Intercâmbio estudantil através da Chamada Interna nº 4/2023

A Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (DAIINTER) lançou em maio a Chamada Interna nº 4/2023, de apoio ao intercâmbio estudantil através de auxílio financeiro para atividades no exterior de estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através de recursos de fomento, com a concessão de 10 auxílios no valor de R$ 1.187,00 cada.

Até o momento fora contemplados seis estudantes de graduação e pós-graduação da Unipampa em estágio obrigatório ou não obrigatório, em pesquisas conjuntas ou mobilidade para realização de estudos, ambos no exterior, com no mínimo 15 dias de duração. Cinco destes estudantes foram para a Argentina.

O estudante Matheus Machado Costa, do curso de Mestrado em Engenharia (PPEng), campus Alegrete, viajou de 15 a 30 de agosto, para Resistência, para o Laboratorio de Mecânica Computacional (LAMEC-IMIT-CONICET) da Facultad de Ingeniería de la Universidad Nacional del Nordeste. O estudante Luiz Felipe Fonseca Santos, do curso de Relações Internacionais, Campus Santana do Livramento, viajou de 10 de julho a 20 de agosto para Buenos Aires, para a Estética Mariela Haschke. A estudante Letícia da Fontoura de Vargas, do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Campus Dom Pedrito, viajou de 1º a 18 de agosto. O estudante Tiago Souza Brandão, do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Campus Dom Pedrito, viajou de 1º a 18 de agosto. A estudante Tamara Rayele Feitosa Almeida, do Curso de Tecnologia em Agronegócio, Campus Dom Pedrito, viajou de 1º a 28 de agosto. Ambos fora para a Universidad Católica de Santa Fé.

Para Tamara Almeida, “a experiência vivenciada durante esse período foi muito gratificante no que tange o crescimento acadêmico devido conhecer de perto a realidade produtiva de outro país, sistemas de produção adotados, conhecer os pontos fortes e fracos, e uma demanda por profissionais bem qualificados”. Ressalta ainda que é indescritível o acolhimento dos professores e alunos durante todo estágio.

Já o estudante Lucas Migotto Alves, do curso de Engenharia Agrícola, campus Alegrete, viajou dia 25 de setembro e retorna dia 2 de dezembro para estagiar na Bastilha S.A., Viana do Alentejo, Évora, Portugal. Conta que é possível perceber as diferenças culturais pois tem pessoas do mundo inteiro, que nos primeiros dias foi difícil se adaptar pela dificuldade da comunicação ser em inglês, mas que hoje conversa com todos.