Institucional 2018 | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2018 | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA 2018 | Página: 25

II Mostra de Extensão Universitária – Campus Dom Pedrito

No dia 05 de Novembro ocorreu CTG Herança Paternal -Dom Pedrito/RS

a II Mostra de Extensão Universitária: Comunidade&Universidade, evento em que o PIBID/LeCampo fez sua participação. Tivemos a apresentação do  Teatro do Sujeirinha, que trata de questões do tratamento de resíduos sólidos e a participação junto a Biblioteca da Hora do Conto, onde as crianças da comunid

Folder de divulgação do Evento
Pibidianxs e comunidade

Encenação com a temática do tratamento dos resíduos sólidos

ade escuta histórias infantis.

Plantio de árvores frutíferas

No dia 11 de novembro de 2019 os pibidinxos foram a Escola Anna Riet Pinto realizar o plantio de árvores frutíferas, que estava previsto no projeto do núcleo. Com o plantio serão desenvolvidas diferentes abordagens, que vão desde a sensibilização/cuidado no plantio e manejo quanto à produção e colheita dos frutos, os quais servirão de alimento para a comunidade escolar

Organização do grupo para o plantio de árvores
mudas de árvores

Anima Campus – Campus Itaqui

No dia 05 de novembro aconteceu o 2º Anima Campus, evento este aberto à comunidade e teve por objetivo a mostra de trabalhos e projetos dos cursos de graduação da UNIPAMPA. Na oportunidade os bolsistas trouxeram atividades fazendo uso do material adquirido recentemente pelo projeto.

Material Dourado – Adriana e Lucian
Geoplano – Amanda e DieniferTangran – Rosane e ThaísTorre de Hanói – Ben-Hur e LaraCírculos de Frações – Matheus

 

Oficina étnico-racial no Instituto Pe Francisco Garcia

No dia 24 de maio de 2019, o grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto Ciências Humanas – Campus São Borja, ofertou às turmas 91, 92 e 211 do Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, localizado no bairro do Passo, uma oficina referente as relações étnico-raciais com foco nos povos originários brasileiros e a trajetória do negro nessa sociedade. Neste encontro, foi apresentada a problemática acerca das questões étnicas e raciais desses grupos, e suas implicações no desenvolvimento do Brasil até a atualidade, isso fica evidente no descaso em diversas situações do cotidiano relacionadas com a moradia e as oportunidades de trabalho e estudo dessa parcela da população.

A oficina buscou abordar a questão dos povos originários, conceituando, o contexto histórico, colonização, genocídio, etnocídio e a contraposição ao que muitas vezes é ocultado no conteúdo dos livros didáticos. Além disso, a oficina também contou com a fala da professora Jandira Lopes, que explanou alguns fatos sobre a trajetória do povo negro no decorrer da história, trazendo uma visão além do Brasil. A mesma, ainda comentou sobre os problemas deixados pela escravidão e suas consequências sociais no país. 

OFICINA ÉTNICO-RACIAL

ROTEIRO

Introdução: A Oficina étnico-racial tem foco nos povos originários brasileiros e a trajetória do negro nessa sociedade. A oficina tem por objetivo abordar a problemática acerca das questões étnicas e raciais desses grupos, e suas implicações no desenvolvimento do Brasil até a atualidade. Sua preparação e aplicação se deu entre os meses de abril e maio aproveitando as datas comemorativas de 19 de Abril (Dia do Índio) e 13 de Maio (Abolição da Escravatura)

Público alvo da Oficina: Alunos do 9ºano do Ensino Fundamental e 2ºano do Ensino Médio do Instituto Estadual Pe Francisco Garcia – São Borja-RS

Etapas de preparação da Oficina

  1. Divisão dos tópicos da Oficina entre os pibidianos para a leitura e estudo da bibliografia:

– O contexto histórico dos povos originários e negro;

– Os processos de exploração, a presença do indígena e do negro no Pampa, o contexto atual desses povos;

– A demarcação de terras, genocídio, etnocídio, cultura, linguagem, pinturas, músicas, rituais, fusão entre as culturas;

– Negro das Charqueadas, Olarias;

– Massacre de Porongos;

– A utilização do termo: povos nativos;

– Raça não se vincula à biologia.

– Mulher indígena, luta e resistência,

– A Lei 11.645 onde estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e cultura  afro-brasileira e indígena nas escolas públicas e privadas do país,

  1. Estudo e análise do Filme “Quanto vale ou é por kg?”. O filme demonstra a problematização da cidadania no Brasil com a comparação entre o Brasil colonial e o de hoje com direção de Sérgio Bianchi. O filme é uma livre adaptação do conto “Pai contra mãe” de Machado de Assis, publicado no volume “Relíquias de Casa Velha” em 1906, entremeado com pequenas crônicas de Nireu Cavalcanti sobre a escravidão extraídas dos Autos do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro

 

Etapas de execução

 

  1. Exibição de Filme

Exibir o Filme: “Quanto Vale ou é por quilo” com o objetivo de introduzir  a temática étnico-racial

 

  1. Palestra

A Professora de História da Escola Estadual de Ensino Médio Apparicio Silva Rillo, Jandira Lopes proferirá uma palestra abordando a temática da escravidão, racismo e preconceito

  1. Debate sobre o tema

Num terceiro momento será realizado um debate com os alunos sobre o tema da questão do negro e do índio no passado e nos dias atuais

  1. Dinâmica sobre vocabulário indígena

Será realizada uma atividade lúdico-educativa com palavras indígenas e seus significados. Os alunos terão que procurar no pátio da escola as palavras e os respectivos significados.

  1. Exposição da atividade

Serão colados nas paredes da escola as palavras indígenas e seus significados com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da valorização da cultura indígena

Ampliando os espaços de pesquisa na EMEF Cabo Luiz Quevedo: A pracinha sendo modificada para servir de espaço para pesquisa.

Na manhã do dia 06/11/2019 foi plantado na escola Cabo Luiz Quevedo as mudas de flores que foram recebidas para ornamentar o espaço escolar. A escola conta com pouco espaço disponível para a plantação, sendo o único espaço disponível a pracinha da escola que é um espaço utilizado por todos/as os/as estudantes da mesma.

Esse espaço que antes fora visto somente como um espaço de lazer da escola, agora servirá como um “laboratório ao ar livre” que será utilizado por estudantes e professores/as que desejarem ampliar seus campos de pesquisa. Nessa perspectiva, torna-se possível realizar atividades teóricas e práticas fora da sala de aula e do laboratório de ciências, levando os/as estudantes à apropriar-se dos mais diversos espaços escolares.

Projeto Sonoridades do Cotidiano Escolar

Durante o primeiro semestre de 2019, os bolsistas da escola E.M.E.F Professora Creusa Brito Giorgis ministraram um projeto direcionado aos alunos do 9° ano. O projeto “Sonoridades do cotidiano escolar”, trabalhou o conceito da paisagem sonora ao ensino fundamental. O principal objetivo do projeto foi desenvolver a reflexão sobre os sons que os alunos escutam no cotidiano e sobre os sons com o quais os alunos entraram em contato nas aulas de educação sonora. O projeto foi desenvolvido em módulos através de aulas expositivas e       dialogadas com apresentação de recursos audiovisuais; apreciação musical direcionada; discussões e reflexões; e práticas de sonorização. O projeto gerou reflexões e resultados interessantes, como a conscientização sobre como o excesso de material sonoro (poluição sonora) em sala de aula pode interferir no processo de ensino e de aprendizagem. Também foi refletido a importância do som para caracterização do ambiente em que vivemos, e como o aspecto sonoro do cotidiano pode variar de acordo com variados lugares. O processo de avaliação foi formativo e processual, baseado nas atividades propostas pelos professores e no engajamento dos alunos em cada módulo.

III Encontro das Licenciaturas da Região Sul, o III Encontro do PIBID da Região Sul e o I Encontro do Residência Pedagógica (RP)

O III Encontro das Licenciaturas da Região Sul, o III Encontro do PIBID da Região Sul e o I Encontro do Residência Pedagógica (RP) da Região Sul é promovido pelo Fórum de Coordenadores Institucionais do PIBID e do Residência Pedagógica da Regional SUL – Forpibid-RP Sul, pelos Programas Institucionais de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica da região Sul e pelas Instituições de Ensino Superior (IES) da região. Será organizado e sediado pela UFPR, com apoio de Instituições de Ensino Superior da região e do ForgradSUL.

O encontro visa, por meio da participação das diferentes IES e das escolas conveniadas ao Pibid/RP/Região Sul, discutir as práticas de iniciação à docência e o estágio supervisionado na residência pedagógica em seus diferentes enfoques, promovendo reflexões sobre a avaliação das experiências desenvolvidas e perspectivas à continuidade do Pibid e do Residência Pedagógica como política de formação e de valorização à docência e aprimoramento da Educação.

Com isso nosso bolsista Nei Gonçalves, discente do curso de Ciências da Natureza do campus Uruguaiana levará ao evento um trabalho com o tema: VIVÊNCIAS DOS PIBIDIANOS: UM OLHAR, UM FAZER E UMA NOVA PERCEPÇÃO DE CENÁRIOS.

Bolsistas do PIBID fazem cine debate no IFSul – Campus Bagé a partir de curtas produzidos pelos próprios alunos

No primeiro semestre do ano de 2019, ocorreu em três turmas do Ifsul – Campus Bagé um cine debate sobre os temas expostos em curtas produzidos pelos próprios alunos da instituição. Nessa atividade, foram exibidos os curtas feitos pelos alunos de três turmas da instituição e logo depois puderam refletir sobre temas como: depressão, orientação sexual, bullying, entre outros temas, todos ligados direta ou indiretamente aos temas transversais dos PCNs. Foi o momento de dar voz aos dilemas vividos pelos alunos, nessa fase no mínimo confusa que é adolescência.

cine debate

Bolsistas do PIBID no processo de elaboração de curtas-metragens com alunos do IFSul – Campus Bagé explorando gêneros textuais e trilhas sonoras

No primeiro semestre do ano de 2019 foram produzidos em três turmas do IFSul – Campus Bagé curtas-metragens a partir dos temas transversais contidos nos PCN’s. Nessa atividade, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) – Letras e Artes (Música) mediaram a elaboração dos curtas expondo os requisitos necessários para a proposta. Os bolsistas de Letras falaram sobre os gêneros sinopse e roteiro e os bolsistas de Música exploraram os efeitos e trilhas sonoras.

Os resultados do Projeto “OS TEMAS TRANSVERSAIS A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE CURTAS: um projeto interdisciplinar entre Música e Letras”

Entre os meses de abril e julho, o grupo interdisciplinar do PIBID desenvolveu o projeto de curta-metragem no IFSul – campus Bagé junto das turmas de 1º, 2º e 4º semestre do curso técnico de informática, visando trabalhar com os temas transversais nestas produções. A produção final resultou no total de oito curtas, alcançando a totalidade de entregas esperadas. Além do trabalho com linguagens e produções sonoras, os grupos abordaram diferentes temas sociais, tendo em sua maioria a intenção de denunciar questões decorrentes como em casos de homofobia e racismo, falando também da importância de dar atenção aos problemas emocionais.

cena de um dos curtas produzidos