Campanha #NãoÉNormal | Gestão de Conflitos nas Equipes

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), por meio da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) e da Divisão de Perícias (DP), dá continuidade ao seu projeto de saúde mental, a campanha #NãoÉNormal. Desde junho, esse projeto traz diferentes temas que visam suscitar a conscientização e proporcionar reflexão sobre determinadas situações que, quando presentes, podem impactar negativamente no ambiente de trabalho. 

A temática escolhida para o mês de setembro é “Gestão de Conflitos nas Equipes”.

Os conflitos são inevitáveis, já que onde houver um grupo de pessoas, eles existirão. Além de negar os conflitos, impor soluções, diminuir a importância, relativizar as causas e evitar situações conflituosas são algumas das atitudes negativas adotadas pelas instituições.

Quando se estabelece uma cultura de gestão de conflitos aberta ao diálogo e ao encontro de soluções de forma colaborativa, toda a equipe acaba se preparando para passar por essas situações com mais maturidade, de forma a convertê-las em oportunidades de aprendizado, crescimento pessoal e profissional.

Pensando nisso, preparamos os seguintes materiais que trazem explicações, dicas e ferramentas interessantes para que os gestores consigam praticar uma boa gestão de conflitos nas suas equipes de trabalho:

Cartilha: traz respostas para as perguntas mais frequentes relacionados ao tema do mês como “Quais são as causas de conflitos nas equipes?”, “Quais os impactos dos conflitos que não são bem resolvidos?“, “Como prevenir conflitos negativos?”, “Quais são os estágios de evolução dos conflitos?” e “Como auxiliar na gestão de conflitos?”. Neste mesmo material, você encontra dicas culturais com o intuito de facilitar ainda mais a compreensão deste tema, podendo ser apreciadas nos momentos de lazer, de forma prazerosa. Confira a cartilha deste mês clicando aqui

Cards: 5 situações sobre o que #NãoÉNormal na gestão de conflitos nas equipes que visam gerar reflexão e, se necessário, mudanças de hábitos. São atitudes e comportamentos que não podem ser naturalizados.

Vídeo de curta duração: a psicóloga da PROGEPE, Camila Perez, explica, dentre outros tópicos abordados na cartilha, algumas etapas que devem ser seguidas a partir do momento em que se tem conhecimento da existência de um conflito. 

Este vídeo ficará disponível no canal da Pró-Reitoria de Pessoas (Progepe) no YouTube. Caso ainda não tenha se inscrito, não perca tempo, acesse o canal e inscreva-se para receber as notificações! 

Lembramos que você também pode fazer parte desta campanha publicando em suas redes sociais as imagens dos cards junto com a hashtag #NãoÉNormal. Junte-se a nós!

A gestão inadequada dos conflitos nas equipes #NãoÉNormal e não pode ser naturalizada no ambiente laboral!

Qualquer dúvida ou sugestão referente à campanha, estamos disponíveis para auxiliá-lo. Basta entrar em contato com a DASST pelo e-mail: dasst.progepe@unipampa.edu.br.

Se você, gestor, precisa de suporte e orientação para gestão de conflitos em sua equipe, ou se você, servidor, está passando por conflitos em seu trabalho, entre em contato com a psicóloga Camila, através do e-mail: camilaperez@unipampa.edu.br.