Produções Didático-Pedagógicas 2012 | PIBID 2014

Produções Didático-Pedagógicas 2012

Proposta de Plano de Ensino para a Educação Física no ano de 2012

1) Plano de ensino elaborado para os anos finais do ensino fundamental para o componente curricular educação física. Proposta elaborada pelos dez bolsistas ID e pelas duas supervisoras, orientados pelo coordenado do subprojeto, se caracterizou como uma tentativa de organizar conteúdos e sua sequência ao longo dos anos finais do ensino fundamental. A proposta se caracterizou pela distribuição dos conteúdos a serem desenvolvidos em cada ano/série (6º. Ano, 6ª. série, 7ª. série e 8ª. série) em cada trimestre.

PLANEJAMENTO_2012_6_ANO_DOM_HERMETO
PLANEJAMENTO_2012_7_ANO_DOM_HERMETO
PLANEJAMENTO_2012_8_ANO_DOM_HERMETO
PLANEJAMENTO_2012_9_ANO_DOM_HERMETO
 

Planejamento dos conteúdos para a Educação Física dos anos finais no ano de 2013

1) A partir das experiências com a aplicação da proposta de plano de ensino para o ano de 2012 os bolsistas ID e as supervisoras, orientados pelo coordenador do subprojeto, desenvolveram uma proposta de plano de ensino aprimorada para o componente curricular Educação Física da EEEM Dom Hermeto para o ano de 2013.

PLANEJAMENTO_2013_DOM_HERMETO

Planejamento dos conteúdos para a Educação Física dos anos iniciais no ano de 2013

1) A partir da constatação de que as aulas de educação física (chamada na escola de recreação) dos anos iniciais não apresentava um planejamento geral e muitas vezes não acontecia, os novos bolsistas ID e o supervisor que ingressaram em 2012 no subprojeto, orientados pelo coordenador do subprojeto, desenvolveram uma proposta de plano de ensino para os anos iniciais do ensino fundamental da EEEM Dom Hermeto para o ano de 2013.

PLANEJAMENTO_2013_ANOS_INICIAIS

Projetos educacionais realizados

1) Relato de experiências de aulas de educação física com conteúdos pouco trabalhados nas escolas. A série de relatos foi chamada de “Educação física escolar: muito além do tradicional – Experiências do subprojeto educação física PIBID/UNIPAMPA 2011”.                   a) Handebol na areia (beach handebol).

PIBID_EF_ANDEBOL_AREIA

2) Relato de experiências de aulas de educação física com conteúdos pouco trabalhados nas escolas. A série de relatos foi chamada de “Educação física escolar: muito além do tradicional – Experiências do subprojeto educação física PIBID/UNIPAMPA 2011”.                   b) Rugby na areia (rugby flag na areia).

PIBID_EF_RUGBY_AREIA

3) Relato de experiências de aulas de educação física com conteúdos pouco trabalhados nas escolas. A série de relatos foi chamada de “Educação física escolar: muito além do tradicional – Experiências do subprojeto educação física PIBID/UNIPAMPA 2011”.                   c) Gincana de confraternização.

PIBID_EF_GINCANA

4) Relato de experiências de aulas de educação física com conteúdos pouco trabalhados nas escolas. A série de relatos foi chamada de “Educação física escolar: muito além do tradicional – Experiências do subprojeto educação física PIBID/UNIPAMPA 2011”.                   d) Ginástica na escola.

PIBID_EF_GINÁSTICA

5) Relato de experiências de aulas de educação física com conteúdos pouco trabalhados nas escolas. A série de relatos foi chamada de “Educação física escolar: muito além do tradicional – Experiências do subprojeto educação física PIBID/UNIPAMPA 2011”.                   e) Esportes radicais.

PIBID_EF_ESPORTE_RADICAIS

6) Relato de experiências de aulas de educação física com conteúdos pouco trabalhados nas escolas. A série de relatos foi chamada de “Educação física escolar: muito além do tradicional – Experiências do subprojeto educação física PIBID/UNIPAMPA 2011”.                    f) Educação para a saúde.

PIBID_EF_EDUCAÇÃO_SAÚDE

7) Relato de experiências de aulas de educação física com conteúdos pouco trabalhados nas escolas. A série de relatos foi chamada de “Educação física escolar: muito além do tradicional – Experiências do subprojeto educação física PIBID/UNIPAMPA 2011”.                    g) Conhecendo os esportes olímpicos.

PIBID_EF_SEMINÁRIO_ESPORTES

8) Relato de experiências de aulas de educação física com conteúdos pouco trabalhados nas escolas. A série de relatos foi chamada de “Educação física escolar: muito além do tradicional – Experiências do subprojeto educação física PIBID/UNIPAMPA 2011”.                    h) Confecção de materiais.

PIBID_EF_SEMINÁRIO_MATERIAIS_ATLETISMO