualização e expansão do acervo, horários de funcionamento e serviços oferecidos, dentre outros) no período 2014-2018.

Nesta etapa são discutidos todos os aspectos relativos infraestrutura das instalações das Unidades na Universidade e é uma oportunidade para se conhecer, debater e planejar as ações necessárias para os próximos cinco anos à frente aos desafios propostos.

Leia o texto base e colabore com a construção deste documento acessando a enquete ou o moodle.

Eixo Temático 7 – Corpo Técnico-Administrativo em Educação

A equipe responsável pelo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI informa que um novo eixo da etapa do Módulo Virtual, denominada de Eixo temático 7 – Corpo Técnico-Administrativo encontra-se disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa através do site pdi.unipampa.edu.br e do ambiente moodle onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista (todas as colaborações são bem vindas).

Neste eixo temático debate-se o Corpo Técnico Administrativo da UNIPAMPA, analisando-se os critérios de seleção e contratação, as políticas de qualificação, o plano de carreira, o regime de trabalho e a expansão do quadro no período 2014-2018.

Nesta etapa são discutidos todos os aspectos relativos aos Técnico-Administrativos da Universidade, é uma oportunidade para se debater e planejar as ações necessárias para os próximos cinco anos frente aos desafios propostos.

Leia o texto base e colabore com a construção deste documento acessando a enquete ou o moodle.

Eixo Temático 6 – Aspectos Orçamentários

A equipe do Plano de Desenvolvimento Institucional comunica o lançamento de um novo eixo temático para debates do documento. Nesta etapa está em discussão os aspectos orçamentários da Universidade no PDI: demostrando a sustentabilidade econômico e financeira dos itens em discussão nos demais eixos e sua metodologia de construção e aperfeiçoamento na Unipampa.

Este Eixo temático 6 – Aspectos orçamentários já está disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa através do site pdi.unipampa.edu.br e do ambiente moodle onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista (todas as colaborações são bem vindas).

Aproveite a oportunidade de debater as principais questões que envolvem o orçamento da Universidade para o período 2014-2018 e contribua para o futuro da Universidade.

Acesse o Documento de Referência aqui e colabore acessando a enquente ou o Moodle

Eixo Temático 5 – Corpo Discente

A equipe do Plano de Desenvolvimento Institucional comunica o lançamento de um novo eixo temático para debates do documento. Nesta etapa está em discussão o Corpo Discente da Universidade: as formas de acesso à Universidade; os Programas de Apoio pedagógicos e financeiros; Estímulos à permanência (programas de nivelamento e/ou atendimento psicopedagógico); as questões que envolvem a organização estudantil na Universidade (espaços para participação e convivência estudantil); e o acompanhamento dos egressos.
Este Eixo temático 5 – Corpo Discente já está disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa através do site pdi.unipampa.edu.br e do ambiente moodle onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista (todas as colaborações são bem vindas).
Aproveite a oportunidade de debater as principais questões que envolvem o corpo discente da Universidade para o período 2014-2018 e contribua para o futuro da Universidade.

Acesse aqui o documento de referência

Contribua conosco através da enquete

Eixo Temático 4 – Corpo Docente

A equipe responsável pelo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI informa que a quarta etapa do Módulo Virtual, denominada de Eixo temático 4 – Corpo Docente encontra-se disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa através do site pdi.unipampa.edu.br e do ambiente moodle onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista (todas as colaborações são bem vindas).

Neste eixo temático debate-se o Corpo Docente da UNIPAMPA, analisando-se os requisitos de titulação, experiência no magistério superior e experiência profissional não acadêmica, os critérios de seleção e contratação, as políticas de qualificação, o plano de carreira, o regime de trabalho, os procedimentos para substituição eventual de professores do quadro e a expansão do corpo docente no período 2014-2018.

Nesta etapa são discutidos todos os aspectos relativos aos Docentes da Universidade, é uma oportunidade para se debater e planejar as ações necessárias para os próximos cinco anos frente aos desafios propostos.

Leia o texto base e colabore com a construção deste documento acessando a enquete ou o moodle.

Participe da discussão sobre as estratégias

Uma distinção importante deve ser feita entre o apontamento das necessidades da UNIPAMPA e as estratégias planejadas para atingir os objetivos. As necessidades são muitas vezes fáceis de detectar: fazem parte do nosso cotidiano e a tendência é apontá-las buscando sua solução.

Eixo Temático 3 – Acessibilidade

A equipe responsável pelo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI informa que a terceira etapa do Módulo Virtual, denominada de Eixo temático 3 – Acessibilidadeencontra-se disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa através do site pdi.unipampa.edu.br e do ambiente Moodle onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo da nossa Universidade pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista (todas as colaborações são bem vindas).

Neste eixo temático debate-se o atendimento dado pela Universidade as pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais ou com mobilidade reduzida. Através deste desafio mostrar-se-á como diminuir as barreiras existentes e os meios que serão colocados em prática para fazê-lo (não restringindo a atuação da Instituição apenas ao aluno).

A expressão “Necessidades Educacionais Especiais” pode ser utilizada para referir-se a pessoas cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade ou de suas dificuldades para aprender. Está associada, portanto, a dificuldade de aprendizagem, não necessariamente vinculada a deficiência(s) (de acordo com o texto da Politica Nacional de Inclusão do Governo Federal). É também uma forma de reconhecer que os membros da comunidade acadêmica, sejam ou não portadores de deficiências ou de superdotação, apresentam necessidades educacionais que passam a ser especiais quando exigem respostas específicas.

De acordo com o Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555 do Ministério da Educação sobre Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:

“Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas”.

Além disso na perspectiva da educação inclusiva, a Resolução CNE/CP nº 1/2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, define que “as instituições de ensino superior devem prever, em sua organização curricular, formação docente voltada para a atenção à diversidade e que contemple conhecimentos sobre as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais”.

 

Acesse o documento de referência aqui

Acesse o documento da atual situação da Acessibilidade  na Unipampa aqui

Acesse também nossa enquete colaborando com o envio de sua opinião aqui

Eixo Temático 2 – Projeto Pedagógico Institucional

A equipe responsável pelo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI informa que a segunda etapa do Módulo Virtual, denominada de Eixo temático 2 – Projeto Pedagógico Institucional encontra-se disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa no menu Módulo Virtual deste site onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista (todas as colaborações são bem vindas).

Neste eixo temático debate-se a inserção regional da Unipampa, os princípios filosóficos e teórico-metodológicos gerais que norteiam as práticas acadêmicas da instituição, as politicas de ensino, pesquisa, extensão e gestão da Instituição para o período 2014-2018 e como a Universidade entende sua responsabilidade social perante a inclusão social e o desenvolvimento econômico e social da região.

Acesse o documento e contribua aqui

Eixo Temático 1 – Perfil Institucional

A equipe responsável pelo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI informa que a primeira etapa do Módulo Virtual, denominada de Eixo temático 1 – Perfil institucional já está disponível para a comunidade acadêmica da Unipampa através do site pdi.unipampa.edu.br e do ambiente moodle onde qualquer membro docente, discente e técnico administrativo pode enviar sua colaboração ou debater seu ponto de vista.

Neste primeiro eixo temático está em discussão o texto base referente ao perfil institucional, onde estão elencados a missão, a visão, valores institucionais e as áreas de atuação acadêmica.

Para a equipe encarregada, esta etapa é a primeira e a mais relevante, visto que dá o rumo que a Universidade vai estabelecer nos próximos 5 anos. Ela também orienta a condução dos Processos de Gestão, Projeto Politico Pedagógico dos Cursos e os Planos de Gestão das Unidades Acadêmicas.

Acesse o documento e contribua aqui

É preciso diferenciar “demanda” de “estratégia”

Claro que as necessidades são importantes, mas não basta apontá-las – é mais producente enxergá-las a partir de objetivos mais amplos que possam incluir a solução dessas questões. O PDI é um documento que visa identificar os macro objetivos da Universidade. É muito comum a tendência a apontarmos problemas que permeiam o nosso cotiano.

A construção do PDI nos traz uma discussão mais ampla, sendo muito importante pensar a Universidade atual e imaginá-la nos próximos 5 anos. Considerando sua missão e visão, que estratégias serão necessárias para alcançá-las?  Participe das discussões no módulo virtual e presencial e participe da construção do futuro da Unipampa! Continue lendo 

A construção do PDI já está em andamento, no módulo Diagnóstico

A primeira etapa da construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI já está em andamento. É a fase executada internamente pelas Unidades Administrativas (Pró-Reitorias). Neste momento cada unidade realiza uma análise do PDI vigente, um diagnóstico das estratégias nele previstas e elenca possíveis prioridades para os próximos 5 anos (2014-2018). Este será o material que servirá como base para as discussões nos módulos virtual e presencial.

Para que serve o PDI?

O PDI consiste num documento onde estão definidas a missão da instituição e as estratégias elencadas para atingir suas metas e objetivos para o próximo quinquênio.  É um instrumento de planejamento estratégico que subsidia o plano de gestão considerando os aspectos da identidade institucional. Como premissa básica deve ser construído coletivamente.