Institucional 2018 | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2018 | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA 2018 | Página: 36

Saída de Campo Minas do Camaquã

Na manhã do dia 13 de Abril de 2019, dois ônibus de discentes e docentes da Licenciatura em Ciências da Natureza e pibidianos, partiram da Unipampa (Universidade Federal do Pampa) Campus Dom Pedrito rumo ao município de Caçapava do Sul. Inicialmente houve uma parada nas Guaritas, onde ocorreu á explicação do Professor Leonardo Deble sobre a formação rochosa do município.
No parque das minas do Camaquã, há diversas opções de esportes radicais. Foi realizada uma trilha em um percurso de paisagens naturais que causou a admiração dos pibidianos. Foi uma tarde de aventura com a realização da tirolesa e canoagem.
Acompanhados pela Professora Franciele Dias, que tornou o passeio enriquecedor, com seus conhecimentos sobre a região, conhecemos vagões de trens antigos e locais como o cine rodeio, que foi desativo pelo risco de desabamento e tinha função de cinema e clube de festas.
Legenda: Juan Gomes Cardozo
Fotos: Professora Crisna Daniela Krause Bierhalz e Marina Moreira

 

Formação sobre a Feira de Ciências na Unipampa – Campus Bagé

Na quinta-feira, dia 09 de maio de 2019 o Pibid (Programa Institucional de

Bolsa de Iniciação a Docência) da Unipampa – Campus Dom Pedrito se fez presente no Seminário: O Papel das Feiras de Ciências na Alfabetização Científica que ocorreu na Unipampa – Campus Bagé.

Pela tarde aconteceram duas rodas de conversa, a primeira sobre os Desafios na orientação de trabalhos para Feira de Ciências, onde muitos docentes e discentes puderam contar sobre algumas das suas experiências na orientação ou até de trabalhos em feiras.

A segunda roda de conversa trazia como assunto principal os Desafios na organização de Feiras de Ciências, novamente muitos que estavam presentes contaram como foi organizar uma feira de ciências e por para quem nunca organizou, pode ouvir um pouco como é e levar consigo para uma futura experiência.

No final da tarde houve a palestra sobre Alfabetização Científica na Educação Básica ministrada pela Professora e Doutora Lúcia Helena Sasseron, que teve como objetivo a Alfabetização científica dentro do ensino de ciências, mostrando seus projetos no ensino fundamental sobre as ciências da Natureza e suas tecnologias. Abordou também alguns tópicos como as Ciências da Natureza como campo de conhecimento e como isso se encaixa dentro da Alfabetização científica com o objetivo de trazer o entendimento das ciências como campo de conhecimento.

Foi uma tarde de muito aprendizado e novos conhecimentos sobre as feiras de ciências e o ensino de ciências para a educação básica.



92e5a05f-298d-42ca-b3c4-ede3ef39bff6.jpg (1024×767)











 

Oficina Plantas Medicinais

Na tarde do dia 29 de Abril de 2019, os bolsistas Diovana Santos, Rafaela Brião, Reinaldo Rangel e Sthephane Barreto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) pela E.M.R.E.F Sucessão dos Moraes realizaram a primeira intervenção com o tema Plantas Medicinais no Bioma Pampa, no 8° ano da escola parceira E.M.E.F Alcides Maia com doze aluno presentes.

No primeiro momento foi entregue um questionário no qual eles tiveram que responder à três perguntas sobre os conhecimentos que eles obtinham antes da aula, logo após foi feito a introdução na qual foi explicado o Bioma Pampa e suas características, os Biomas Brasileiros e as Plantas Medicinais e sua ancestralidade através de Slides.

Em seguida cada bolsista apresentou uma planta medicinal explicando suas propriedades medicinais, indicações e contraindicações, depois foi realizada uma atividade em que os estudantes puderam reconhecer ou conhecer as plantas através dos sentidos (olfato, tato, visão e paladar). Na segunda atividade os alunos foram divididos em três grupos, foi disponibilizado um Tablet e uma folha para cada grupo sendo solicitado que eles procurassem e fotografassem plantas encontradas no entorno da escola e anotassem o nome e suas possíveis funções medicinais.

Nos últimos momentos da aula foi entregue o 2° questionário com as mesmas perguntas do 1°, para que fosse possível analisar o que eles aprenderam com a intervenção feita, assim que eles terminaram de responder foi ofertado a eles um brigadeiro e junto eles podiam escolher se queriam ou não experimentar a Pimenta Rosa, fruto da planta Aroeira junto com o brigadeiro. Foi uma tarde de muito aprendizado tanto aos estudantes como para os bolsistas.