Sistema Terra e Universo

A intervenção intitulada “Sistema Terra e Universo” foi realizada com a turma do 6º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlota Vieira Da Cunha.

A aula de 50 minutos ocorreu no dia 23 de outubro, conduzida pelos discentes Carla Gomes Lopes e Eduardo, e contou com o apoio do professor Gillian. O objetivo foi verificar a eficácia da metodologia em três momentos: problematização, organização e aplicação na consolidação do aprendizado sobre os movimentos da Terra e os componentes do Sistema Solar.

A intervenção foi estruturada em três momentos: a) Problematização Inicial: A fase inicial se deu com perguntas abertas para levantar os conhecimentos prévios da turma; b) Organização do Conhecimento: Foi utilizada uma apresentação de slides (intitulada “O UNIVERSO EM NOSSAS VIDAS: A TERRA, O SOL E A LUA”) para detalhar conceitos em geral sobre o sistema solar; c) Aplicação e Certificação do Conhecimento: Em substituição ao cartaz foi aplicado algumas questões que foram copiadas no caderno e respondidas em grupo geral da turma.

Foi observada uma participação significativa dos alunos, gerando engajamento da turma. O uso dos três vídeos em aula na fase inicial foi um recurso eficaz, contribuindo diretamente para que os alunos mantivessem a concentração durante a aula. O método de certificação por questionário coletivo validou a assimilação dos conceitos.

A facilidade com que a turma respondeu as questões evidenciou a eficácia da sequência didática e da metodologia aplicada na transmissão do conteúdo.

Conclui-se que a Intervenção Pedagógica sobre o Sistema Terra e Universo alcançou seu objetivo de consolidar o aprendizado em 50 minutos. O alto nível de engajamento e participação da turma do 6º Ano, somado à certificação positiva do conhecimento por meio do questionário coletivo, reforça a validade da metodologia utilizada nesta intervenção.