UNIPAMPA participa de encontro presencial do CGRIFES.

Nos dias 08 e 09 de novembro de 2023, a Tradutora Intérprete Paula Pinheiro, lotada na DAIINTER, representou o setor na reunião presencial do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), ocorrida em Brasília.

Conforme informações da representante da UNIPAMPA no Encontro, a abertura da reunião foi realizada pela Diretora do Cgrifes Renata Bielemann, pela Presidente da Andifes, Reitora Marcia Abrahão, com participação da Presidente da Cria, Reitora Sandra Goulart que falou das articulações para a promoção da internacionalização das Ifes. A próxima atividade foi a Sessão de boas práticas de internacionalização a cargo da UFR e a última fala da manhã do dia 08/11 foi da Coordenadora Nacional da Rede Andifes IsF, Denise Abreu Lima, que abordou especialmente a oferta coletiva de cursos pela rede e também as ações previstas para 2024. A tarde do primeiro dia de reuniões começou com mais uma Sessão de boas práticas de internacionalização a cargo dos membros do Cgrifes que destacaram a importância da participação dos representantes de RI das Ifes nos eventos internacionais de promoção da internacionalização. Na mesma tarde tivemos a participação da Diretora Executiva do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – Cgub, Rossana Valéria de Souza e Silva que apresentou o Grupo para os novos representantes de RI, falou da Assembleia recém realizada na Suíça e dos programas que são promovidos pelo Gcub. No segundo dia de reuniões tivemos a participação do Coordenador do Copropi, Prof. Flávio Fernando Demarco (UFPel) que expos as Ações de Internacionalização na pós-graduação. Em seguida, o Chefe da Divisão de Educação do MRE, Jonas Paloschi, ocupou-se das Ações de internacionalização da educação superior promovidas pelo MRE. No final da manhã tiveram destaque as Perspectivas das ações de internacionalização na Educação Superior para a gestão 2023-2026 através das falas da Diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, Tania Mara Francisco, e da Coordenadora-Geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior, Jaqueline Pinheiro Schultz.

A Tradutora/Intéprete Paula Pinheiro durante uma das reuniões representando a UNIPAMPA.
Renata, Márcia e Sandra.
Milton, Renata, Tânia, Jaqueline e Jonas

O Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES – CGRIFES, foi criado no ano de 2011, tendo como finalidade regulamenta a organização e o funcionamento do CGRIFES junto a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES. Seus principais objetivos são:
• Assessorar a ANDIFES na construção de políticas nacionais de cooperação acadêmica internacional;
• Propor à ANDIFES as diretrizes e o plano anual de metas do CGRIFES;
• Propor políticas de intercâmbio e cooperação internacionais no âmbito acadêmico, cultural, científico e tecnológico;
• Estudar e propor soluções relacionadas com as áreas de convênios e mobilidade internacionais discente, docente e de técnicos-administrativos das IFES;
• Propor e apoiar a ANDIFES na realização de eventos e atividades ligadas aos temas de política de internacionalização das IFES;
• Articular com os setores de relações internacionais dos órgãos federais, estaduais e regionais com vistas a sugerir e delinear as políticas nacionais para internacionalização das IFES;
• Criar, manter e consolidar um banco de dados atualizado com informações encaminhadas pelas Coordenações Regionais;
• Consolidar e divulgar informações junto às IFES;
• Propor e organizar missões internacionais;
• Encaminhar a ANDIFES as propostas aprovadas pelo plenário do CGRIFES, inclusive plano de metas e políticas de relações internacionais. Informações disponíveis em: Colégios – Andifes