PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2018 | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA 2018 | Página: 29

Aluno bolsista do Pibid tem trabalho aprovado para SIEPE

O 11° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) acontecerá em Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguay) nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2019.
Com isso o aluno bolsista Nei Gonçalves, discente do curso de licenciatura em Ciências da Natureza que faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e levará o trabalho com o título: PROTAGONISMO JUVENIL ATRAVÉS DO PROJETO VIVENCIANDO O PLANEJAMENTO FAMILIAR.
Desejamos uma ótima apresentação ao nosso colega.

Visita da Escola Getúlio Vargas – Campus Itaqui

No dia 17 de outubro a UNIPAMPA – Campus Itaqui recebeu a visita dos alunos da Escola Getúlio Vargas. Na oportunidade os bolsistas apresentaram atividades envolvendo jogos matemáticos com material adquirido recentemente pelo projeto, proporcionando aos alunos uma maneira divertida de aprender e retomar conceitos matemáticos.

Material Dourado – Adriana e Lucian

Torre de Hanói – Ben-Hur e Natieli

Geoplano – Amanda e Dienifer

Círculos de Frações – Eduardo e Tayná

Tangran – Rosane e Thaís

Intervenções pedagógicas: propostas em turmas acompanhadas pelos bolsistas – Campus Itaqui

Trilha para o estudo de frações – 7º ano do Ensino Fundamental

Aplicação de uma trilha com questões envolvendo operações de frações a duas turmas do 7º ano da Escola Odila Villordo de Moraes. Utilizou-se esta atividade como revisão das operações, destacando o trabalho em grupos.

Ensino de potenciação com material concreto – 6º ano do Ensino Fundamental

As intervenções foram realizadas em três turmas do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Odila Villordo de Moraes e do Colégio Estadual São Patrício. Inicialmente realizou-se uma revisão do conteúdo de potenciação. Na sequência, foram propostas aos alunos atividades para representação geométrica em desenho de várias potências. Em momento posterior, distribuiu-se o material dourado na quantidade necessária para cada grupo, solicitando a representação da potência quadrada através da exploração do material, e então, a construção de cubos representando diversas potências. Constatou-se que o uso do material concreto foi fundamental, auxiliando o professor no objetivo de oportunizar uma aprendizagem significativa de potenciação.

 

Geometria para ensino da álgebra utilizando Cartões de Polinômios – 8º ano do Ensino Fundamental

A atividade sobre polinômios foi desenvolvida em turmas de 8º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Profª Odila Villordo de Moraes. Os alunos utilizaram material manipulável que foi produzido em cartolina, considerando cartões com tamanhos distintos e representando diferentes variáveis. O objetivo principal focou na representação de polinômios através de conjuntos dos cartões, relacionando portanto geometria e álgebra.

Tabuleiro Algébrico – 8º ano do Ensino Fundamental

A atividade foi aplicada em 2 períodos nas duas turmas do 8°Ano da Escola Odila Villordo de Moraes. O objetivo desta foi levar uma atividade diferenciada para o ambiente de sala de aula para que os alunos praticassem através do tabuleiro cálculos algébricos com substituição de variáveis, dos quais vinham apresentando dificuldades durante as aulas anteriores.

Juros e pesquisa de produtos – 3º ano do Ensino Médio

A intervenção foi realizada nas turmas do terceiro ano do ensino médio na Escola Odila Villordo de Morais e teve como tema principal os Juros impostos em diversos Eletrodomésticos e eletrônicos presentes no cotidiano dos estudantes. As atividades propostas nesta intervenção foram planejadas tendo como base a metodologia de investigação matemática, pois os discentes precisaram determinar o produto desejado e pesquisar os melhores preços e condições de pagamento nas lojas virtuais de sua preferência, com o auxílio de netbooks disponibilizados pela escola.

Desenvolvimento de experimentos – Fevereiro de 2019

No período de 04 de fevereiro a 01 de março de 2019, o sub-projeto Física do PIBID da Unipampa, estudaram e desenvolveram uma série de experimentos demonstrativos para serem trabalhados nas escolas:

(a) Freio Magnético: um ímã esférico de 10 mm é solto dentro de um tubo de alumínio, o qual através da indução magnética provoca uma desaceleração do ímã, supostamente em queda livre.

(b) Motor homopolar: motor elétrico extremamente simples o qual se faz circular corrente elétrica em um ímã na forma de pastilha circular, suspenso por meio de um parafuso preso a uma pilha (efeito da força magnética) e por meio da reação do campo magnético produzido pela corrente elétrica com o campo magnético do ímã, faz com que este passe a rotacionar.

(c) Determinação da aceleração da gravidade: através de um tubo não metálico em que são montados enrolamentos de fio de cobre espaçados regularmente (em torno de 10 cm entre cada enrolamento) é possível medir (pela entrada de microfone do computador), os sinais induzidos (nos enrolamentos) devido a um ímã em queda livre pelo interior do tubo e desta forma montar um gráfico de posição contra o tempo e obter a aceleração da gravidade.

(d) Determinação da velocidade do som: utilizando a entrada de microfone do computador, conectamos dois microfones (um no canal esquerdo (left) e outro no canal direito (right)) espaçados alguns metros (utilizados em torno de 6 metros) entre eles. Um ruído é produzido na proximidade de um destes microfones e por meio do computador, podemos medir o tempo para este ruído chegar no outro microfone e assim determinar a velocidade do som.

(e) Experimento de difração da Luz:  através de um laser e uma tela fina (tela de filtro de café), é possível demonstrar que a luz difrata (desvio do caminho óptico) quando este atravessa pequenos objetos.

(f) Célula eletroquímica: mostrar através da eletrólise da água, quantidades fundamentais como carga elétrica, quantidade molar, conversão de energia entre outros.

Pibidianos realizam atividade com o gênero autobiografia dentro da temática: Identidade e Interculturalidade

Os pibidianos Caroline Vargas e Paulo Chaves realizaram uma atividade com o gênero autobiografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Miranda, em uma turma de EJA. Os discentes de Iniciação à Docência trabalharam com Pronomes Pessoais e introduziram o gênero escolhido da intervenção pedagógica. Os alunos posteriormente, realizarão uma produção autobiográfica.

Pibidianas disponibilizam materiais didáticos com a temática: Pluralidade Cultural

As pibidianas Gabriela e Yasmin disponibilizaram seus materiais didáticos realizados e aplicados no primeiro semestre de 2019 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Miranda, com o tema transversal Pluralidade Cultural. Os materiais didáticos são relevantes para o processo de aprendizagem do aluno em relação ao tema na sala de aula de Espanhol no Educação Básica.

Segue em anexo, os materiais didáticos, em ordem:

Plu.Cul.-Prof.Miranda-Aula1-Gabriela,Yasmin

Plu.Cul.-Prof.Miranda-Aula2-Gabriela,Yasmin (1)

Plu.Cul.-Prof.Miranda-Aula3-Gabriela,Yasmin

Plu.Cul.-Prof.Miranda-Aula4-Gabriela,Yasmin

Plu.Cul.-Prof.Miranda-Aula5-Gabriela,Yasmin

Plu.Cul.-Prof.Miranda-aula6-Gabriela e Yasmin

Pibidianos aplicam teste diagnóstico com a temática: Identidade e Interculturalidade

Os pibidianos Caroline Vargas e Paulo Chaves aplicaram seu pré-teste, mais conhecido como teste diagnóstico na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Miranda, em uma turma da Educação de Jovens e Adultos, totalidade T3, que corresponde ao sexto ano do Ensino Fundamental. O teste diagnóstico busca examinar quais são os conhecimentos prévios do aluno em relação ao tema escolhido, neste caso, Identidade e Interculturalidade.