Em reunião com Comitiva da Unipampa no dia 04 de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Bagé confirmou a permanência do ensino de Língua Espanhola na rede municipal de ensino, fortalecendo o compromisso com a diversidade linguística e com as diretrizes previstas no Art. 209 da Constituição Estadual do Rio Grande do Sul. A decisão destaca a importância do Espanhol para o contexto fronteiriço e para a formação cidadã dos estudantes

Segundo a Secretária Municipal de Educação de Bagé, Cáren Castêncio, a permanência do espanhol é uma decisão tomada e que reafirma o compromisso da SMED com o ensino de um idioma importante para a região de fronteira. Na reunião, a Secretária esclareceu que as discussões em pauta foram ocasionadas por mudanças curriculares demandadas por políticas educacionais mais amplas, mas que o município está empenhando esforços para encontrar uma alternativa que não comprometa a oferta da disciplina nem a qualidade da formação dos estudantes.
Para a universidade, a continuidade do Espanhol em Bagé representa não apenas a valorização de uma língua adicional relevante para o contexto sul-fronteiriço, mas também uma oportunidade de fortalecer a articulação entre pesquisa, ensino e extensão. “A parceria com a SMED gera impacto direto na formação dos nossos licenciandos e amplia a qualidade da educação linguística na rede municipal”, afirma a professora Clara Dornelles, chefe do Núcleo de Gestão de Idiomas da Diretoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (Daiinter).
A profa. Sara Mota, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Línguas (PPGEL) da Unipampa, destacou os projetos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos no mestrado profissional com foco nas possibilidades de manutenção curricular da língua espanhola em diferentes níveis de ensino. A partir desses projetos, o PPGEL reitera sua disponibilidade para contribuir com a formação de professores de línguas adicionais do município. Além disso, destacou iniciativas que vêm sendo realizadas por outros municípios fronteiriços, como Jaguarão, para a permanência do espanhol nas escolas de Ensino Fundamental.

O Diretor do Campus Bagé, professor Pedro Dorneles, destacou o empenho e o esforço da Equipe Diretiva no estabelecimento de diálogo com a SMED para a permanência da Língua Espanhola no Ensino Fundamental das escolas de Bagé. Finalizou agradecendo o acolhimento da Secretária Caren durante a reunião e ressaltou a abertura e a postura empática do Governo Municipal, evidenciando a disposição para uma colaboração mútua entre as instituições.
Com a reafirmação do Espanhol no currículo municipal e o fortalecimento da colaboração interinstitucional, Bagé dá mais um passo na consolidação de uma política linguística comprometida com o plurilinguismo, a integração regional e a formação inicial e continuada de professores.