Oportunidade de intercâmbio para Licenciaturas no “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul”

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), lançou o edital conjunto nº 4/2024 para o programa “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul”. O objetivo é selecionar 150 beneficiários(as) para intercâmbios de curta duração no Peru, Angola e República Dominicana, visando ao combate ao racismo e à promoção da igualdade racial no Brasil.

Detalhes do Programa:

  • Edição Peru: 50 vagas destinadas a docentes da educação básica de instituições públicas brasileiras que se autodeclaram pretos(as), pardos(as) ou quilombolas. As atividades incluem ações formativas na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, visitas a escolas, locais históricos e museus em Lima.
  • Edição Angola: 50 vagas para discentes autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) ou quilombolas, matriculados(as) a partir do 5º semestre de cursos de licenciatura em instituições públicas de ensino superior. O intercâmbio ocorrerá na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, com eventos científicos e visitas culturais.
  • Edição República Dominicana: 50 vagas para discentes com o mesmo perfil da edição Angola. As atividades serão realizadas na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) em Santo Domingo, incluindo eventos científicos e visitas a locais de interesse histórico e cultural.

Tenha atenção, pois a Edição Peru tem prazo de inscrição (horário e data) diferente do prazo para as Edições Angola e República Dominicana. Os interessados devem atender aos critérios específicos de cada edição e submeter a documentação necessária conforme orientações do edital.

Leia todo o Edital Conjunto nº 04/2024 – Programa CAMINHOS AMEFRICANOS: PROGRAMA DE INTERCÂMBIOS SUL-SUL – EDIÇÃO PERU, EDIÇÃO ANGOLA e EDIÇÃO REPÚBLICA DOMINICANA,  disponível no site CAPES.