PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2018 | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA 2018 | Página: 41

Professoras supervisoras encontram pibidianos

Pibidianos do Núcleo de Espanhol e respectivas literaturas dividiram-se em três grupos para estabelecer uma metodologia de atuação junto às professoras supervisoras de cada escola. O PIBID do Núcleo de Espanhol e respectivas literaturas  desenvolve atividades nas escolas Théo Vaz Obino, Professor Miranda e na Escola Nossa Senhora das Graças em Aceguá, município que faz fronteira com o Uruguai. Veja o registro a seguir da atividade que ocorreu durante o segundo semestre de 2018.

Continue lendo

Núcleo de espanhol do PIBID participa de reunião interdisciplinar

No segundo semestre de 2018, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) promoveu uma reunião conjunta  no campus da Unipampa Bagé.  Participaram docentes e discentes dos  núcleos de Espanhol e respectivas literaturas e  também dos dos núcleos de Matemática, Física e Química. Confira imagens a seguir.

Continue lendo

INTRAPIBID

No dia 22 de maio de 2019, aconteceu o IntraPibid, no campus de Bagé da UNIPAMPA. O evento intitulado: Ser pibidian@: partilhando experiências e desafios da educação pública, teve como objetivo oportunizar formação e reflexão sobre as práticas vivenciadas pelos diferentes núcleos de iniciação à docência da UNIPAMPA.

Projeto interdisciplinar: Ler e produzir, um bom caminho vou seguir.

Após muitas observações nas aulas de Ciências dos 7° anos da EMEF Cabo Luiz Quevedo para compreender quais as dificuldades que os mesmos apresentavam na área, notou-se que grande parte dos problemas relacionam-se à leitura, escrita e interpretação de textos e enunciados, o que acarreta na pouca compreensão do que está sendo abordado em Ciências. Pensando em que como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, os bolsistas do PIBID na escola juntamente com a professora supervisora construíram um projeto para trabalhar de forma interdisciplinar a área das Linguagens e da Ciência. O projeto tem como intuito a aproximação dos/das estudantes ao hábito da leitura, escrita e interpretação e as intervenções realizadas se relacionam diretamente com o que os mesmos estão aprendendo nas aulas de Ciências.

As intervenções com os/as estudantes iniciaram-se no inicio do mês de Maio/2019 e tem previsão de encerrar-se em Setembro/2019. As aulas estão acontecendo nas quartas-feiras, das 11h às 12h com estudantes que estão em recuperação. Entre as atividades realizadas nas aulas, pode-se citar o uso de músicas, paródias, jogos lúdicos, pinturas etc.

Atividade lúdica sobre “Vírus” realizado com purpurina.
Estudantes lendo a letra de uma música para compreender o que o autor quis dizer.
Intervenção realizada fora da sala de aula.
Estudantes aprendendo sobre robótica no projeto.

 

PIBID História participa do INTRAPIBID na cidade de Bagé

No dia 22 de maio o grupo do PIBID História do Campus Jaguarão, participou do INTRAPIBID, evento que oportunizou a troca de experiências e reflexões sobre as práticas vivenciadas pelos diferentes núcleos de iniciação à docência da UNIPAMPA. Na oportunidade os pibidianos das mais distintas áreas poderam apresentar um breve histórico de suas atividades e debater sobre o trabalho que estão desenvolvendo em seus respectivos campus, ampliando assim o horizonte de possibilidades na busca por uma educação cada vez mais qualificada e transformadora.

Continue lendo

Professora Jessica Moraes faz conferência com pibidianos

A educadora Jéssica Moraes conversa com pibidianos por videoconferência

No último dia 8 de maio, a educadora premiada @JessicaMoraes fez uma videoconferência com os pibidianos do Núcleo de Espanhol e Respectivas Literaturas. Durante o encontro virtual, Jessica falou sobre suas estratégias  na sala de aula.

Por videoconferência, a educadora Jéssica Moraes fala sobre sua experiência e estratégias em sala de aula

Ela destacou a importância de ouvir os alunos e sobre seu contexto. De acordo com a educadora premiada pela RBS, o professor deve avaliar o que se passa com o aluno em sua realidade e trabalhar a partir do que é trazido por ele.

Experiência e estratégias em sala de aula foram abordadas pela educadora Jéssica Moraes
Pibidianas fazem perguntas para a professora Jessica Moraes

IntraPIBID 2019

No dia 22 de maio aconteceu no campus Bagé a integração dos pibidianxs, seus orientadores e supervisores numa troca de conhecimentos e experiências imensamente importante para agregar no nosso compromisso de sermos pibidianxs e também  na nossa formação acadêmica como futuros docentes.

Os integrantes do subprojeto Lecampo agradece o dia de experiências e aprendizagens. Parabenizamos os demais subprojetos pelos belíssimos trabalhos realizados nas suas  escolas … Parabéns para nós Pibidianxs!! Continue lendo

PIBID promove oficina de escrita acadêmica

Pibidianos do Núcleo de Espanhol e respectivas literaturas, do Núcleo de Química e outros participaram de oficina de escrita acadêmica. A atividade aconteceu no segundo semestre de 2018 na Unipampa, dentro da agenda de atividades do Programa.

Oficina de escrita acadêmica
Alunos de núcleos reunidos participam de oficina de escrita acadêmica

Continue lendo

Viagem intercultural promove troca de experiências entre estudantes

Professores e alunos da Escola Professor Miranda, estudantes e professores do PIBID participaram no final do segundo semestre de 2018 de uma viagem intercultural à Aceguá, município que fica a 60 km de Bagé, na fronteira com o Uruguai. O objetivo foi estimular a troca entre as culturas do Brasil e do Uruguai em atividades realizadas pela Escola Barão do Aceguá. Os estudantes da língua espanhola no Brasil tiveram a oportunidade de falar o idioma em outro contexto, assim como os alunos da cidade fronteiriça puderam interagir com os brasileiros visitantes.

Continue lendo

Pibidianos apresentam aspectos de objeto de ensino: Língua Estrangeira

Em apresentação no PIBID Espanhol e respectivas literaturas, foi caracterizado o objeto de ensino: Língua Estrangeira (Parâmetros Curriculares Nacionais) pelo subnúcleo da Escola Nossa Senhora das Graças. A apresentação sobre o material adaptado para o ensino de língua oficial ficou a cargo do subnúcleo Téo Vaz Obino. A proposição de questões norteadoras para debate e estabelecimento de relação entre os documentos foi responsabilidade do subnúcleo Professor Miranda.

Continue lendo