No dia 30 de outubro de 2025, a pibidiana Kellen Pujol, aluna da Unipampa Campus São Gabriel, realizou na Escola de Ensino Médio XV de novembro, a intervenção intitulada como “Aula prática sobre artrópodes”, tendo como supervisora do trabalho a professora Ana Carolina Machado.
A intervenção foi realizada com a turma do segundo ano (2D). O trabalho realizado tem por objetivo que os alunos aprendam as características desse filo, além de desmistificar que esses animais não são associados somente animais peçonhentos e sim que eles têm uma grande importância ambiental. Ainda, os alunos desenvolveram a habilidade de conhecer esses diferentes grupos.
Para a referida intervenção foram utilizados os seguintes materiais: caixa entomológica (insetário), Siri conservado em álcool, barata de Madagáscar, algumas ecdises de cigarras, livro didático e uma tabela comparativa.
Para contextualização: o filo Arthropoda constitui-se em um grupo de animais diversificados, ocupando diversos ambientes tanto terrestres, como aéreos e aquáticos, desempenhando papel fundamental para manutenção da biodiversidade. Dentre os artrópodes, podemos citar as classes Insecta (borboleta, gafanhoto, formiga e besouro), Arachnida (aranhas, escorpiões, ácaros, opiliões e carrapatos), Crustacea (siri, camarão, caranguejo e tatuzinho-de-jardim), Miriápodes (centopéia e piolho-de-cobra).
Apesar da sua grande importância, muitos alunos os associam somente a animais peçonhentos e a pragas, gerando percepções negativas. O objetivo da atividade foi apresentar e discutir o filo Arthropoda, brevemente acompanhada da teoria composta por aula expositiva dialogada, aplicada com a prática para identificar características anatômicas e fisiológicas, relacionadas ao meio em que vivem, além de possibilitar a compreensão da diversidade presente.
Ao final da intervenção os alunos se sentiram empolgados com a aula prática, pois essa metodologia foge do contexto da sala de aula. Nesse contexto a aula foi positiva e com feedback avaliativa pelos alunos que puderam relacionar a importância desse grupo.


