PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2018 | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA 2018 | Página: 42

Estudantes da EJA aprendem espanhol a partir de receita de alfajor

Estudantes da EJA da Escola Professor Miranda participaram de oficina de confecção de alfajores no último dia 13 de abril. Os alunos do PIBID – Núcleo Espanhol e respectivas literaturas buscaram aliar o ensino do espanhol, a partir de receita, incentivando os alunos a gerarem renda. Confira a seguir imagens dessa aula.

No cartaz, o nome do produto final: “Beso de Leche”

Continue lendo

Tabuleiro dos Sinais

No dia 17/05/2019 os bolsistas do núcleo da Matemática/Bagé aplicaram a atividade Tabuleiro dos sinais com os estudantes do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes Filho. A atividade teve como objetivo principal desenvolver uma nova metodologia para facilitar a relação: ensino e aprendizagem das operações básicas, através de uma atividade lúdica.

 

Oficina sobre animais ameaçados de extinção

No dia 10 de Maio de 2019, na EEEF Coronel Urbano das Chagas, ocorreu a terceira intervenção do grupo de pibidianos: Carla, Juan, Marina e Paulo, nas turmas 3°ano afeto e 4°ano ano felicidade no turno da tarde.

Na turma 3°ano afeto no primeiro momento, o grupo apresentou-se aos alunos e descreveu as características do Bioma Pampa, através de slides contendo imagens e nomes científicos de animais ameaçados de extinção no Bioma Pampa e no Rio Grande do Sul e mapas com a localização do Bioma Pampa e sua presença em outros países. Houve a interação dos alunos através de perguntas e relatos de suas experiências.

No segundo momento, foi reproduzido o anúncio gravado por um radialista da cidade, com informações sobre o Bioma Pampa, reproduzindo um dos meios de comunicação mais utilizados na zona rural dos municípios. E Ilustraram e montaram fantoches.

No terceiro momento receberam folhas com 4 animais ameaçados de extinção no Bioma Pampa e Rio Grande do Sul, precisaram relacionar o animal, as suas características e tinham que ilustrar com a cor que estava abaixo do seu nome, colorindo a figura do animal com a mesma cor.

No quarto momento, os alunos receberam folhas contendo características de animais ameaçados de extinção no Rio Grande do Sul, com enfoque para os do Bioma Pampa.

E no quinto momento, a turma respondeu a questionários relacionados a atividade realizada.

Na turma 4°ano felicidade os alunos receberam jogos da memória com as características dos animais ameaçados de extinção no RS e no Bioma Pampa e os alunos foram organizados em 4 grupos. O desenvolvimento das atividades foi o mesmo e a turma interagiu e gostou da atividade realizada com os fantoches.

Pibidiano explica sobre pluralidade cultural

 

Apresentação ocorreu durante reunião semanal do PIBID

Pibidiano fala sobre intervenção pedagógica Pibidiano Calebe Rodrigues da Escola de Ensino Fundamental Professor Miranda explica a estrutura da sua intervenção pedagógica sobre Pluralidade Cultural. A apresentação ocorreu  na reunião semanal do PIBID Núcleo Espanhol da Licenciatura em Letras e Línguas Adicionais realizada no sábado, 18 de maio de 2019.

Continue lendo

Atividades na Escola Anna Riet Pinto

Pibidianxs do subprojeto Educação do Campo fazem um trabalho constante e intenso nesta escola … sendo que os resultados apontam como satisfatórios.

As imagens mostram a interação dos pibidianxs com a comunidade escolar e aplicação de instrumento para reconhecimento da comunidade.

Agradecemos a parceria de professores e direção da escola #juntosSomosMais

Atividade sobre os Biomas na Escola Estadual Urbano das Chagas

Na manhã do dia 10 de Maio, dois bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), realizaram uma intervenção na escola Urbano das Chagas, localizada no município de Dom Pedrito.
Iniciaram a intervenção abordando o tema biomas com o auxílio de material impresso, sempre priorizando o conhecimento prévio dos alunos(6°ano). Após a explanação do tema, os bolsistas disponibilizaram aos estudantes alguns mapas para que os mesmos colorissem, e nomeassem cada bioma colocando suas principais características.

Ao término desta atividade os alunos foram divididos em grupos para que ocorresse um jogo, onde cada grupo teria que escolher um bioma e achar duas características específicas, montando uma peça ao lado da outra.

Após  foram entregues aos grupos alguns Qr-Codes,  página na rede social Facebook, onde os mesmos encontrariam diversos posts contendo informações a sobre os biomas. E para o término da intervenção, foi realizada uma experiência sobre degradação do solo, que continha três garrafas com diferentes amostras de solo em diferentes estados de degradação.
É de suma importância registrar o interesse e participação da turma, desde o início da intervenção.

Segue em anexo, alguns registros da intervenção:

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Atividades sobre bactérias e vírus PIBID – EMEF Cabo Luiz Quevedo

Com o intuito desenvolver habilidades como: escrita, comunicação e análise de temas através do debate e diálogo coletivo, foi aplicado uma aula sobre o conteúdo de bactérias e vírus. O uso da verba federal para impressão foi através de material com paródias e questões a serem respondidas sobre as temáticas. Nas fotos percebemos duas bolsistas aplicando as atividades com os(as) alunos(as) do 7º ano da EMEF Cabo Luiz Quevedo.

 

Oficina Animais do Bioma Pampa

No dia 10 de Maio de 2019, na EEEF Coronel Urbano das Chagas, ocorreu a primeira intervenção do grupo de Bolsistas do Pibid (Programa de Instituição de Bolsas a Iniciação à Docência) da Universidade do Pampa (Unipampa), Daiane Caminha e Danyelle Rosa, nas turmas de 8º Sol, 9º Safira, 9º Pérola, 7º Terra, do turno da manhã.
No primeiro momento fomos apresentadas aos alunos das turmas que iam aos poucos chegando à sala para conhecer nosso trabalho. De inicio foi realizada uma roda de conversa onde os questionamos sobre o que eles conheciam sobre o Bioma Pampa, se haviam ouvido em algum lugar sobre este tema. A participação de todos foi algo marcante, pois todos participaram de forma integral, comentando algo que já sabiam sobre o bioma, alguns relataram que ouviram na escola, outros em casa com os pais, que Bioma envolvia animais e vegetação, alguns confessaram não saber do que se tratava. O Brasil tem seis Biomas, que são o Bioma da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica a qual possui uma porção no Rio Grande do Sul e o Bioma Pampa, que conta com a vegetação predominante de gramíneas de pequeno porte, de clima ameno.
Turmas participativas, interessadas e muito inteligentes, logo os jovens foram convidados a entrar no Túnel do Pampa, onde havia uma exposição de fotos de animais que formam o nosso Bioma Pampa, como a onça pintada que no bioma pampa esta extinta, o tatu, a cobra onde descobriram que o veneno que é extraído do seu dente para a fabricação do soro antiofídico necessita de um corpo para inocular que no caso é do cavalo e que também na França sua carne serve para consumo, o quero quero, a ovelha que é parte da cultura do sul que tem em forma de comércio a lã e a carne, o joão de barro que leva de dois a dezoito dias para fabricar sua casinha juntamente com a fêmea, os alunos também puderam assistir um vídeo que mostra como que é feita a casa do joão de barro.
Algo que surpreendeu os jovens na exposição foi a cobra cruzeira da Unipampa e os fetos de ovelha de três meses de idade, além da casinha do joão de barro a qual eles puderam tocar e sentir como é a estrutura por dentro.
Ao final receberam uma folha de atividades onde responderam o que aprenderam, colando-a no caderno, e por último um questionário onde opinaram o que acharam da exposição e do trabalho apresentado por nós bolsistas.