O conceito de Cultura da Paz engloba um conjunto de atitudes, valores e ideias que buscam a não-violência, respeito, diálogo, liberdade, igualdade de direitos, justiça social, tolerância, solidariedade, entre outros princípios que visam a solução pacíficas dos conflitos, o fim da violência e o desenvolvimento de um estado de bem-estar social.
Este termo ganhou visibilidade no ano de 1997, quando a ONU – Organização das Nações Unidas – proclamou o ano 2000 como “Ano Internacional da Cultura de Paz”. Posteriormente, o período 2001-2010 foi declarado como “Década Internacional para uma Cultura de Paz e não-violência para as crianças do mundo”. A partir daí, esta temática foi tendo mais destaque, especialmente com a Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, estabelecida através da Resolução nº 53/243 da Assembleia Geral da ONU, em 1999.
Conheça a Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz da ONU em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000112874_por
Unipampa tem a sua Política de Promoção da Cultura de Paz que visa o planejamento, execução e avaliação de medidas de conscientização, prevenção e responsabilização para o enfrentamento de todos os tipos de violência no âmbito da Universidade Federal do Pampa. Veja a Resolução nº 254/2019 na íntegra em:
Conheça também a página da PRODAE/Unipampa sobre o tema: https://sites.unipampa.edu.br/prodae/cultura-da-paz/