Pesquisas feitas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB (2023) informam que ‘’Os estudantes estão alfabéticos. Leem pequenos textos, formados por períodos curtos e localizam informações na superfície textual. Produzem inferências básicas com base na articulação entre texto verbal e não verbal, como em tirinhas e histórias em quadrinhos. Escrevem, ainda, com desvios ortográficos, textos que circulam na vida cotidiana para fins de uma comunicação simples: convidar, lembrar algo, por exemplo’’.
Com isso, foi elaborado por um grupo composto pelos participantes do PIBID um projeto que auxiliasse os estudantes do ensino fundamental I, e assim, surgiu o ‘’Cantinho Mágico’’. Um espaço acolhedor para o ensino-aprendizagem dos estudantes com dificuldade de aprendizagem. Desde então, cada grupo do PIBID da escola fica responsável por turmas onde as próprias professoras dos estudantes encaminham materiais pedagógicos e os alunos para uma ou duas horas de reforço. Com a possibilidade de fazer a ‘’Hora do Conto’’ com os estudantes da turma, escolhendo assim, um livro voltado a idade dos estudantes. Sendo feito a leitura com os alunos e a interpretação da história em conjunto. Deixando as aulas mais divertidas e dinâmicas para todos os envolvidos.
Educar é um grande desafio na rede pública de ensino quando os recursos metodológicos são limitados, com poucas possibilidades os professores de escolas públicas se deparam com a dificuldade de compreensão dos estudantes de entenderem o conteúdo abordado em aula. Em cada turma de ensino fundamental básico é composta entre 20 a 30 alunos por sala. Se faz necessário um apoio externo para que nenhum aluno fique com alguma defasagem de aprendizagem. Por isso, a importância de um projeto que vise auxiliar os estudantes em suas dificuldades no ensino básico construindo uma educação gratuita e de qualidade para todos.
