Água: Essencial e Escassa

O trabalho intitulado “Água: Essencial e Escassa”, se trata de uma intervenção aplicada pelas discentes Carla Lopes e Lisiane Marques com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental na escola Municipal Carlota Vieira da Cunha.

O objetivo principal da ação foi promover a conscientização sobre a importância e a limitação da água e estimular a reflexão sobre o impacto das ações humanas na sua disponibilidade e qualidade.

A estratégia didática teve uma duração total de 50 minutos, dividida em três momentos: 1) Sondagem e Engajamento (10 minutos): Momento inicial para ativar o conhecimento prévio dos alunos com perguntas abertas, como “O que vem à mente de vocês quando falamos em ‘água’?”; 2) Apresentação do Assunto e Conhecimento (20 a 30 minutos): Transmissão do conteúdo teórico utilizando slides e um vídeo educativo curto (5 minutos); 3) Verificação do Aprendizado (10 minutos): Momento prático e avaliativo em que os alunos, organizados em grupos, produziram cartazes e responderam perguntas-chave e propuseram ações de economia de água e cuidado com o meio ambiente.

Os objetivos foram: identificar o nível de compreensão dos alunos sobre a escassez hídrica; observar a capacidade de relacionar suas práticas de consumo com a poluição e avaliar o potencial da intervenção em estimular a mudança de hábitos.

A avaliação demonstrou que a intervenção foi bem-sucedida, facilitando a aprendizagem e a assimilação dos conceitos. O entusiasmo e os cartazes produzidos pelos alunos, evidenciaram que eles conseguiram conectar a teoria à prática, reconhecendo a importância de suas ações individuais e coletivas.

A abordagem pedagógica aplicada, combinada com a transmissão de conhecimento e atividades práticas, foi eficaz para a aprendizagem e para a conscientização. A mobilização dos estudantes é fundamental para que o conhecimento científico se transforme em atitudes e comportamentos mais sustentáveis no dia a dia.