PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2022 | Só mais um site Sites da Unipampa | Página: 20

Portfólios Pedagógicos: O Diário do Pibidiano

É valido para todos os integrantes do PIBID, manter o ciclo de anotações e relatos de todas as atividades desenvolvidas.  É indiferente  que estes  relatos  sejam  manuscritos  ou  digitais.   O  grupo PIBID  – Unipampa  Campus Uruguaiana,  adotou  o portfólio  pedagógico  como  recurso  para o  relato  de  atividades.  Os  resultados  com  o desenvolvimento do portfólio  neste  ciclo  inicial,  apontaram  a importância  da reflexão  no  processo  de  ensino  e aprendizagem, e os bolsistas apropriaram-se com vigor de tal metodologia.

Coordenação Institucional realiza a 14ª Visita Virtual- Núcleo: Matemática- Campus Bagé

   No dia 29 de janeiro às 14 horas, a Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizou a décima quarta visita virtual. Após ter visitado pelo período da manhã o núcleo: Matemática- Campus Itaqui, a Coordenação Institucional visitou também virtualmente o núcleo: Matemática- Campus Bagé.

    A décima quarta visita virtual contou com a presença das duas Coordenadoras de Área: Prof.ª Dr.ª  Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais e Prof.ª Dr.ª Patrícia Pujol Carpes e do professor supervisor: Professor Thiago Troina Melendez (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio Grandense/ RS). Continue lendo

Coordenação Institucional realiza a 13ª Visita Virtual- Núcleo: Matemática- Campus Itaqui

   No dia 29 de janeiro às 8 horas e 30 minutos a Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, realizou a décima terceira visita virtual. Nesse dia a visita via Google Meet, aconteceu ao núcleo: Matemática- Campus Itaqui.

    A décima terceira visita virtual, contou com a presença dos dois Coordenadores de Área: Prof.ª Dr.ª Deise Pedroso Maggio e Prof. Dr. Willian Damin, dos dois supervisores: professora Fernanda Pereira Ávila (Escola Estadual de Ensino Fundamental Aureliano Barbosa- Itaqui/RS) e do professor José Darci Benites Goulart (Escola Municipal de Ensino Fundamental Ranulfo Lacroix- Itaqui/RS). Continue lendo

Reunião PIBID Ciências da Natureza – Unipampa Campus Uruguaiana

As pautas apresentadas na reunião, evidenciaram a concordância plena com a NORMA OPERACIONAL Nº 4/2020, em garantia do Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante o período de exceção em função da pandemia. Portanto, respeitando os protocolos de segurança, o PIBID continuará sendo desenvolvido de modo remoto, aprazando os termos estabelecidos pelas Atividades de Ensino Remoto Emergenciais (EREs).  De acordo com o OFÍCIO Nº 5/2021/PROGRAD/UNIPAMPA, para um possível retorno das atividades presenciais, será necessário o estabelecimento de novas diretrizes. As supervisoras apresentaram o plano de retorno municipal gradativo, em uma integração de Ensino Remoto com Ensino Híbrido. Foi salientado, a importância dos relatórios mensais para registros de sínteses das atividades desenvolvidas. Portanto, ao final da reunião, comentamos sobre a importância de mantermos um ciclo ativo de publicações em eventos científicos e pedagógicos, para o compartilhamento do PIBID em sua riqueza de produções e inovações científicas, e didático-pedagógicas.

Reuniões de Estudos do Núcleo de Matemática/Bagé

Visando conhecer melhor as regulamentações institucionais da escola, foi solicitado aos pibidianos que fizessem a leitura dos documentos que norteiam as diretrizes administrativas e educacionais, para posteriormente elaborar um diagnóstico didático-pedagógico do IFSul Campus Bagé. Sendo uma escola pertencente à rede federal de educação profissional, é importante conhecer as especificidades de uma instituição de ensino multicampus, vinculada à uma reitoria e outras unidades em diferentes municípios do estado. Além disso, as diferentes áreas de formação técnica e superior apresentam diferentes organizações curriculares, nos quais a distribuição das aulas de matemática/estatística é bem diversificada.

Breve síntese dos documentos institucionais:

Discutindo a avaliação no ensino remoto

Nos últimos meses, os bolsistas ID de matemática vivenciaram dois contextos de ensino remoto: um de forma mais ativa, na condição de estudantes das disciplinas da Unipampa, e outro no papel de observadores, acompanhando as práticas escolares no IFSul. Após o encerramento dos períodos letivos de ambas as instituições, organizamos um momento de reflexão e compartilhamento de percepções com relação às estratégias avaliativas realizadas nos dois ambientes. Foi uma conversa bastante produtiva, na qual foram analisados os pontos positivos e negativos sob o ponto de vista dos licenciandos em matemática do Campus Bagé Unipampa. Foram incluídos os dados coletados em um questionário enviado aos discentes do curso, vinculado a um projeto de pesquisa com a participação de alguns bolsistas do PIBID.

Interação dos Bolsistas ID do Núcleo de Matemática com o IFSul/Campus Bagé

Neste contexto de pandemia, em que as atividades acadêmicas presenciais da escola-campo estão suspensas, é preciso utilizar novas estratégias para inserir os licenciandos no ambiente escolar. No caso do IFSul Campus Bagé, o único meio de interação entre alunos e professores é o ambiente do Google Meet, onde os docentes de cada disciplina organizaram encontros virtuais síncronos semanais para fortalecer o vínculo com os estudantes. Para possibilitar uma imersão na rotina de sala de aula, convidamos os pibidianos a participarem destes encontros, observando as estratégias didáticas e a postura dos alunos nesta modalidade de ensino remoto, novidade para todos os sujeitos envolvidos.

Coordenação Institucional realiza a 12ª Visita Virtual- Núcleo: Línguas Adicionais- Campus Bagé

   No dia 27 de janeiro às 19 horas, após ter visitado virtualmente no mesmo dia os núcleos: Letras- Português e Música- Campus Bagé, a Coordenação Institucional realizou a décima segunda visita virtual, desta vez ao núcleo de Línguas Adicionais- Campus Bagé.    A décima segunda visita virtual via Google Meet, contou com a presença do Coordenador de Área: Prof. Dr. Moacir Lopes de Camargos e da professora supervisora: Caren Albanio de Oliveira da Escola Estadual Ensino Fundamental Arthur Dame- Bagé/ RS. Estavam presente também os seguintes bolsistas (Pibidianos): Continue lendo

Coordenação Institucional realiza a 11ª Visita Virtual- Núcleo: Música- Campus Bagé

   No dia 27 de janeiro às 14 horas, a Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência realizou a décima primeira visita virtual de acordo com os agendamentos previstos na reunião que ocorreu nos dias 08 e 09 de dezembro entre os Coordenadores de Área e a Coordenadora Institucional. Essa foi a segunda visita virtual que ocorreu no dia 27 de janeiro, pois no período da manhã foi realizada a visita ao núcleo de Letras-Português- Campus Bagé. A segunda visita virtual do dia 27 de janeiro ocorreu ao núcleo de Música- Campus Bagé.

   A décima primeira visita virtual via Google Meet, contou com a presença do Coordenador de Área do núcleo: Prof. Dr. André Muller Reck, da professora supervisora: Professora Ana Raquel Veloso Rocha da Escola Municipal de Ensino Fundamental Creusa Brito Giorgis. Continue lendo

Coordenação Institucional realiza a 10ª Visita Virtual- Núcleo: Letras- Português- Campus Bagé

   No dia 27 de janeiro às 9 horas e 30 minutos, a Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizou a décima visita virtual conforme os agendamentos estabelecidos durante a reunião geral que ocorreu no mês de dezembro de 2020 entre Coordenadores de Área e Coordenação Institucional. Neste dia a visita aconteceu ao núcleo de Letras- Português- Campus Bagé.