Campanha #NãoÉNormal | Sobrecarga Docente e Trabalho Remoto

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), através da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) e da Divisão de Perícias (DP), dá sequência ao seu projeto de saúde mental. A campanha #NãoÉNormal visa suscitar a conscientização e proporcionar reflexão acerca de determinadas situações que, quando presentes, podem impactar negativamente no ambiente de trabalho.

A pandemia, sem dúvida, obrigou uma grande parte dos profissionais a mudar a sua rotina a fim de reestruturar a forma de execução do trabalho. Os docentes tiveram que se adaptar abruptamente a um novo formato de ensino e aos encontros virtuais com seus alunos. Alguns encontram dificuldade no uso das tecnologias e, para darem conta de todas as demandas, muitos precisam realizar atividades fora da carga horária formal de trabalho. Nesse cenário, a sobrecarga de trabalho, que já fazia parte do modo de funcionamento de grande parte dessa categoria profissional, vem se intensificando. 

Justamente pela necessidade de se discutir e refletir sobre esse assunto, a campanha #NãoÉNormal traz como tema do mês de julho “Sobrecarga Docente e Trabalho Remoto”. 

Você encontra neste e-mail uma cartilha que aborda a relação entre sobrecarga docente e trabalho remoto, estratégias individuais e coletivas de enfrentamento dessa sobrecarga, dentre outros tópicos pertinentes. Neste mesmo material, estão inclusas dicas culturais, com o intuito de facilitar ainda mais a compreensão do tema, podendo ser apreciadas nos momentos de lazer, de forma prazerosa.  Você pode acessar a cartilha clicando aqui

Também acompanha este e-mail 5 cards com situações sobre o que #NãoÉNormal, que não podem ser naturalizadas. São frases que visam gerar reflexão e, se necessário, mudanças de hábitos ou até mesmo busca por ajuda profissional. 

Para complementar, a psicóloga da PROGEPE, Camila Perez, elaborou um vídeo de curta duração que contém algumas informações da cartilha de forma simples e sucinta. 

Lembramos que este vídeo, assim como o primeiro da campanha que aborda a Síndrome de Burnout, ficará disponível no canal da Pró-Reitoria de Pessoas (Progepe) no YouTube. Caso ainda não tenha se inscrito, não perca tempo, acesse o canal e inscreva-se para receber as notificações! 

Desejamos que você desfrute do material, faça a leitura de forma atenta, assista o vídeo e as dicas culturais. Você também pode fazer parte desta campanha publicando em suas redes sociais as imagens dos cards junto com a hashtag #NãoÉNormal. Junte-se a nós!

A sobrecarga docente #NãoÉNormal e não pode ser naturalizada no ambiente laboral!

Qualquer dúvida ou sugestão referente à campanha, estamos disponíveis para auxiliá-lo(a). Basta entrar em contato com a DASST, por e-mail. 

Caso você perceba que está precisando de suporte psicológico, entre em contato com a psicóloga Camila, através do e-mail: camilaperez@unipampa.edu.br