Ao longo do mês de agosto, a PRAEC, através do Núcleo de Promoção de Saúde Mental, promoveu a Campanha Agosto Lilás – Mês de Conscientização Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
   A Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha que criou mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, completou 14 anos no dia 07 de agosto de 2020. Ela é considerada pela ONU como uma das três legislações mais avançadas no mundo sobre o tema.
  A Campanha Agosto Lilás é realizada em todo país com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, a qual  pode ser física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.
  Essa violência é uma violação de direitos humanos e um problema de saúde pública, que diminui a qualidade de vida das mulheres e de suas famílias, gerando prejuízos à sua autonomia e seu potencial, e trazendo consequências como: morte, lesões, traumas físicos e vários tipos de agravos mentais e emocionais.
  Nenhuma violência é aceitável. A denúncia é um direito e um dever de todo cidadão e pode ser realizada através da Central de Atendimento à Mulher pelo Ligue 180.
  No ano de 2019 foi publicada a Resolução nº 254/2019 CONSUNI que institui a Política de Promoção da Cultura de Paz na Universidade Federal do Pampa que visa o enfrentamento de todos os tipos de violência no âmbito da Universidade.
  No Agosto Lilás a PRAEC tem atuado promovendo a informação e o amplo debate pelo combate à violência contra a mulher. Ao longo do mês foram produzidos e divulgados materiais informativos e de conscientização sobre o tema. Além disso, foram promovidas rodas de conversa com estudantes de diversos campi da Unipampa, conduzidas pelos psicólogos do NPSMPD, Giordana Chaves e Ricardo Cartier, com o objetivo de informar,  refletir e colaborar no enfrentamento à violência.
Confira alguns dos materiais produzidos: