Unipampa marca presença em evento nacional da Rede Andifes IsF – Idiomas sem Fronteiras em Recife

Quatro servidores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) representaram a instituição no Encontro Nacional da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (IsF) realizado em Recife entre os dias 26, 27 e 28 de novembro. O evento proporcionou mesas de discussão, oficinas e reuniões estratégicas que reuniram representantes de universidades de todo o país, fortalecendo ações de internacionalização e políticas linguísticas nas instituições públicas brasileiras.

Entre os participantes estavam a TAE Meiry Souza Mello Fiss, da Diretoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (Daiinter), e docentes do curso de Letras/Línguas Adicionais e Respectivas Literaturas, representando, respectivamente, as áreas de espanhol, inglês e português para estrangeiros: professores Alejandro Nestor Lorenzetti, Dinar Fontoura Fernandes e Clara Dornelles. A professora Clara Dornelles também participou representando o Núcleo de Gestão de Idiomas (NGI) da Daiinter.

O evento, promovido pela Rede Andifes e pelas coordenações nacionais do IsF, destacou o papel das universidades federais na promoção do multilinguismo, da formação docente e da integração acadêmica internacional. A equipe da Unipampa compartilhou experiências locais e ações interinstitucionais que têm ampliado o acesso às línguas adicionais em cursos presenciais e on-line.

Para o professor Dinar Fernandes, Coordenador Pedagógico do IsF na Unipampa, participar do evento foi uma oportunidade única de ampliar horizontes. O contato direto com colegas de diferentes instituições permitiu perceber novos caminhos para qualificar o ensino de línguas e impulsionar a internacionalização na UNIPAMPA. Foi possível renovar visões e inspirações pelas trocas, pelos debates e pelo compromisso coletivo de promover políticas linguísticas mais inclusivas e transformadoras no ensino superior. Foi igualmente relevante compreender com mais clareza a dinâmica de funcionamento da Rede Andifes IsF, suas instâncias de articulação e a forma como as ações nacionais são estruturadas e coordenadas, o que contribui para uma atuação institucional ainda mais alinhada e estratégica.

Para Meiry Fiss, Coordenadora Administrativa do IsF na Unipampa, participar do evento foi uma oportunidade de integração, troca de ideias  e de conhecer o trabalho realizado pela Rede IsF nas outras instituições. A reunião de gestão com a Coordenação Nacional ressaltou a importância da Rede IsF para as IES e o papel fundamental do Coordenador Administrativo na articulação política e institucional. É parte de suas atribuições representar o NucLi junto à gestão da IES, como forma de garantir a infraestrutura e condições de funcionamento da Rede IsF na instituição.