Apresentado no dia 05/11/2025 no SIEPE – Salão de inovação, ensino, pesquisa e extensão Uma perspectiva da comunidade escolar sobre o impacto do PIBID em São Borja: Escola Padre Francisco Garcia, A pesquisa tem o objetivo de compreender como a comunidade escolar vê o Programa, entende sua contribuição e avalia a sua relação entre universidade e escola. A técnica de pesquisa utilizada foi a de aplicação de um questionário do tipo fechado, baseado em respostas de nível de intensidade (Muito, Sim, Mais ou Menos, Não). A metodologia foi quali-quanti e que visa uma abordagem mista e uma compreensão mais completa do fenômeno, o método foi a estatística descritiva para organizar, resumir e
descrever os aspectos importantes de um conjunto de características observadas e para comparar tais características entre dois ou mais conjuntos. Os resultados apresentados são observações positivas por parte dos participantes como: “toda forma de incentivar para que os jovens permaneçam estudando e contribuindo no meio escolar é muito válida!” ou “A nossa escola […] está de portas abertas aos maravilhosos pibidianos. Venham estagiar aqui!”. Isso confirma a contribuição prática do PIBID para a realidade escolar local.
Portanto podemos afirmar que após a primeira amostragem feita na escola O PIBID, constitui para a formação de futuros docentes, e ressaltamos a importância do projeto na formação docente, possibilitando o primeiro contato com a educação Básica.
Créditos:
Notícia: Caroline Trindade de Paula.
Fotografia: José Luciano Gattiboni Vasques.
Alunas do trabalho científico: Caroline Trindade de Paula, Isabely Camargo Flores.

