Apresentação | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA

Apresentação

    O projeto institucional da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) submetido ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Edital 23/2022 CAPES/MEC contempla quinze (15) licenciaturas presenciais da instituição. Essas licenciaturas estão distribuídas em oito (08) campi, sediados nos municípios de Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana, situados na metade sul e sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul. A proposta prevê  quinze (15) núcleos de iniciação à docência, organizados em dez (10) subprojetos. As áreas contempladas nos subprojeto foram: Alfabetização, Biologia, Ciências, Física, Química, Letras, Matemática, Sociologia, História, Educação Física, Língua Espanhola.

    A UNIPAMPA foi comtemplada com cento e sessenta e oito (168) cotas de bolsas de iniciação à docência,  vinte e uma (21) cotas de supervisores e sete (7) cotas de coordenadores de área, sendo que a instituição apresentou como contrapartida, no mínimo um (1) coordenador de área sem bolsa por subprojeto.

     Com a experiência adquirida no desenvolvimento de projetos institucionais do PIBID desde 2009, a UNIPAMPA busca nesta nova edição (2022-2024) articular as propostas dos núcleos e subprojetos aos princípios e fundamentos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e tornar ainda mais presente e inovador, em escolas públicas municipais, estaduais e federais da sua região de abrangência, o trabalho de formação inicial de professores. A experiência adquirida durante o desenvolvimento de edições anteriores do PIBID, também contribui para atender aos seis (06) objetivos do PIBID e incorporar as seis (06) dimensões da iniciação à docência previstas no artigo 16º da Portaria Capes 83/2022 em suas metas e indicadores, prevendo nas ações dos subprojetos:

I – a inserção no cotidiano escolar promovendo: a) estudo do contexto social e educacional da comunidade escolar, do perfil dos(as) estudantes e do modo de gestão da escola; b) observação sistemática do cotidiano escolar com o reconhecimento dos espaços escolares físicos (salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços recreativos e desportivos, área verde, oficinas de artes – plásticas, música, dança, teatro) e virtuais; c) participação nas diferentes atividades previstas no projeto pedagógico da unidade escolar, bem como em reuniões pedagógicas e órgãos colegiados.

II – a leitura e a discussão de referenciais teóricos educacionais para a análise do processo de ensino-aprendizagem das linguagens e conteúdos ligados ao subprojeto baseados nas diretrizes curriculares da educação básica;

III– o desenvolvimento de ações que exercitem o trabalho coletivo e interdisciplinar para o planejamento e realização de atividades em níveis crescentes de complexidade em direção à autonomia do licenciando, estimulando a criatividade e a ética profissional;

IV – o desenvolvimento, execução e avaliação de estratégias de aprendizagem, integrando teoria e prática, e o uso de diferentes linguagens de comunicação pedagógica nos espaços escolares físicos e virtuais;

V – o desenvolvimento do uso apropriado da língua portuguesa e das habilidades comunicativas verbais, textuais, corporais, artísticas e científicas, ao longo do processo formativo dos licenciandos;

VI – o registro e a sistematização das atividades em diferentes formatos e linguagens, expressando o processo de construção da identidade docente.

    O acompanhamento das atividades dos subprojetos será realizado por meio do registro das ações empreendidas em portal institucional e pela realização de webconferências com os coordenadores de área (com e sem bolsa) para troca de informações e esclarecimentos de dúvidas, além de visitas às sedes (campus) dos núcleos e subprojetos para conhecer as condições de trabalho dos docentes e licenciandos participantes do PIBID.

    A avaliação das atividades será realizada por meio de consultas semestrais sobre a transparência das informações, esclarecimento de dúvidas, resolução de eventuais conflitos e atendimento às demandas dos núcleos e subprojetos, bem como um levantamento semestral das ações registradas no portal institucional para avaliar sua conformidade com os objetivos propostos pelo projeto institucional e pelos projetos de cada núcleo e subprojeto. Além disso, a UNIPAMPA assume os compromissos de designar um servidor técnico para auxiliar na gestão administrativa do projeto e de reconhecer, aos licenciandos de iniciação à docência, as horas dedicadas ao programa como aproveitamento de crédito no curso em que estão matriculados.

    Destaca-se que a UNIPAMPA possui colegiado, com membros representantes das redes municipais e estaduais de ensino, para a articulação dos cursos de licenciatura e de seus programas de formação de professores.