Pedagogia – Jaguarão | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA

Supervisoras:

• Viviane Silveira
  • Dynara Silveira

Objetivos  Específicos do Núcleo:

• Promover o entendimento dos significados de alfabetização, literacia e numeracia, percebendo a etapa da Educação Infantil como precursora dessas práticas e de reflexão sobre a língua escrita, as quais se consolidam nos anos iniciais do ensino fundamental.
  • Fomentar o estudo de documentos oficiais importantes na área da alfabetização, como a Política Nacional de Alfabetização e a Base Nacional Comum Curricular.
  • Investigar e caracterizar o contexto educacional dos municípios de Jaguarão e Arroio Grande.
  • Observar de forma participativa a realidade escolar, para preparar teoricamente os bolsistas de iniciação à docência para sua imersão na escola e fundamentar o planejamento.
  • Elaborar estratégias didático-pedagógicas que envolvam a leitura, a escrita e o pensamento matemático, considerando as aprendizagens manifestadas após o período de ensino remoto em virtude da pandemia da Covid-19.
  • Aperfeiçoar as habilidades de leitura, de escrita e de fala dos bolsistas de iniciação à docência.
  • Valorizar as práticas alfabetizadoras, fomentando a participação de professoras alfabetizadoras em relatos de experiências.
  • Oportunizar a participação de bolsistas de iniciação à docência em experiências pedagógicas inovadoras e interdisciplinares.
  • Contribuir para a superação de problemas de ensino e aprendizagem identificados nos anos iniciais do ensino fundamental.
  • Desenvolver ações nos diferentes espaços escolares e em outros espaços formativos.
  • Planejar e executar algumas ações articuladas com o núcleo do Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia.
  • Produzir portfólio das atividades realizadas e das experiências vivenciadas no âmbito do subprojeto.
  • Proporcionar aos bolsistas de iniciação à docência a participação em oficinas sobre as diferentes áreas do conhecimento.